Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Micro casa: É possível viver nos menores espaços

Você pensa que morar em uma casa minúscula quer dizer ‘morar mal’. Nem sempre é verdade! Até o renomado arquiteto Renzo Piano aposta que, com o aproveitamento certo dos espaços, dá para viver com muito pouco. Ele criou uma micro casa de apenas 20 m². E ficou bem bacana!

Profissional premiado projeta micro casa de apenas 20 m² e mostra que é possível viver nos menores espaços

micro casa

A micro casa tem exterior de alumínio e interior revestido de madeira.

A construção conta somente com sofá-cama, mesa multiuso e pequeno banheiro e cozinha.
A ideia de Piano – o mesmo profissional que projetou The Shard, em Londres, o maior prédio da Europa – é voltar às origens da humanidade.

É o conceito mais básico de abrigo, o mínimo que precisamos para viver.
Outras atividades, como estudar, ouvir música e encontrar os amigos, podem ser feitas em lugares públicos.

micro casa

Por enquanto, trata-se de um protótipo no Campus Vitra, um espaço na Alemanha com construções de vários arquitetos importantes do mundo todo. Mas, em breve, haverá testes com um morador de verdade e, no futuro, espera-se que a micro casa seja produzida em massa.

O interior tem mesa multiuso e sofá-cama.

micro casa

Cozinha e banheiro são minúsculos, mas funcionais. A ideia do arquiteto é que as pessoas fiquem mais fora de casa.

micro casa

Renzo Piano é italiano, vencedor do prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura, em 1998.

Entre seus projetos, destacam-se o Centre Georges Pompidou, em Paris, e o prédio do The New York Times, em Nova York.

Aqui outro modelo de micro casa, ou melhor, micro loft

Esse projeto, do escritório Specht Harpman tem, em planta, apenas 39,5m2, mas com um pé direito (altura do chão ao teto) de 7,5m, e que os arquitetos souberam aproveitar muito bem. A solução foi dividir esse espaço vertical em plataformas habitáveis, proporcionando todos os cômodos essenciais e ainda dando a impressão de um ambiente aberto, espaçoso.

micro casa

No piso inferior está a entrada e a cozinha e, subindo alguns degraus, a sala de estar. Acima, se encontra o quarto, que se projeta em balanço sobre a sala e é suportado por vigas de aço. Outra escada leva ao terraço-jardim no telhado.

micro casa

micro casa

Os espaços se conectam com fluidez, quebrando a ideia de cômodos separados e diferentes. Na verdade, a única porta dentro do apartamento é a do banheiro!
Como o espaço é tão pequeno, cada centímetro deve ser bem utilizado. Por exemplo, embaixo da escada principal estão o banheiro e armários/gaveteiros.
Na cozinha, todos os utensílios são embutidos e a bancada da cozinha se transforma no “coração” do sistema de entretenimento da sala.

micro casa

Os materiais usados foram selecionados para enfatizar as características do projeto. O perímetro é claro, com o tijolo (existente) pintado e prateleiras. Os armários da cozinha e das escadas são laqueados de branco.

O quarto, em balanço, é revestido de madeira escura e é o espaço principal. O piso de madeira escura e os degraus das escadas dão continuidade ao espaço até o terraço.

micro casa

E aí, continua achando que casa pequena não dá certo?

Até mais!

Fontes:

casadaidea.com.br

revistacasaejardim.globo.com

Sair da versão mobile