Difane é uma plataforma e um estúdio criativo com o objetivo de difundir o melhor do design contemporâneo do México. Sua curadoria minuciosa conta com objetos próprios e parcerias com artistas e designers, focados na decoração e mobiliário contemporâneo.
Cenografia, design de produto, direção criativa e styling são algumas áreas de atuação da Difane. Fundada por duas sócias, Fernanda Salamanca e Andrea Gadsden, tem como filosofia criar um senso de comunidade para cada projeto, através de colaborações com designers e artistas locais, especializados em diferentes setores, materiais e estilos.
O estilo difundido pela Difane está alinhado com as tendências atuais. O mobiliário contemporâneo traz texturas e materiais diferentes, formas ecléticas e inusitadas, que, juntos e misturados, formam objetos de decoração e mobiliário de desejo. Suas peças são quase obras de arte.
Duas de suas coleções ganharam destaque pela autenticidade e beleza: Colmena e Tacubaya.
A coleção Colmena foi a primeira intervenção da Difane. O conceito das peças da coleção foi criar um espaço rico dentro do talento e da expressão mexicana. Aqui, Fernanda e Andrea trouxeram a curadoria de mobiliário com design típico de seu país. Peças para serem expostas principalmente dentro de projetos minimalistas, destacando-se por si.
A locação para fotografar a campanha dessa coleção foi o projeto El Peñón, da JSª Architects. O palco perfeito para acolher e dar destaque para o design, formas e texturas de cada peça.
A coleção Tacubaya é a mais recente lançada pelo estúdio. Foi inspirada na era de Ouro, o período mais elegante, audacioso e inspirador da história do México. A Difane procurou evocar essas características nas peças da coleção e propagar o estilo arquitetônico dessa época por meio de um design que transforma componentes naturais em objetos de desenho urbano contemporâneo.
A série foi uma colaboração entre as duas fundadoras da Difane e alguns estúdios mexicanos renomados, como Ad Hoc, Bestia, Colección Estudio, Raúl de la Cerda e Rres. A essência dos designers é expressada na identidade de cada uma das peças, preservando um único ponto em comum: materiais honestos, formas orgânicas e elementos geométricos.
Tapetes, sofás, poltronas, banquetas, mesas de centro, apoio e jantar fazem parte da coleção. O design de cada peça é quase uma obra de arte.
O mais interessante é que, para fotografar a campanha, foram escolhidos ambientes abandonados e destruídos, revelando e destacando ainda mais a beleza e a perfeição de cada móvel e objeto de decoração.
A Difane traz, através do seu olhar e curadoria, peças que são tendência para estes próximos anos. As linhas orgânicas e as formas inusitadas tomam o lugar do que antes eram linhas retas e design minimalista. Ressaltar a cultura, as técnicas manuais e os materiais locais através do design e da arquitetura vem sendo chave para os novos tempos pós-pandemia.