28.07.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Archtrends Summit 2023 é o primeiro com ingressos à venda (Foto: Divulgação/Archtrends Summit)

O que está dentro importa: Archtrends Summit 2023 faz um convite à autenticidade

calendar-blank-line
28.07.2023
Saiba tudo o que vai rolar no Archtrends Summit 2023, confira os palestrantes e fique por dentro do tema O que está dentro importa
minutos de leitura

O Archtrends Summit 2023 já tem data marcada e tema definido. Este ano, o evento será em torno do mote O que está dentro importa e acontece no dia 5 de setembro no Teatro Santander, em São Paulo.

Durante todo o dia, será possível entender os bastidores que revelam a alma do projeto. Afinal, eles têm potencial para acolher atitudes e intenções, indo muito além do que se vê e entregando a essência, a autenticidade.

teatro santander, fachada iliminada vermelha
Teatro Santander, um dos maiores e mais bem equipados teatros da América Latina, será palco do Archtrends Summit 2023 (Foto: divulgação)

Além da temática que se renova a cada ano, outra novidade do Archtrends Summit 2023 é a venda de ingressos, que acontece pela primeira vez. Ou seja, profissionais de arquitetura e design, estudantes e parceiros poderão participar do evento.

Quer participar do Archtrends Summit e descobrir por que O que está dentro importa? Acompanhe a leitura para entender tudo e saber como adquirir seu ingresso!

O que é o Archtrends Summit

Archtrends Summit
Archtrends Summit é evento idealizado pela Portobello (Foto: Guto Campos)

O Archtrends Summit é um fórum de criatividade organizado pela Portobello e voltado a profissionais de arquitetura e design.

Em sua 7ª edição, visa provocar reflexões e estimular a troca, para que o futuro seja pensado de forma coletiva.

Para compartilhar conhecimento e inspiração, recebe grandes nomes do mercado brasileiro e internacional.

Sem falar que o Archtrends Summit é uma ótima oportunidade para fazer networking. Afinal, reúne profissionais do Brasil todo, além de criadores de conteúdo e personalidades ligadas à área.

Desde 2018, o evento era restrito a convidados. Participavam presencialmente arquitetos e designers de interiores, parceiros das lojas Portobello Shop. Contudo, era possível acompanhar o conteúdo online.

Em 2023, a dinâmica vai ser diferente. Afinal, qualquer pessoa poderá comprar ingresso para participar do evento, que tem como tema O que está dentro importa, como veremos na sequência.

Leia também:

O que está dentro importa: entenda a temática

Archtrends Summit
A cada ano, Archtrends Summit elege um tema diferente para a discussão com grandes nomes (Foto: Guto Campos)

Com a temática O que está dentro importa, o Archtrends Summit 2023 chama a atenção para o que está dentro das pessoas.

Afinal, essa é uma das macrotendências mapeadas pela Portobello em seu Trendbook publicado em 2023. Em Inside Out, o olhar para o interior permite transparecer a essência.

E isso se reflete no mundo do design e da arquitetura de diferentes maneiras, como é o caso da tendência da transparência na decoração.

Mas não para por aí. Envolve também o transparecer da essência para chegar a projetos autênticos e personalizados. Assim, é possível se redescobrir, encontrando expressões que te representem.

Ao criar um ambiente único, com elementos de identidade, a história de cada um, da casa, da cidade, passa a ser construída.

Nesse processo, individualidade e comunidade dialogam e passam a definir o que é particular e o que é comum. Então, os espaços que antes foram sonhados, agora são compartilhados e vividos, fazendo parte de uma biografia.

Além de criar ambientes únicos, a temática O que está dentro importa também se encaixa na discussão sobre a transparência de processos e empresas. E eles vêm sendo cada vez mais cobrados pelos consumidores.

