Um antigo escritório de triagem do Royal Mail, próximo à Oxford Street, em Londres, foi transformado em um empreendimento de uso misto de alta qualidade com um novo jardim acessível ao público.
Projetado como um escritório de triagem em 1951, o local era anteriormente inacessível ao público. Atualmente, dois blocos em forma de L, de seis a nove andares, cercam um jardim interno, em um projeto assinado pela Make Architects.
O jardim dá uma sensação de descoberta e oferece um oásis longe da agitação da Oxford Street.
Os percursos pelo esquema variam, alguns são largos e abertos ao céu, entrando por portões de bronze patinado desenhados por Robert Orchardson e serpenteando pelo jardim.
Enquanto outros são cobertos e menos óbvios, com passagens de cerâmica vitrificada verde jade que evocam o precedente de a Passagem de Newman do século XVIII.
Aqui, os detalhes e acabamentos em esmalte crepitante encapsulam o alto nível de detalhe e acabamento do projeto.
As proporções dessas passagens também variam, uma é mais estreita com uma ponte de vidro que liga os elementos residenciais ao norte e a oeste do terreno, enquanto a outra é mais larga.
Os arcos cerâmicos são pontuados por janelas que permitem vislumbrar as unidades de varejo localizadas logo atrás.
O edifício e as rotas foram deliberadamente projetados como plano de fundo para o jardim, com tijolos de cerâmica vitrificada refletindo as cores de cada estação.
O jardim de 1.800 metros quadrados complementa a arquitetura com uma série de espaços que incluem uma rica paleta de plantio, recursos hídricos e assentos públicos.
Um gramado central é emoldurado por árvores semimaduras, arbustos e plantações. O gramado se eleva suavemente em direção a um banco de madeira curvo tátil que divide o gramado da plantação, sua cor escura contrasta com a plantação e a pedra ao seu redor.
Os edifícios atingem nove andares ao lado norte e descem para se encaixar na arquitetura eclética do bairro Fitzrovian, formado por grandes apartamentos dos séculos XVIII e XIX, que misturam os estilos vitoriano, georgiano e eduardiano.
Tijolo, cerâmica e metais especializados formam a paleta de materiais, aproveitando os ricos detalhes da área.
O projeto é em grande parte monocromático, promovendo linhas suaves e limpas e permitindo que o jardim e as passagens verde jade sejam a principal característica do projeto.
Os elementos voltados para a rua possuem um tijolo de face argilosa de tom semelhante, mas sem o acabamento esmaltado dos tijolos de face interna.
As proporções dos tijolos são mais longas que a média, com juntas horizontais de argamassa recuadas, enquanto a junta vertical é nivelada para enfatizar a forte sensação de horizontalidade nos materiais.
Os pisos superiores recuam da linha da rua e são revestidos em alumínio de bronze escuro para fornecer uma distinção material que divide e conecta os diferentes usos.
Os materiais e suas proporções foram selecionados para expressar os usos do edifício.
A escala do elemento comercial – totalmente alugado para o Facebook para sua sede no Reino Unido – é muito maior, com grandes janelas lineares e painéis de aço inoxidável.
Em contraste, o elemento residencial tem vidros de tamanho mais adequado e é muito mais tátil e lúdico.
São 160 apartamentos no total, com 50 tipos diferentes, para minimizar a repetição e adicionar uma sensação de singularidade. Os apartamentos têm o seu próprio espaço exterior, seja em forma de varanda ou terraço.
Graham Longman, arquiteto da obra, declarou que este projeto é indicativo de uma Londres que está mudando – adaptando-se às pessoas.
Combinando e expressando com sucesso uma série de usos e valor agregado – não apenas para os usuários finais, mas também para o público em geral, por meio da entrega de um novo espaço acessível em seu coração.
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