05.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Paisagismo leva mais beleza e vida a projetos de interiores e áreas externas (Projeto: Amanda Andrade)

Paisagismo: o que é, técnicas e projetos de referência

 minutos de leitura
calendar-blank-line
05.01.2023
Estética, funcionalidade e sustentabilidade se unem nas técnicas de paisagismo, que podem ser aplicadas em praticamente qualquer ambiente.
minutos de leitura

O contato com a natureza tem grande importância em nossas vidas. Ele pode aumentar o bem-estar e até mesmo a produtividade. É por isso que precisamos falar sobre paisagismo.

Essa é uma área voltada para a criação de projetos que unem design e preservação do meio ambiente.

Dessa maneira, é possível ter espaços bonitos, funcionais, sustentáveis e capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Se você quer saber mais sobre esse tema, está no lugar certo! Acompanhe a leitura para descobrir tudo sobre paisagismo!

Qual é o conceito de paisagismo?

paisagismo com árvores floridas
Fotografia de arquitetura e interiores em Araçatuba SP Daniel Santo fotografo (Projeto: Bruno Brandini / Fotos Daniel Santo)

O conceito de paisagismo consiste em projetar, recompor ou recuperar diferentes espaços. A finalidade é que a organização da paisagem seja sustentável, bonita e funcional. Seja em espaços residenciais ou comerciais, públicos ou privados, internos ou externos.

Para isso, é necessário levar em consideração diversas áreas de conhecimento. Entre elas geografia, ecologia, sustentabilidade, botânica, cultura e arquitetura.

Afinal, um projeto de paisagismo precisa integrar as construções e as pessoas à natureza, causando o menor impacto possível ao meio ambiente.

Portanto, busca por uma estética que seja homogênea e equilibrada. É preciso considerar ainda a área construída, a circulação de pessoas, a vegetação nativa, além da presença de espaços livres.

Qual é a função do paisagismo?

O paisagismo pode tanto projetar novos espaços quanto trabalhar na reorganização de áreas com construções desordenadas.

Essa organização da paisagem tem o objetivo de levar funcionalidade e beleza a diferentes áreas. Aliás, muita gente acredita que o paisagismo só leva em consideração a estética. Ou ainda que as técnicas só englobam o cultivo de plantas.

No entanto, o paisagismo vai além. Visa o equilíbrio e a integração das áreas verdes com as construções, as cidades e as pessoas.

Nesse contexto, também fazem parte outros elementos como mobiliário, decoração, iluminação, revestimentos, entre outras possibilidades.

Vantagens do paisagismo

fonte e peixes no paisagismo
Melhor qualidade do ar e bem-estar estão entre benefícios do paisagismo (Projeto: Andra Callegari by Pass Arquitetura)

Há vários benefícios em investir em um projeto de paisagismo. Por si só, ele leva a natureza para perto das pessoas. Isso mesmo em grandes cidades, cheias de prédios cinza e sem vida.

As plantas são responsáveis por melhorar a qualidade do ar, aumentando a umidade. Como resultado, isso eleva o bem-estar.

Projetos de paisagismo ainda são capazes de proporcionar maior conforto térmico, melhorar a acústica de ambientes internos e proporcionar sombra em áreas externas.

Pode parecer improvável, mas usar plantas na decoração ainda pode melhorar a produtividade e a concentração, por exemplo.

Qual é a diferença entre paisagismo e jardinagem?

Basicamente, o paisagista visa integrar o homem com a natureza por meio de projetos que prezam pela estética e pela sustentabilidade.

É como um trabalho artístico, que requer um olhar apurado para que flores, folhas e árvores convivam em harmonia entre si, e também com o restante do ambiente.

Ou seja, o paisagismo tem relação com a arquitetura, com a criação artística e com o design.

Já o jardineiro aplica técnicas específicas para o plantio e para a manutenção das espécies que o paisagista escolheu.

Portanto, paisagismo e jardinagem devem andar lado a lado para garantir não só a beleza da composição, como também a saúde das plantas.

Afinal, é o jardineiro que fica responsável por implementar o projeto de paisagismo, além de cuidar da manutenção.

Entenda a relação entre paisagismo e arquitetura

projeto de paisagismo
Arquitetos podem atuar como paisagistas (Projeto: Portobello Shop Barra – Casa Shopping)

Como trata, basicamente, da organização da paisagem, essas três áreas de conhecimento estão interligadas: paisagismo, urbanismo e arquitetura.

