Conectar pessoas, arte, natureza e arquitetura. Essa é a missão do Voorlinden, um museu de arte na Holanda, que o faz ser um dos mais cools da Europa.
Localizado em uma cidade entre Amsterdam e Rotterdam, o museu recebe visitas não só de holandeses, mas também de visitantes de toda a parte da Europa, amantes da arte, da arquitetura e que buscam conectar-se com a natureza.
O foco do museu é a exposição de arte moderna e contemporânea, tanto nacional quanto internacional. O Voorlinden exibe exposições de artistas renomados do momento e instalações artísticas geralmente famosas por sua grande interação com o público, como por exemplo a famosa instalação "swimming pool" de Leandro Erlich, parada obrigatória para quem visita o museu.
O Voorlinden Museum visa ser um oasis de tranquilidade, em que as pessoas possam fugir das suas rotinas das grandes cidades. Onde também queiram encontrar com amigos e passar seu tempo desfrutando do espaço, arte e natureza onde está implementado.
O edifício foi projetado pelo estúdio de arquitetura Krraijvanger Architects, com a finalidade de conceber um espaço 100% a serviço da arte, onde ela seria a atração principal. O edifício foi projetado em pedra natural e várias aberturas estratégicas com vidro transparente, para que os visitantes sigam experienciando a natureza que há ao redor do edifício, mesmo estando dentro do edifício.
Esse museu de arte na Holanda, além de ter espaços e galerias para as instalações artísticas permanentes e temporárias, conta com um auditório, uma livraria, um espaço educacional para workshops, uma loja e um estúdio de restauração para obras modernas.
Atualmente o museu encontra-se fechado por causa da segunda onda do covid-19 na Europa. A previsão é que ele volte a abrir no final de fevereiro de 2021. Por isso, trouxemos até você algumas das exposições que estavam por lá antes do museu fechar temporariamente, confira:
Algumas atraçoes do Museu de Arte na Holanda
SWIMMING POOL
Uma piscina com características e tamanho real foi projetada por Leandro Erlich, especialmente para o museu Voorlinder. O artista costuma brincar com a visão das pessoas, criando experiências fora da realidade do usuário e os colocando em situações inusitadas, como estar em baixo de uma piscina, sem se molhar.
É a atração principal do museu de arte na Holanda, onde os visitantes tiram fotos no fundo dela.
OPEN ENDED
Uma grande escultura feita em chapa de aço corten de 4 metros de altura, por 18 de comprimento e 7 metros de profundidade faz parte da exposição Open Ended, do artista americano Richard Serra.
A peça, que no total pesa 216 toneladas, apresenta contrastes como: o pesado e o elegante o industrial e o orgânico, o estático e o fluído, o côncavo e o convexo. Uma experiência incrível para o visitante que caminha no meio dela.
RENDEZ-VOUS
A exposição Rendez-Vous concentra-se na arte dos encontros: entre o museu e os visitantes, entre a arte e os espectadores e entre o artista e as próprias obras. As obras convidam às pessoas a deixar-se levar pelos movimentos, sons e cheiros ali presentes, que somente podem ser vivenciadas fisicamente ali no Voorlinder.
Estas foram algumas das obras que estão expostas no museu Voorlinden. Nós, daqui da Europa, aguardamos ansiosamente para que essa segunda onda da pandemia se acabe para que possamos voltar a visitar museus, experienciando a arte presencialmente.