A Portobello, por exemplo, abre sua fábrica e seu centro de distribuição para visitação. Dessa forma, o público pode entender melhor como os revestimentos são fabricados. Além de quais processos voltados para sustentabilidade a marca aplica.

Quem vai falar sobre O que está dentro importa?

A edição de 2023 do Archtrends Summit está recheada de grandes nomes, que vão abordar o tema O que está dentro importa de diferentes pontos de vista.

Vale mencionar que o evento tem a curadoria da POLI.DESIGN, fundada pelo Politecnico di Milano. Ela opera no campo do design e organiza programas de treinamento para estudantes, profissionais e empresas com foco em inovação.

Nas linhas a seguir, confira quem vai dar voz ao tema O que está dentro importa no Archtrends Summit 2023:

Ailton Krenak

Ativista indígena Ailton Krenak
Ativista indígena Ailton Krenak é atração no Archtrends Summit 2023 (Foto: cortesia Krenak)

Líder indígena, escritor e ambientalista brasileiro. É conhecido por seu ativismo em defesa dos direitos dos povos indígenas e do meio ambiente.

Krenak tem sido uma voz importante na luta pela preservação da cultura indígena e pela proteção das terras indígenas contra a exploração predatória.

André Carvalhal

André Carvalhal
André Carvalhal é especialista em design para sustentabilidade (Foto: Chico Cerchiaro)

Especialista em design e sustentabilidade, é reconhecido por seu trabalho na promoção de uma moda mais consciente e responsável. 

Carvalhal também é autor e palestrante, compartilhando seu conhecimento sobre sustentabilidade e estilo de vida consciente.

São de sua autoria os best-sellers “Como salvar o futuro” e “Moda com propósito” e o livro finalista do prêmio Jabuti 2019: “Viva o fim: almanaque de um novo mundo”. Além disso, é membro de conselho ou consultor de projetos e ações das marcas Diageo, Do Bem, Disney e Unilever. 

É colunista do Archtrends e vai participar do Archtrends Summit pela primeira vez, mediando uma mesa com Ailton Krenak, em uma conversa sobre futuro e sustentabilidade.

Edu Lyra

Eduardo Lyra
Convidado no Archtrends Summit 2023, Eduardo Lyra é fundador da Gerando Falcões (Foto: Flavio Sampaio)

Empreendedor social e escritor brasileiro, é fundador da ONG Gerando Falcões. A organização tem como objetivo transformar a realidade de comunidades carentes por meio da educação, cultura e esporte.

Edu Lyra cresceu em um barraco, em uma favela de Guarulhos, São Paulo. Apesar de crescer visitando o pai no presídio, teve a mãe que incentivava a fazer diferente.

Foi então que escreveu o livro Jovens Falcões e vendeu de porta em porta ao lado de um time de jovens. Com o dinheiro, fundou a ONG, que hoje desenvolve um trabalho que transforma as comunidades de forma sistêmica.

Edu se encantou pelo tema O que está dentro importa, pois, quando criança, sempre ouvia de sua mãe: “Não importa da onde você vem, mas para onde você vai”.

Gab de Matos

Gabriela de Matos
Gabriela de Matos esteve também no Archtrends Summit 2022 (Foto: Levi Fanan)

Arquiteta e urbanista brasileira, ela se destaca por sua abordagem sustentável e socialmente consciente no campo da arquitetura.

Além disso, Gabriela de Matos é fundadora do projeto Arquitetas Negras, que mapeia a produção dessas profissionais brasileiras. Ela ainda pesquisa arquitetura afro-brasileira, suas origens e desdobramentos na contemporaneidade.

Foi premiada como Arquiteta do Ano 2020 pelo IAB RJ. Também ganhou o Leão de Ouro pelo projeto do Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza de arquitetura (2023), sendo a primeira vez que o Brasil recebe este prêmio. É sobre essa experiência que Gab falará no Summit, ao lado do co-curador do pavilhão, Paulo Tavares.