Também por isso, durante o curso de formação em arquitetura, há disciplinas que abordam o paisagismo.

Portanto, esses profissionais estão habilitados para trabalhar com paisagismo. O mesmo acontece com quem se forma em outros cursos como design, por exemplo.

Burle Marx é uma das principais referências do paisagismo no Brasil

O paulista Roberto Burle Marx é um dos paisagistas brasileiros mais renomados. Ele passou grande parte da sua vida no Rio de Janeiro, onde está a maior parte de suas obras.

Apaixonado por plantas desde a infância, Burle Marx cresceu absorvendo cultura, frequentando teatros e concertos, por exemplo. Isso, claro, influenciou na sua vida profissional.

Afinal, os projetos de Burle Marx são verdadeiras obras de arte usando espécies nativas do Brasil. Para se aprimorar, o paisagista entrou para a Escola Nacional de Belas Artes.

Nesse período, teve contato com grandes nomes da arquitetura como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Hélio Uchôa e Milton Roberto.

Inclusive, foi Lúcio Costa que o convidou para o seu primeiro projeto de paisagismo: o jardim da família Schwartz.

Depois, projetou jardins municipais e praças em Recife. De volta ao Rio de Janeiro, foi o responsável pelos jardins do prédio do Ministério da Educação e Saúde.

Esse trabalho, inclusive, rendeu aclamação internacional a Burle Marx, que aos poucos se tornou cada vez mais conhecido no Brasil e no mundo.

Burle Marx se considerava, acima de tudo, um pintor. Essa característica aparece em seus projetos, que não levam só as plantas em consideração.

Também observa a relação das espécies com elas mesmas e delas com o meio ambiente, criando verdadeiras pinturas.

Principais técnicas de paisagismo

técnicas de paisagismo
Em vasos, diretamente no solo e até nas paredes! Há diferentes técnicas de paisagismo (Projeto: Fabiana Ferré / Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Há diversas técnicas de paisagismo que você precisa conhecer. Algumas podem ser aplicadas em ambientes externos. Outras são ideais para áreas internas.

O importante é identificar aquela que se adequa melhor ao projeto de arquitetura e decoração como um todo, garantindo a beleza dos ambientes.

Contudo, para começar, o primeiro passo é conhecer bem o local onde vai estar o projeto de paisagismo. Isso vale tanto para jardins quanto para plantas em vasos, por exemplo.

Portanto, verifique características da região, como a frequência de chuvas e tipo de solo. Além disso, fique de olho na incidência de luz natural, umidade e entenda qual o tipo de terra ideal para a espécie que quer plantar.

A partir dessas informações, você também pode entender qual é a espécie ideal para o projeto de paisagismo.

Afinal, o ideal é que as plantas estejam sempre bonitas e saudáveis, o que também depende de fatores externos para que elas não morram ou não tenham a aparência desejada.

Depois de fazer essa avaliação criteriosa, é a hora de entender qual a técnica de paisagismo ideal para o seu projeto. Conheça algumas opções nas linhas a seguir.

Jardim

jardim com técnicas de paisagismo
Entre as principais técnicas de paisagismo está o jardim (Projeto: Hilla Portela)

Um jardim nada mais é do que o plantio de diferentes espécies em um espaço, formando uma composição cheia de beleza e harmonia.

No jardim, as espécies ficam diretamente no solo. Folhas e plantas podem dar vida a qualquer cantinho, levando mais vida. Além disso, é possível plantar árvores frutíferas.

Plantio em vasos

Cultivar plantas em vasos é uma ótima opção. Além de servir tanto para projetos de paisagismo externo quanto interno, ainda é possível escolher diferentes tamanhos de vasos.

Isso permite plantar as mais variadas espécies, inclusive algumas maiores, que são como verdadeiras árvores dentro de casa. Desde frutíferas até aquelas que só têm folhagens e são mais fáceis de cuidar e manter.

Os vasos não variam só em tamanho. Também podem ter cores, texturas, formas e diversos materiais, ajudando na decoração dos ambientes.

Portanto, o ideal é escolher de acordo com o estilo de decoração do restante do ambiente. Vale destacar que uma das opções mais tradicionais é o vaso de cerâmica. Mas você também encontra em outros materiais, como madeira e até metal.

