A primavera é a estação do ano mais esperada pelos europeus. Depois de longos meses de inverno, quando em muitas cidades o dia termina cedo e o frio é constante por quase metade do ano, poder aproveitar o sol e estar ao ar livre é o que todos querem. Com isso, os parques e jardins de muitas cidades do velho continente se tornam disputados entre moradores e turistas - seja para ler um livro ou para fazer um picnic com amigos, o que todos querem é curtir a natureza e o clima agradável!
Preparamos uma lista de lugares imperdíveis para curtir os dias de sol na Europa. Assim, além de sonhar com a primavera europeia, ficamos sabendo um pouco mais da história, arquitetura e paisagismo desses famosos parques e jardins.
El Retiro – Madri
Conhecido como o pulmão verde da capital espanhola, o parque ocupa 118 hectares da cidade. Suas origens remontam ao reinado de Felipe IV, quando o Conde Duque de Olivares decidiu criar jardins para seu rei, além do Palazzo del Buen Retiro. Em 1808, os jardins e o palácio foram quase completamente destruídos, pois os franceses de Napoleão usaram o Retiro como fortificação para sitiar Madri. Após a guerra, foi reconstruído e parcialmente aberto aos cidadãos. Finalmente, após a Revolução de 1868, o parque foi totalmente liberado ao público. Desde a sua reconstrução até agora, foram adicionados elementos que fizeram o Parque del Retiro como o conhecemos hoje – frequentado e admirado por turistas do mundo todo.
Jardim de Serralves – Porto
A Fundação de Serralves é uma instituição cultural de âmbito europeu criada em 1989, direcionada para a arte contemporânea e para o ambiente. Situado na cidade do Porto, o espaço é circundado de beleza e criatividade, enobrecendo a cultura Portuguesa. Aberto ao público em 1987 e com diversos trabalhos posteriores de recuperação e valorização, é considerado um verdadeiro oásis na grande cidade do Porto.
Jardim das rosas – Florença
Escondido entre as escadarias para a famosa Piazzale Michelangelo, este pequeno jardim, que acaba passando despercebido por muitos turistas, é encantador. Além de ter uma das vistas mais belas de Florença, é um lugar cheio de paz, perfeito para admirar a paisagem toscana, ler um livro ou ter um momento descontraído entre amigos. O nome diz tudo, repleto de rosas de diversos tipos que contrastam perfeitamente com os telhados das casas italianas e a cúpula do Duomo – parada obrigatória!
Vondelpark – Amsterdã
Localizado no centro da cidade, este esplêndido parque de 45 hectares de vegetação tornou-se um ponto turístico para os milhares de turistas que afluem às ruas da capital holandesa todos os anos. Uma mistura de beleza e harmonia, fazem do Vondelpark o local ideal para relaxar e apreciar as maravilhas da natureza. Projetado em 1864 pelo arquiteto L.D. Zocher, a pedido de uma associação fundada por cidadãos abastados, com o objetivo de criar uma área verde que servisse tanto como recreação para os trabalhadores que residiam nessa área, quanto como um parque onde se poderia passear a cavalo. Em 1877, atingiu o tamanho atual e, na década de 1950, foi oficialmente doado à cidade.
Champ de Mars – Paris
O famoso e vasto jardim público em Paris, localizado na margem esquerda do Rio Sena, bem em frente a Torre Eiffel, foi encomendado pelo rei Luís XV para fins militares. Durante a Revolução Francesa, foi usado como local de celebração e comemoração. Foi transformado em jardim apenas entre 1908 e 1920. Muito popular entre turistas e parisienses, que vêm para relaxar enquanto admiram a Torre Eiffel e o fim de tarde, o local é o spot perfeito para um bom picnic francês.
Hyde Park – Londres
Hyde Park é um dos maiores parques urbanos do mundo, com uma área de 142 hectares, abrangendo mais de 4.000 árvores, um grande lago, gramado e jardins de flores ornamentais - é fácil esquecer que você está no coração de Londres. O parque oferece natação, canoagem, ciclismo e patinação. Existem campos para jogos de tênis, pistas de equitação e um espetacular parque infantil para as crianças. O local também possui dois restaurantes à beira do lago, edifícios e monumentos fascinantes e é sede de eventos ao ar livre organizados ao longo do ano.
Gostaram de conhecer um pouco mais sobre os parques e jardins mais famosos e mais frequentados da Europa? Compartilhe com a gente!
Foto de destaque: Vondelpark em Amsterdã (Imagem: MabelAmber / Pixabay)