Isay Weinfeld

Isay Weinfeld é arquiteto brasileiro
Isay Weinfeld é arquiteto brasileiro com estilo característico que preza pelo minimalismo (Foto: Bob Wolfenson)

Arquiteto e designer brasileiro, é conhecido por sua abordagem moderna e minimalista. Seu estilo característico combina formas simples e limpas com materiais naturais, resultando em projetos sofisticados e atemporais.

Isay Weinfeld é reconhecido internacionalmente e já realizou projetos em diversas partes do mundo.

Matteo Ingaramo

Matteo Oreste Ingaramo
Archtrends Summit tem convidado internacional, diretamente do Politécnico de Milão
(Foto: Cortesia Matteo Oreste Ingaramo)

Arquiteto italiano, tem abordagem inovadora e criativa no campo da arquitetura. Seus projetos exploram novas formas, materiais e tecnologias, criando espaços arquitetônicos únicos e surpreendentes.

Ingaramo busca constantemente desafiar as convenções e criar experiências arquitetônicas memoráveis. Como representante da POLI.DESIGN, instituição do Politécnico de Milão, Matteo colaborou na curadoria do Summit e também, claro, estará no palco.

Cino Zucchi

Cino Zucchi
Cino Zucchi é professor titular de arquitetura e design urbano da Politecnico di Milano

A convite da POLI.DESIGN, o arquiteto italiano Cino Zucchi também fará uma palestra no Archtrends Summit. Zucchi atualmente é professor titular de arquitetura e design urbano e membro do programa de doutorado da Politecnico di Milano. 

Também é autor dos livros e seus ensaios e escritos sobre desenho urbano, história e teoria da arquitetura foram publicados em várias revistas internacionais. 

Participou da organização e design de exposições na Triennale di Milano e seu trabalho foi exibido em várias edições da Bienal de Arquitetura de Veneza, onde a instalação “Copycat. Empathy and Envy as Form-makers” foi distinguido com uma menção honrosa pelo Júri (2012).

Patricia Anastassiadis

Também arquiteta e designer de interiores brasileira, é conhecida por seu trabalho em projetos de hotéis de luxo, resorts e residências de alto padrão.

Anastassiadis combina sofisticação, elegância e conforto em seus projetos, criando ambientes que refletem a identidade e os desejos de seus clientes.

Paulo Tavares

arquiteto Paulo Tavare
Arquiteto Paulo Tavares participa do Archtrends Summit junto à arquiteta Gabriela de Matos (Foto: Diego Bresani)

Arquiteto e pesquisador brasileiro, explora as relações entre arquitetura, política e meio ambiente. Seu trabalho envolve investigações críticas sobre o espaço urbano, a desigualdade social e as questões ambientais. Sempre buscando promover mudanças positivas através do design e do planejamento urbano.

Cocurador do Pavilhão Brasileiro da Bienal de Veneza de 2023 com Gab de Matos, Paulo participará de um bate-papo sobre a premiada experiência.

Gabriela de Matos e Paulo Tavares
Ao lado de Gabriela de Matos, Paulo Tavares foi curador do Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza 2023 (Foto: Biennale/Divulgação)

Pedro Andrade

Pedro Andrade no Archtrends Summit
Pedro Andrade conduziu Archtrends Summit 2021, que foi 100% online (Foto: Divulgação/Archtrends Summit)

Jornalista e apresentador brasileiro, Pedro Andrade é também colunista no Archtrends. Ele ganhou destaque por seu trabalho em programas de televisão, em que explorava diferentes culturas e sociedades ao redor do mundo.

Pedro é conhecido por sua curiosidade intelectual e sua habilidade em contar histórias envolventes, proporcionando uma perspectiva única sobre os lugares que visita. Tem estilo descontraído e carismático, que cativa as pessoas.

Pedro será o grande apresentador do Archtrends Summit 2023, além de mediar algumas das mesas.