Outra vantagem de plantar em vasos é que você pode tanto manter só um quanto fazer uma composição de espécies.

Sem falar que você pode mudar de lugar sempre que quiser. Uma ótima opção de paisagismo para quem gosta de variar a decoração.

Jardim vertical

jardim vertical externo
Jardim vertical pode ser criado a partir de diferentes técnicas (Projeto: Casa Sua [arquitetura de interiores])

Outra técnica de paisagismo que pode ser aplicada em diferentes ambientes é o jardim vertical. Inclusive, é ótima para quem tem pouco espaço, já que pode ocupar uma parede esquecida, sem utilidade até então.

Além de servir como decoração, o jardim vertical ainda pode ter uma utilidade interessante. Em cozinhas, por exemplo, é possível plantar temperos, como uma pequena horta em casa.

Caminhos

Uma das formas de integrar as pessoas ao paisagismo é criando caminhos que permitam o contato com as plantas, sem que haja prejuízo às espécies.

O caminho em si pode ter diferentes materiais, de preferência naturais. Entre eles pedras, madeira ou areia, por exemplo.

Nas laterais, invista em técnicas de paisagismo como plantas em vasos ou jardins, que decoram o trajeto.

Contudo, fique de olho em alguns detalhes. Evite plantas com espinhos ou folhas pontiagudas nas laterais. Isso porque elas podem machucar as pessoas que estão passando.

Móveis e revestimentos

projeto de paisagismo
Além das plantas, móveis e revestimentos compõem área com projeto de paisagismo (Projeto: Andrea Eiras)

Além do cultivo das espécies em si, as técnicas de paisagismo englobam outros aspectos. Entre eles estão os móveis e os revestimentos que vão compor a área.

Em projetos externos ou de áreas de lazer, a inclusão de mesas e cadeiras pode tornar o espaço mais aconchegante.

Já em ambientes internos, vale pensar em peças que componham com as plantas, ao mesmo tempo em que complementam a decoração.

Quanto aos revestimentos, aqueles naturais ajudam a aumentar o bem-estar ao lado do projeto de paisagismo.

Contudo, em vez de usar madeira e pedra natural, você pode optar pela reprodução desses materiais em porcelanato.

Dessa forma, garante a durabilidade, a facilidade de limpeza, a versatilidade, além da sustentabilidade.

Iluminação

A iluminação também pode dar um toque todo especial ao projeto de paisagismo. Além da escolha do local em que ele vai ficar, aproveitando a luz natural, também dá para prever projetos de iluminação artificial.

Isso vale tanto para espaços internos quanto externos. Em ambos os casos, as luzes de LED tendem a ser mais indicadas. Isso porque são mais econômicas e não esquentam tanto. Assim, garantem a segurança do jardim.

Diferentes texturas

espécies de plantas para paisagismo
Plantas de diferentes aspectos podem compor um mesmo projeto de paisagismo (Projeto: Idea Arquitetura / Foto: Grasi Mohr)

A mistura de cores e texturas pode ser um dos componentes principais do projeto de paisagismo. Contudo, caso queira manter apenas o verde, ou incluir só mais uma cor, uma maneira de levar personalidade é variar as texturas.

Isso vale não só para as folhagens e flores. Mas também para vasos, móveis, além de tecidos e outros materiais que compõem o espaço.

Por exemplo, em uma decoração rústica, as folhas mais grossas combinam com bancos de madeira. Já aqueles ambientes modernos ficam bem com móveis em metal e flores coloridas.

Tendências de paisagismo

Algumas técnicas de paisagismo são verdadeiras tendências. Vistas em diferentes projetos, elas aparecem em diversas partes do mundo. E você conhece melhor na sequência!

Árvores frutíferas

árvores frutíferas em caso
Diferentes árvores, como as frutíferas, podem ser plantadas em vasos (Projeto: Vanessa Larré / Foto: Guto Campos)

Projetos de paisagismo contemporâneo vêm trazendo árvores frutíferas como forma de criar um cenário ainda mais aconchegante.

Elas são capazes até mesmo de trazer memórias nostálgicas e afetivas, como a de um quintal da casa da avó, ou momentos da infância.

