Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Passado e futuro conversam na Milan Design Week 2018

Enquanto a Milan Design Week reúne o melhor do universo do design, ela também promove uma plataforma para novos talentos mostrarem os seus trabalhos em diferentes áreas.

Em nosso radar pelos eventos paralelos, detectamos cinco projetos que valem à pena prestar atenção, seja pelo seu ar inovador ou proposta que nos faz refletir sobre o futuro do design de interiores e a mistura do velho com o novo, tão relevante na feira ocorrida em abril deste ano.

  1. INSTALAÇÃO MISTURA FLORESTA COM CATEDRAL

Criada para durar uma semana no Palazzo Litta, a obra chamada Tempietto nel Bosco (Templo na Floresta) é uma instalação que foi desenvolvida pelo arquiteto Asif Khan com um surpreendente pátio de colunas vermelhas de madeira com redes no meio. O espaço usado para descansar também proporciona um contraste grande com a arquitetura do palazzo e um cenário perfeito para o Instagram.

Redes promovem contemplação e descanso em instalação que ocupou o Palazzo Litta, em Milão. Fonte: Dezzen
Redes promovem contemplação e descanso em instalação que ocupou o Palazzo Litta, na Milan Design Week. Fonte: Dezzen
  1. REFLEXOS FUTURISTAS SOBRE ARQUITETURA RENASCENTISTA

Uma collab entre o artista Phillip K Smith III e a marca de moda sueca COS resultou em uma instalação um palácio do século XVI, com uma parede de espelhos sobre placas de aço inoxidável - que refletiam o céu através do solo sob a ótica da arquitetura renascentista.

Collab entre Cos e Phillip K Smith nos convida a ver o céu a partir de arquitetura renascentista. Fonte: COS
Na Milan Design Week, Collab entre Cos e Phillip K Smith nos convida a ver o céu a partir de arquitetura renascentista. Fonte: COS
  1. CONSTELAÇÃO DE NUVENS

O designer Ini Archibong apresentou projeto de iluminação que consiste em vasos de vidro coloridos combinados de diferentes maneiras, formando o que o designer chama de "constelação de nuvens".

Vasos coloridos compõem iluminação lúdica e simpática. Fonte: Design Indaba
Vasos coloridos compõem iluminação lúdica e simpática. Fonte: Design Indaba
  1. CO-EXISTÊNCIA LIMITADA

O arquiteto japonês Sota Ichikawa apresentou uma instalação high-tech no pavilhão Lexus. Os visitantes ouviam um som que imitava o vento e os fazia entrar no espaço e, logo, eram surpreendidos por lasers brancos, projetando luz em 360 graus, imitando um céu de verdade. A instalação multisensorial estava dividida em uma série de espaços, nos quais uma única fonte de luz foi usada para iluminar diferentes objetos de uma só vez, de modo que nenhum deles estivesse na sombra.

Projeto de iluminação em 360 graus no pavilhão Lexus. Fonte: Coolhunting
Projeto de iluminação em 360 graus no pavilhão Lexus. Fonte: Coolhunting
  1. ANIMAIS EM EXTINÇÃO VIVEM NAS PAREDES

A marca de papéis de parede e revestimentos holandesa Moooi apresentou pela primeira vez no salão de Milão uma coleção com ilustração de animais em extinção. A coleção inclui um papel de parede (foto) que apresenta juntos em estampa corrida os dez animais selecionados, que aparecem também sozinhos em diferentes padronagens.

Estampa reúne 10 animais em extinção. Fonte: Dezeen
Estampa reúne 10 animais em extinção. Fonte: Dezeen

Acompanhe também a cobertura do Archtrends no evento principal da Semana do Design em Milão, o Salone del Mobile.

Sair da versão mobile