Casas pequenas são uma tendência crescente, exigindo casa vez mais do projeto arquitetônico.
O desafio de criar espaços realmente enxutos, mas que sejam interessantes e funcionais já faz parte do cotidiano dos profissionais de Arquitetura e Interiores nos quatro cantos do mundo.
Por isso, nós reunimos neste artigo sete exemplos de propostas arquitetônicas inovadoras, bonitas e modernas para te ajudar a expandir a criatividade nos seus projetos.
Pouco espaço exige projeto arquitetônico diferenciado
Independentemente do estilo de decoração, é possível sair do lugar-comum ao planejar e executar um projeto de arquitetura, por menor que seja o espaço. Conheça algumas soluções criativas para espaços bem pequenos mundo afora:
1. Tiny Mini House, Toronto
A casa da Linebox Studio tem um projeto arquitetônico bem moderno: em vez de ser horizontal, ela é vertical, com teto muito alto. A cobertura de, aproximadamente, 5 metros de altura dá à casa uma sensação de loft. O imóvel todo ocupa uma área de quase 50 m², com encanamento exposto e janelas estrategicamente posicionadas.
2. Square-Foot House, Idaho
A arquiteta Macy Miler projetou e construiu ela mesma essa pequena casa, com pouco mais de 60 m², usando um orçamento de apenas $ 11.000. O imóvel é um ótimo loft sustentável, com aquecimento por piso radiante, banheiro de compostagem e telhado verde .
3. Matchbox, Washington
A artista Jay Austin projetou e construiu uma casa de 15 m², que chamou de Matchbox (Caixa de Fósforos). Além de móvel, a construção é ecológica, autossustentável e ainda possui um pequeno jardim. A característica mais proeminente do interior dessa casa é a abundância de iluminação natural. Além disso, há uma claraboia acima da cama, que permite uma ótima vista do céu.
4. Tiny House, Oregon
O imóvel projetado por Jessica Helgerson tem um projeto arquitetônico focado na proposta de bom aproveitamento do espaço. A principal ideia foi utilizar materiais reciclados em tudo o que foi possível nos 50 m² da casa. A edificação tem segundo andar e é totalmente isolada.
5. Unique Contemporary Home, Tóquio
Esse projeto leva o contemporâneo a um novo nível, não só por ser uma casa pequena, mas por ter uma espécie de "casa na árvore" dentro dela, com dois quartos na parte superior. O terreno mede cerca de 80 m², embora a área construída seja bem menor.
6. A cabine Yolo, Califórnia
A inspiração para essa edificação veio das torres de água da região. A parte principal do projeto é elevada do chão para melhor circulação do ar e também para melhorar a vista, a partir do interior do imóvel. A estrutura também é suportada por vigas de madeira laminada, o que torna a cabana móvel.
7. Small House, Noruega
O exterior desse projeto arquitetônico da KKDesign oferece um deck maior do que a área da casa. A proposta do designer foi criar uma área externa que mesclasse modernidade com um toque natural. Já a área interna é decorada em estilo bem minimalista.
Menos espaço, mais criatividade. Talvez esse seja o único caminho para o projeto arquitetônico do futuro. Essas pequenas casas são apenas alguns exemplos de como os profissionais de Arquitetura e Interiores estão reinventando a forma de morar, literalmente.
E você, também tem um projeto que privilegia o aproveitamento de espaço? Ajude a inspirar outras pessoas! Divulgue gratuitamente no Archtrends! É só se cadastrar!