Além disso, criam um espaço interativo e ainda podem fornecer alimento para os moradores. Principalmente para aqueles que gostam de cozinhar e receber.

Entre as árvores frutíferas mais presentes em projetos de paisagismo estão os pés de manga, acerola e jabuticaba.

Inclusive, essas duas últimas podem ser plantadas em vasos grandes. Assim, é possível ter até dentro de casa ou em uma varanda de apartamento.

Outras árvores de pequeno e médio porte que podem ser cultivadas em vasos são os pés de pitanga, limão, romã, laranja kinkan, mirtilo e mexerica.

Agora, quando plantadas no solo, elas têm ainda a vantagem de ajudar na condução da água, ajudando o projeto de paisagismo como um todo.

Porém, de maneira geral, as árvores frutíferas podem ser ótimas opções para o sombreamento, conforto térmico e para formar uma barreira contra o vento.

Contudo, entre os principais benefícios das árvores frutíferas está o fato delas atraírem a fauna, sobretudo os pássaros.

Plantscaping

plantscaping com vasos
Paisagismo residencial tem opções para ambientes fechados (Projeto: Renata Faria Scherer / Foto: Lari Cohen @studiocreatefotografia)

A técnica de plantscaping, ou paisagismo residencial, foi criada para levar a natureza para ambientes fechados.

Assim, é possível não só ter um ambiente mais agradável, como também favorecer a umidade, a melhor qualidade do ar e a acústica.

Além de proporcionar esse contato mais próximo com a flora, também engloba dicas de cultivo, arte, design e psicologia ambiental.

Portanto, o plantscaping não é só a inclusão de vasos na decoração. Mas o planejamento do paisagismo nos interiores, aprimorando os espaços e gerando mais conforto.

Durante o processo de plantscaping, três etapas são desenvolvidas, conforme você confere abaixo.

  1. Design: consiste em observar o ambiente para entender quais são as cores, texturas, ângulos e onde está a entrada de luz natural, por exemplo.
  2. Seleção: é a escolha não só das espécies, como também de vasos, móveis e outros elementos que vão compor o paisagismo.
  3. Instalação: última etapa do plantscaping, pode ser também a mais demorada, já que requer cuidados para que as espécies estejam no local certo.

Jardim vertical

jardim vertical na sala
Versátil, paisagismo também se aplica a projetos de interiores (Projeto: Oficina de Morar)

Tendência, o jardim vertical aparece por aqui novamente. A técnica consiste em revestir uma parede inteira, ou parte dela, com plantas.

Conhecida também como parede verde, ela é uma ótima opção para quem vive em grandes cidades, longe da vegetação, mas quer ter a natureza sempre por perto.

Inclusive, é uma das técnicas de paisagismo entre as mais versáteis. Pode aparecer em escritórios, na fachada de uma casa e até em banheiros. Entre outras possibilidades.

Isso porque há várias técnicas que possibilitam ter um jardim vertical. Entre elas:

  • Jardim preservado: com folhas naturais que passam por um processo de desidratação, conservação e tingimento.
  • Musgo Moss: outro tipo de jardim preservado, mas com plantas em formato redondo multidimensional.
  • Jardim artificial: feito com plantas artificiais, apesar de serem bem parecidas com as naturais.
  • Jardim natural: feito a partir de plantas naturais, também é conhecido como parede verde.

Entre as principais vantagens do jardim vertical, estão não só a versatilidade como também o conforto térmico e a melhoria na qualidade do ar.

Afinal, essa é uma técnica que requer poucos cuidados. Sem falar que, quando aplicada em muros, ajuda a proteger a superfície da ação do clima, como sol e chuva.

Dessa maneira, o jardim vertical consegue levar mais vida, conforto e bem-estar aos ambientes de um jeito prático.

Contudo, o ideal é contar sempre com a ajuda de um profissional especializado para fazer a manutenção desse projeto de paisagismo.

Jardim preservado

paisagismo com jardim preservado
Árvores também podem receber tratamento para compor jardim preservado (Projeto: Karen Mazzo)

Já o jardim preservado é uma das opções de paisagismo que une as melhores características das folhas naturais e artificiais.

Isso porque ele é formado por meio de um processo de conservação de plantas naturais. Portanto, sua aparência permanece íntegra, com a mesma cor, textura e forma.

