Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Os detalhes mais impressionantes da nova loja da Paula Raia em São Paulo

Assinado por Isay Weinfeld, o espaço de Paula Raia em São Paulo tem 350m², nos quais o famoso arquiteto conseguiu traduzir a essência da marca no retail design.

Com fortes características brasileiras, a marca Paula Raia mescla design contemporâneo com trabalho artesanal. Busca exaltar texturas, materiais e modelagens perfeitas. Sua intensidade está na expressão da brasilidade e da feminilidade por meio dos seus vestidos.

Detalhes das texturas do vestido da marca (Foto: Lu Prezia)

A marca vem ganhando as passarelas do São Paulo Fashion Week e está presente em diversos e-commerces brasileiros de luxo. Com isso, ganhou a cena e os looks de várias fashionistas.

Sua última parceria foi com a grande marca fast fashion Riachuelo, com quem assinou uma coleção-cápsula que traz peças mais acessíveis. E, finalmente, conta com a sua primeira loja física na capital paulista.

A estilista, que já tem sua própria casa assinada pelo renomado arquiteto, ganhou sua "segunda casa" projetada por ele.

Isay tem características modernas com essência brasileira. Quem conhece seus projetos identifica claramente a forte cultura do nosso país traduzida em espaços contemporâneos.

Materiais brutos compõem o ambiente (Foto: Lu Prezia)

É exatamente nessa brasilidade que o arquiteto consegue, como ninguém, interpretar o conceito de Paula Raia na moda e passá-lo para a arquitetura.

Isay também buscou o design da sua obra em diferentes texturas, materiais e silhuetas. Aplicou formas orgânicas e usou elementos naturais, como pedra bruta, para compor o ambiente. Empregou também o linho — muito presente nos vestidos da estilista — na fachada principal da loja.

Araras curvas feitas de latão polido são os elementos principais da loja. Grandes painéis de vidro e aberturas zenitais trazem mais iluminação natural e integram o exterior com o interior, acentuando esse conceito "natural" que a marca carrega.

Além de loja, o novo espaço da marca também é ateliê, escritório e oficina de costura. O segundo andar é destinado às clientes que sonham em ter um vestido sob medida desenhado pela estilista.

O jardim externo é tratado como extensão da casa, com ampla área verde e caminhos cobertos curvados (lembrando um pouco o estilo do arquiteto Oscar Niemeyer).

Detalhes dos materiais no interior e o jardim externo (Foto: Lu Prezia)

Todos os ambientes são amplos, iluminados e ao mesmo tempo aconchegantes — um dos dons de Isay Weinfeld ao projetar.

Isay Weinfeld e Paula Raia formam uma parceria perfeita, exaltando a cultura brasileira no design e na arquitetura. A nova loja da marca traduz essa experiência, desde a fachada até os detalhes da costura.

Espaço do ateliê (Foto: Lu Prezia)

A loja, que concentra toda a força criativa da marca, está localizada na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 674, no Jardim América, em São Paulo. Se você gosta de moda e arquitetura, vale a pena conferir!

Conhece algum outro exemplo de arquitetura comercial que combina com as características da marca? Deixe seu comentário!

Sair da versão mobile