Tom Dixon

Tom DIxon
O designer Tom Dixon é mais uma atração internacional do evento (Foto: Peer Lindgreen)

Renomado designer britânico, é conhecido por suas criações inovadoras e contemporâneas no campo do design de produtos, mobiliário e iluminação. Suas peças combinam funcionalidade com estética arrojada, muitas vezes explorando materiais e técnicas não convencionais.

Dixon é considerado uma figura influente no design mundial. É premiado e exibe em várias exposições ao redor do globo, como no Salão do Móvel de Milão. Ele será uma das grandes participações internacionais no Archtrends Summit 2023.

Relembre as edições anteriores

A primeira edição do Archtrends Summit aconteceu em 2018, como parte da programação da Expo Revestir, a maior feira de revestimentos da América Latina. Com o passar do tempo, foi crescendo e ganhando autonomia, como você confere na sequência.

Archtrends Summit 2018

Com o tema “Inovação da arquitetura e do design no Brasil e no mundo”, o evento convidou 850 parceiros da Portobello Shop na Bienal de São Paulo e teve transmissão ao vivo pela internet.

Archtrends Summit 2019

Assim como na primeira edição, a segunda também fez parte da Expo Revestir. Desta vez, o tema escolhido foi “Autenticidade como atributo essencial no design e na arquitetura” e o evento aconteceu na Sala São Paulo.

Archtrends Summit 2020

Archtrends Summit
Edição presencial aconteceu pouco antes do lockdown (Foto: Guto Campos)

Pouco antes do lockdown necessário para conter a pandemia da Covid-19, profissionais se reuniram na terceira edição do Archtrends Summit. Naquele ano, o forúm reuniu mais de 2 mil participantes, também em São Paulo, e teve como tema “Design como Ferramenta de Transformação Social”.

Archtrends Summit 2021

Com o mundo ainda passando pela pandemia, o Archtrends Summit mostrou sua capacidade de adaptação e criou uma edição 100% online, gratuita e aberta ao público. Na quarta edição, o tema escolhido foi “Um mundo mais sustentável, colaborativo e plural”. À distância, foi possível reunir mais de 4 mil pessoas conectadas.

Edição Especial 2021

Já o Archtrends Summit Edição Especial Paulo Mendes da Rocha foi um tributo ao arquiteto brasileiro que ganhou o Prêmio Pritzker, que faleceu no início de 2021.

Archtrends Summit 2022

Âncora da DW!, a semana de design de São Paulo, o Archtrends Summit 2022 teve como tema “Me Is We: Nossa Natureza é Coletiva”. O fórum aconteceu presencialmente no Hotel Rosewood e teve transmissão online.

Como participar do Archtrends Summit 2023?

Archtrends Summit
Grandes nomes já passaram pelo Archtrends Summit, como Alex Atala (Foto: Guto Campos)

Como mencionamos, o Archtrends Summit 2023 é um evento voltado para estudantes e profissionais de arquitetura e design de interiores. Parte dos ingressos é destinada aos convidados Portobello, mas também há venda de ingressos aberta ao público em geral que tenha interesse na temática O que está dentro importa.

O evento acontece no dia 5 de setembro, no Teatro Santander, em São Paulo. Anote o endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04543-011. A abertura dos portões está marcada para as 13 horas. Já as palestras começam às 14 horas, finalizando às 19 horas.

Também é possível ganhar um ingresso para o Archtrends Summit 2023 participando do concurso de arquitetura O que está dentro importa até 7 de agosto.

Já o público em geral pode adquirir ingressos entre R$ 150 (meia estudante e idoso) e R$ 300. Assim, é possível ter acesso a toda a programação e ao conteúdo exclusivo. Acesse o site e compre seu ingresso para o Archtrends Summit 2023!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O que está dentro importa: Archtrends Summit...

O que está dentro importa: Archtrends Summit 2023 faz um convite à autenticidade

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies