Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Para contemplar e degustar a contemporaneidade italiana

Sentir-se numa Itália contemporânea e aconchegante, agradável aos olhos e paladar. Assim é o bistrô e buffet Mino Osteria, em Balneário Camboriú (SC), que completa um ano de inauguração e confirma seu sucesso na gastronomia e também na arquitetura assinada por Vanessa Larré. O lugar com ares lúdicos, cheio de cores e iluminação moderna, com elementos que remetem à Itália, tem a magia de resgatar um sentimento mais familiar.

“Mino nasceu pronto”, define Vanessa, ao contar sobre o projeto que iniciou na metade de novembro de 2018 e foi concluído em fevereiro de 2019. Praticamente 3 meses para reformas e decoração dos espaços. “Foi um conceito da família Rossetto que tem mais de 30 anos de know how à frente do Max’s Ristorante. Mino, a nova osteria, é um nome carinhoso do tio do dono, que se chamava Maximino. Então essas memórias afetivas da família ajudaram muito na concepção da obra", afirma a arquiteta.

Conheça mais o trabalho de Vanessa Larré 

mino osteria
Arco Flamingo, com Casablanca Contreau, criado para degustação de vinhos, drinks e petiscos (Foto: Guto Campos)
mino osteria
Revestimento com tijolinhos da linha Color Market, versão Iceland, da Portobello (Foto: Guto Campos)

O projeto concebido a partir de um imponente bar central, surgiu para oferecer os mais variados drinques, releituras dos tradicionais petiscos italianos, e criar um conceito diferenciado na forma de servir. “À noite, o bar tem cores, iluminação baixa e luminotécnico que envolve todos os cantos do layout. E de dia ele torna-se um buffet executivo de alta qualidade”, explica Vanessa.

Todos os detalhes decorativos e os serviços realmente são atrações para quem chega ao local. A começar pelo Arco Di Vino, primeira winestation da cidade, com a possibilidade de experimentar diversos vinhos.  Ele está localizado na parte inferior da osteria, onde também  fica o bar central. O ambiente ainda possui os coloridos Arcos Flamingos inspirados nas adegas italianas, além de sinuosos limoeiros dentro das mesas. Realmente um cenário encantador para degustar e se entreter com a família e amigos.

mino osteria
Cores e elementos contemporâneos criaram uma atmosfera aconchegante na osteria (Foto: Guto Campos)
mino osteria
Limoeiros deram imponência e mais vida ao espaço  (Foto: Guto Campos)
mino osteria
O lavabo também ganha porcelanatos Portobello. Na parede, versão Aubergine, da linha Color Market (Foto: Guto Campos)

 “Os produtos da Portobello se encaixaram perfeitamente em todo esse conceito de deixar a família presente. Os materiais empregados parecem ser feitos à mão. Desde o piso, com o Pietra Lombarda que remete a um granilite, ao revestimento do bar curvo, com  delicados tijolinhos Brickstar. Dentro dos Arcos Flamingos as nuances de Casablanca são totalmente diferentes umas das outras, tornando o projeto exclusivo”, ressalta a arquiteta.

mino osteria
Os detalhes modernos dos Arcos Di Vino e Flamingo atraem os enófilos (Foto: Guto Campos)
mino osteria
Mais detalhes dos revestimentos nos arcos contemporâneos (Foto: Guto Campos)

Já no andar superior, um salão para quem prefere ficar mais reservado e também destinado para reuniões e eventos. O espaço possui quadros no teto com fotografias da história da família Rossetto, conferindo mais personalidade ao ambiente . “Quando sentamos pela primeira vez com Vanessa, deixamos ela à vontade para criar o Mino, pois já conhecíamos o seu trabalho. E ela acertou em cheio, trouxe uma Itália contemporânea misturada com as nossas histórias contadas no segundo andar. Aqui tem muito amor em cada cantinho, em cada detalhe”, divulga o proprietário Leonardo Rossetto, na rede social da osteria.

mino osteria
Teto decorado com quadros da família Rossetto (Foto: Guto Campos)

Para conhecer os sabores e apreciar sua arquitetura, Mino fica no Boulevard Passeio San Miguel, sala número 2, no Centro de Balneário Camboriú. E para continuar se inspirando, você pode conferir mais imagens de Mino, além de outros projetos de Vanessa Larré, em seu perfil, aqui no Archtrends!

Sair da versão mobile