Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Museu dos Refugiados na Dinamarca é o mais novo projeto do BIG

Flugt, o Museu dos Refugiados na Dinamarca

Flugt, o Museu dos Refugiados na Dinamarca projetado por BIG (Imagem cortesia: BIG ©R_Hjortshoj)

Localizado no local do maior campo de refugiados da Segunda Guerra Mundial na Dinamarca, o museu Flugt foi projetado pelo renomado escritório BIG - Bjarke Ingels Group e retrata as histórias das pessoas que tiveram que ser deslocadas a outro país e todas as suas dificuldades.

O escritório restaurou e ampliou uma das poucas estruturas remanescentes do antigo campo, que na época era utilizado como hospital, em um museu de 1.600 metros quadrados. O antigo hospital é composto por dois edifícios alongados e o projeto do BIG conecta esses dois prédios através de um volume curvo, que traz 500 metros quadrados de espaço adicional para o museu, criando um elemento arquitetônico contemporâneo visível de longe. 

A curva é levemente puxada em direção à rua para criar uma entrada convidativa aos visitantes do museu. Foi revestida em aço corten, material que combina bem com os tijolos vermelhos dos antigos prédios do hospital. 

Imagem aérea do museu Flugt
Imagem aérea do museu Flugt mostra a conexão contemporânea entre os edifícios antigos existentes (Imagem cortesia: BIG ©R_Hjortshoj)
Encontro entre o edifício antigo e o novo, edifício perto da natureza
Encontro entre o edifício antigo e o novo projetado pelo BIG (Imagem cortesia: BIG ©R_Hjortshoj)
museu Flugt em aço corten
Entrada do museu Flugt em aço corten (Imagem cortesia: BIG ©Danyu-Zeng)

Observando o edifício pelo lado de fora, o volume curvo abstrato dá as boas-vindas aos visitantes, no que parece ser um hall de entrada fechado em aço corten. Porém, ao entrar, uma parede de vidro curvo do teto ao chão revela um pátio verde, que havia sido no passado o campo dos refugiados. O pátio permite que a luz natural entre pelo hall de entrada, que funciona como um lobby ou um espaço de exposição temporária.  

Enquanto a maioria das paredes dos quartos do hospital foram derrubadas, algumas das paredes internas são mantidas intactas e estabilizadas por três seções transversais, criando espaços expositivos maiores. 

Hall de entrada e jardim interno do museu Flugt, ripas de madeira no teto circulares
Hall de entrada e jardim interno do museu Flugt (Imagem cortesia: BIG ©R_Hjortshoj)
área externa com cobertura e ripas triagulares no teto, Museu Flugt
Museu Flugt (Imagem cortesia: BIG ©R_Hjortshoj)
Área de exposições, museu Flugt, Museu dos Refugiados na Dinamarca
Área de exposições do museu Flugt (Imagem cortesia: BIG ©R_Hjortshoj)

O pátio jardim foi projetado pelo setor de paisagismo do escritório BIG, que criou uma experiência sensorial dentro e fora do museu. Um pequeno espelho d'água no coração do pátio reflete o céu e a vegetação ao seu redor. Os visitantes que saem do museu vivenciam uma parte importante da história dinamarquesa, com uma nova perspectiva sobre a experiência dos refugiados.

Pátio e espelho d'água do museu Flugt
Pátio e espelho d'água do museu Flugt (Imagem cortesia: BIG ©R_Hjortshoj)

Confira outro museu projetado por BIG em: The twist, o novo museu na Noruega.

Sair da versão mobile