Realizada entre os dias 1 e 18 de dezembro de 2017, a CASACOR estreou em solo americano ocupando três penthouses de uma das torres residenciais do empreendimento Brickell City Centre, em Miami, com 20 ambientes e seis intervenções artísticas.
Entre os participantes brasileiros, o arquiteto e designer Léo Shehtman, que há 30 anos participa da CASACOR SP, apresentou ao público a suíte Urbanitas Master Bedroom, um projeto que define um novo padrão para o estilo masculino, com a funcionalidade e o acolhimento necessários para uma vida contemporânea.
Mestre nos detalhes, Léo combina estilos usando peças de design com muita personalidade, que trazem uma atmosfera dramática para seus espaços, marcados pela atemporalidade e com uma aura masculina, sem excesso de cores.
Para compor seu ambiente de 60m² na CASACOR Miami, Shehtman priorizou elementos essenciais, linhas limpas e cores sóbrias em móveis, objetos e revestimentos, apostando na integração de diferentes estilos de decoração de maneira funcional e esteticamente equilibrada.
O resultado é um espaço tingido com uma paleta dramática de preto e tons de cinza, uma das marcas registradas do arquiteto, que trazem vigor e refinamento ao ambiente.
Detalhes cuidadosamente elaborados completam a composição, como o papel de parede desenhado pelo próprio Léo, o tapete de fundo branco com curvas assimétricas e o revestimento que personaliza as paredes – o Tiffany Mineral Grafite 26x30cm da linha Forma da Portobello, uma linha que busca nos traços da natureza sua inspiração e usa tecnologia de corte com jato d’água para dar ao porcelanato formas orgânicas e cheias de movimento.
Inspirado para experimentar o estilo contemporâneo e o impacto profundo dessa paleta de cores em sua casa? Léo Shehtman indica o caminho.
ARCHTRENDS: Qual o conceito por trás do projeto?
LÉO SHEHTMAN: O projeto foi inspirado nos contrastes e nos tons urbanos, cheios e vazios, cinzas e brancos. É um ambiente que representa plenamente o viver contemporâneo, composto por diversos estilos de decoração solúveis, contrastantes, mas que são complementares ao mesmo tempo. Quando trabalhados de forma equilibrada e harmônica os estilos de decoração deixam de simbolizar uma determinada fase ou época arquitetônica, passando então a concretizar um produto final que apresenta uma composição artística única e funcional.
ARCHTRENDS: Para quem o ambiente foi pensado?
LÉO SHEHTMAN: Para um casal bem-sucedido, que tem por volta de 40 anos e quer curtir o ambiente ao voltar pra casa de um dia cheio de trabalho.
ARCHTRENDS: O que não pode faltar em um espaço contemporâneo?
LÉO SHEHTMAN: Elementos e peças que conversem entre si e que valorizem uns aos outros, como uma marcenaria bem desenhada e executada, enaltecida por uma luminária, por exemplo.
Foto de Léo Shehtman por Glauber Bassi.