Quando mentes criativas e talentosas se encontram, temos como resultado peças que mais parecem obras de arte. Esse é o caso da dupla belga formada por Hannes van Severen e Fien Muller, casal responsável pelo design de móveis minimalista e bem-humorado do estúdio Muller van Severen.
Filho do lendário designer Maarten van Severen, Hannes estudou artes e obteve dois mestrados em escultura. Já Fien cursou fotografia, conquistando mestrado na área e também em escultura, ambos pela escola de artes LUCA, em Sint-Lukas, Ghent.
A seguir, entenda como a arte e o design podem colaborar para algo maior!
Estúdio Muller van Severen
Fundado em 2011, o estúdio naturalmente tomou o seu caminho ao ser formado pelo casal de artistas que se mantém entre a arte e o design.
Inspirada em detalhes do dia a dia e grandes designers modernos, como Konstantin Grcic, a dupla iniciou sua linha de móveis como um experimento para a galeria de arte da Antuérpia Valerie Traan, com a coleção Furniture Project.
Após ganhar diversos prêmios e colaborar com museus prestigiados, como o Centre Pompidou, suas criações únicas ganharam visibilidade internacional e, hoje, são reconhecidas no mundo todo.
Características do design de móveis
O estúdio Muller van Severen busca não só excelência, mas também honestidade e crueza em suas peças, feitas à mão por artesãos qualificados e fabricantes de pequena escala.
Em muitos projetos, o ponto de partida é mostrar a beleza natural dos materiais, deixando que falem por si mesmos. As técnicas utilizadas para a criação, assim como a experiência tátil que os objetos fornecem, são escolhas baseadas nessa premissa.
Com finas estruturas em metal complementadas por detalhes coloridos, as peças têm como característica mais importante a funcionalidade, componente essencial do qual o casal não abre mão.
Como consequência, vemos móveis que podem ser usados por mais de uma pessoa, pois combinam funções como sentar, trabalhar e relaxar. Conheça as peças de design de móveis de mais destaque do estúdio.
Materiais usados
Com a preferência por materiais sólidos, o casal preza por mantê-los na forma original e com gama de cores padrão. Entre os favoritos dos artistas para a criação de móveis estão:
- polietileno: folhas de plástico resistentes e com grande oferta de cores que foram desenvolvidas para aprimorar a higiene, representando alimentos como carne (vermelho) e peixe (azul) para a dupla;
- esmalte: muito utilizado para levar cor aos itens quando associado ao vidro em pó colorido queimado no aço. Uma das grandes paixões do casal;
- bronze: com o acabamento ideal, o objeto obterá com o tempo uma cor escurecida, detalhe pensado para aumentar sua harmonia;
- couro: esse material é utilizado curtido em métodos tradicionais na Muller van Severen, mantendo beleza e suavidade;
- mármore: usado para destacar seus desenhos, levando caráter lúdico aos produtos;
- aço: bruto e inacabado, é tratado com cera de abelha para evitar futura oxidação.
Além de conquistar o reconhecimento instantâneo por suas peças, o estúdio de design de móveis Muller van Severen conseguiu despertar no expectador a sensação de atemporalidade que é tão buscada por artistas e designers.
Quer continuar conferindo móveis com alto padrão de qualidade e design autoral? Então, aproveite para conhecer a Officina Portobello com solução Prêt-à-Porter!
--
Foto de destaque: O casal Hannes Van Severen e Fien Muller, responsáveis pelo estúdio Muller Van Severen, famoso mundialmente pelo design de móveis que une funcionalidade e beleza (Foto: Made in Oost-Vlaanderen)