A cidade está a mil: pessoas do mundo inteiro começam a chegar para a semana de design mais aguardada do mundo. A partir do dia 17, os corredores do Salone del Mobile serão abertos, e o evento que tem fim no dia 22 de abril promete nos trazer muitas tendências.
Mas se você está por Milão, saiba que as inspirações para criatividade vão muito além dos estandes da feira. Acompanhe a seguir uma top list dos lugares para visitar na cidade milanesa!
CityLife
CityLife é um empreendimento formado por uma grande praça central que conecta três torres principais, cercadas por um conjunto residencial. Projetado por icônicos arquitetos como Zaha Hadid, Arata Isozaki e Andrea Maffei, o projeto de requalificação dos espaços públicos italianos transforma Milão em um novo modelo de cidade.
A torre em vidro torcida de Zaha, com 170 metros de altura, completou uma parte do projeto, formando um complexo arquitetônico de tirar o fôlego! Na parte interna do edifício, a arquiteta se apropriou do uso da madeira em forma trabalhada, provando que é, sim, a rainha das curvas.
Fondazione Prada
Em 2015, um antigo complexo industrial ganhou um novo uso em Milão, a Fondazione Prada. São 19 mil metros quadrados que formam o maior espaço de exposições contemporâneas de Milão.
Rem Koolhaas e Chris van Duijn foram escolhidos para criar a obra que promove diversas sensações de contrastes, entre espaços cheios e vazios, antigos e novos, exposições permanentes e temporárias, arquitetura e arte.
Um pavilhão é diferente do outro, e isso promove um percurso entusiasmante e nada monótono pelos três novos edifícios e os sete restaurados.
Milano Porta Nuova
A região Milano Porta Nuova é um ambicioso projeto de desenvolvimento urbano que mostra um lado contemporâneo da cidade. O bairro é formado por arranha-céus modernos fragmentados entre uso residencial, comercial e de lazer.
O complexo, que tem espaços públicos e privados, é uma área feita para pedestres e para uso comunitário da população local, que está anexado à famosa Corso Como. Um dos arranha-céus é Bosco Verticale, vencedor do prêmio International Highrise Award 2014, projetado pelo Boeri Studio e realizado pela Hines Itália.
Triennale
Por mais de 80 anos, a Triennale di Milano tem sido uma referência no âmbito cultural. Localizada no interior do Parque Sempione, foi projetada pelo arquiteto Giovanni Muzio em forma de edifício flexível e modular. É sede de grandes eventos, exposições, conferências, workshops e jantares de gala.
É uma instituição criada para um público internacional, no coração da cidade milanesa, que conecta as pessoas à arte, arquitetura, design, cinema, moda e comunicação.
Gostaram das dicas? A capital do design está cheia de lugares para buscar inspiração! Aproveite e continue acompanhando a cobertura do Salone del Mobile 2018 com a gente. Até a próxima!