Assim, é possível criar jardins, paredes verdes, painéis ou mesmo compor uma decoração com vasos.

Inclusive, dá para usar diferentes espécies, o que permite escolher aquela que mais combina com a decoração. No entanto, entre as mais comuns estão avenca, buxinho, palmeira-fênix ou areca, cica, e ainda podocarpus.

Durante o processo de criação do jardim preservado, as folhas são desidratadas, conservadas e tingidas.

Contudo, vale destacar que o jardim preservado precisa ficar em ambientes fechados. Afinal, não é resistente à chuva e à luz solar.

Esse é um dos fatores que faz com que essa técnica de paisagismo seja sucesso em espaços comerciais, como escritórios.

Além da aparência natural, outra vantagem do jardim preservado é que não atrai insetos, não precisa de iluminação ou irrigação.

Vale mencionar ainda que essa técnica de paisagismo tem fácil manutenção. Porém, o ideal é que ela seja feita uma vez ao ano por um profissional. Nesse meio tempo, basta tirar a poeira usando um espanador.

3 projetos de paisagismo para você conhecer

Sempre que aprendemos sobre um novo conceito, é interessante conferir exemplos de aplicação. Eles podem inspirar e agregar ainda mais conhecimento sobre o tema.

Pensando nisso, listamos 3 projetos de paisagismo que você confere nas linhas abaixo.

1. Conexão entre ambientes interno e externo

paisagismo em projeto integrado
Ambientes integrados são ótimos para receber e relaxar (Projeto: Morada 31.12 Arquitetura e Interiores / Foto: Edgard Cesar)

Da Morada 31.12 Arquitetura e Interiores, a Morada Carioca busca formar um refúgio para os visitantes. Para isso, cria uma ampla conexão com o entorno do projeto. O resultado é a sensação de tranquilidade.

Um dos exemplos é a escolha do mesmo porcelanato para os ambientes, dando a ideia de continuidade.

Para ampliar a área externa, um pergolado metálico suspenso foi preso na fachada por cabos de aço.

Já para contemplar o paisagismo, o deck suspenso iluminado traz espreguiçadeiras. Do lado oposto, um banco e uma jardineira com 5 metros de cactos incrementam o projeto.

2. Visão privilegiada para o paisagismo

projeto de paisagismo exterior
Construções cheias de vidro valorizam o paisagismo exterior (Projeto: Claudia Mendonça / Foto: Priscilla Paggiaro)

Já o projeto de Claudia Mendonça traz piscina e sauna pensadas para transformar a área de lazer e poderem ser usadas o ano todo.

Para isso, a arquiteta projetou uma sauna que engloba a continuidade da piscina em uma área coberta.

Com fechamento em vidro, o espaço permite a visão do paisagismo pensado para o entorno da piscina. O mesmo acontece com a academia, que fica no segundo pavimento.

3. Ao ar livre e com inspiração na natureza

jardim externo com paisagismo
Projeto ao ar livre se integra ao paisagismo (Projeto: Francisco Oliveira / Foto: Jomar Bragança)

No ambiente de estar cenográfico, um espaço de bar e restaurante permite não só a integração entre pessoas, como também com a paisagem.

Sertões, de Francisco Oliveira, traz a essência dessa região de Minas Gerais. Por isso a presença de itens em terracota, além de formas, texturas e outros elementos que remetem a uma arquitetura vernacular, modelada no barro.

Depois de conferir tudo sobre paisagismo, que tal continuar no Archtrends para se aprofundar em outro assunto bastante relevante? Descubra tudo sobre decoração, a ciência de organizar e embelezar os ambientes!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Paisagismo: o que é, técnicas e projetos de...

Paisagismo: o que é, técnicas e projetos de referência

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gratidão pelas informações!
    Sabe me recomendar um curso de paisagismo? Amo muito tudo isso e quero me especializar na área.

  2. O design biofílico é algo que nos traz um bem danado, e as plantas são a forma mais simples de adotar o estilo. Tenho visto umas ideias de como inserir o verde na decoração nessa plataforma, o planner5d, e há umas ideias incríveis por lá. Mas nada como fotos reais pra inspirar. Obrigado pelas dicas.

  3. Muito explicito, concreto e de grande profissionalismo!! Muito obrigados a todos e continuem a fazer-nos sonhar, porque a vida é isto….

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies