Pai e filho, os arquitetos Gustavo e João Almeida são parceiros de trabalho
Família e negócios nem sempre combinam. Não é o caso de Gustavo e João Almeida. Pai e filho, os arquitetos trabalham juntos desde 2004, em total harmonia. Comandam escritório em Teresina, Piauí, e participaram do Coletivo Criativo Portobello 2018.
Para João, foi natural seguir a profissão do pai. “Sem dúvidas ele foi a minha principal inspiração. Eu cresci vendo meu pai ser feliz com a profissão, trabalhando com amor. Isso contagia. Desde criança, mesmo sem ter a real noção da profissão, já queria para mim”, relembra.
Para Gustavo, a transformação do filho em arquiteto é motivo de orgulho. “Admiro muito a competência do João, ele tem sempre as melhores ideias. Além do carisma, toda pessoa que se aproxima dele se apaixona. Todas as vezes em que ele ocupa o controle da empresa se sai melhor do que eu”, afirma.
Ambos garantem que o trabalho em conjunto ocorre com tranquilidade, sem conflitos. “A sintonia e o respeito ultrapassam a relação profissional”, diz João. A única dificuldade é mostrar ao mercado a identidade dissociada dos arquitetos. “É importante para garantir a perpetuidade do negócio” completa o filho.
Gustavo Almeida é formado em engenharia civil pela UFRJ em 1978 e em arquitetura pela FAU Silva e Souza em 1981, ambas no Rio de Janeiro. Começou a trabalhar em Teresina em 1982, participando ativamente do processo de verticalização da cidade.
João Almeida seguiu os mesmos passos do pai e trabalhou como arquiteto no Rio de Janeiro, antes de voltar a Teresina e entrar para o time de frente do escritório. Os projetos residenciais são de arquitetura contemporânea, muitas vezes com cores vibrantes, características da região Norte, na decoração.
Homenagem de João para o Dia dos Pais
“Meu pai é muito determinado em tudo o que faz. Isso garante a ele uma vantagem pessoal e profissional. Outras características muito importantes são a honestidade e o senso de justiça. Eu sinto orgulho dele todos os dias. Mas um momento especial foi no aniversário de 35 anos do escritório. Houve uma festa e vários clientes fizeram depoimentos. Sempre que alguém fala do profissionalismo dele sinto orgulho. Nesse Dia dos Pais, gostaria de desejar muita saúde para viver plenamente toda a felicidade que ele merece! Que ele continue rico em amor e felicidade, sendo íntegro e bem sucedido em tudo que faz. E desejo de coração muitos projetos e sonhos realizados, dele e de nossos clientes!”