Quais são as 10 melhores cidades para se viver em 2024?
As melhores cidades para se viver em 2024 foram eleitas no ranking da Time Out a partir de entrevistas feitas com moradores do mundo inteiro. Foram levados em conta fatores como cultura, arte, arquitetura, gastronomia, entre outros.
A pesquisa também perguntou aos entrevistados se eles são felizes em suas cidades, se as consideram belas, se conseguem criar conexões com outras pessoas.
Para cada um, as cidades se destacam por algum motivo especial. Mas algumas se destacam mais do que outras.
No ranking de 50 melhores cidades para se viver em 2024 da Time Out, a única cidade brasileira que aparece na lista é São Paulo, na 16ª posição.
Confira a seguir quais são as melhores cidades para se viver
1. Nova York, EUA
Nova York é conhecida como “a cidade que nunca dorme” por conta das inúmeras lojas, bares e restaurantes abertos 24 horas por dia.
Cenário de inúmeros filmes, Nova York está sempre se reinventado e inovando em diversos aspectos.
Para quem gosta de arte, não faltam opções de galerias e museus famosos, como o MoMA (Museu de Arte Moderna), Museu de História Natural, The Metropolitan Museum of Art, entre outros.
Eventos culturais liderados pelas comunidades dos bairros, espetáculos da Broadway e festas em qualquer época do ano também contribuem para Nova York ter sido eleita a primeira entre as melhores cidades para se viver em 2024.
Tanto é que se destaca entre as cidades para onde as pessoas mais querem se mudar. Entre os entrevistados, 15% afirmaram que se mudariam para lá num piscar de olhos.
2. Cidade do Cabo, África do Sul
A Cidade do Cabo está no coração de uma península cercada por praias exuberantes. É a sua beleza natural que encanta e atrai pessoas do mundo inteiro.
Mas não para por aí. Isso porque a cidade possui uma alma multicultural.
Na Robben Island e no District Six Museum, é possível conhecer mais sobre a complexa história da África do Sul, que em 2024 comemora 30 anos de democracia.
Além de vários eventos públicos, a cidade conta com galerias, estúdios, prédios históricos, restaurantes e muito mais.
Isso tudo fez a Cidade do Cabo ter a melhor classificação em termos de qualidade do cenário cultura.
E sabia que ficou famosa também por ser a cidade do continente africano mais amigável para a população LGBTQIAPN+?
A pontuação foi elevada em todos os aspectos da pesquisa. Todos os moradores locais disseram que a Cidade do Cabo é linda e que são felizes por viver nela.
Leia mais:
- África: protagonista do presente e do futuro
- Arquitetura africana: diversidade cultural nas construções
3. Berlim, Alemanha
Sem dúvidas, Berlim é conhecida no mundo inteiro por conta de sua vida noturna, o que a coloca no lugar de capital mais descolada da Europa.
Entre os entrevistados, 82% disseram aprovar a cena noturna da cidade.
Não são só as festas que fazem Berlim estar entre as melhores cidades para se viver em 2024.
Graças à excelente rede de transporte público, é fácil circular pelos seus distritos. Muitos também escolhem circular de bicicleta, pois não faltam ciclovias cruzando a capital.
Outro fator que contribui para a qualidade de vida em Berlim são os amplos espaços verdes, como o Tempelhof Field, uma antiga pista de aeroporto abandonada transformada em parque.
4. Londres, Reino Unido
Londres aparece em diversos rankings de melhores cidades da Europa e do mundo. Então não é surpresa estar entre as melhores cidades para se viver em 2024.
Além dos lendários pubs londrinos, a capital do Reino Unido é apreciada pelos seus parques, galerias, museus e construções históricas.
E são inúmeros os programas e passeios para agradar todos os gostos.
Por muito tempo, a vida noturna de Londres não era considerada atrativa. Mas hoje o cenário é diferente, com diversas casas noturnas de última geração.
Apesar da chuva, que costuma desagradar alguns, 94% dos londrinos disseram estar felizes e 95% acham a cidade bonita.
E Londres ficou com o terceiro lugar no fator de atração: 9% dos entrevistados afirmaram que se mudariam para lá se pudesse.
5. Madri, Espanha
Embora seja uma cidade grande, Madri é acolhedora e atrativa em vários sentidos. Possui uma cultura vibrante, com uma vida noturna agitada e diversos lugares para visitar e curtir a vida.
Museus, galerias, cafés e até mesmo os charmosos bairros chamam atenção pela atmosfera que mistura lojas centenárias, vizinhos antigos e novas galerias de arte.
Como uma das melhores cidades para se viver em 2024, atrai turistas não apenas do continente europeu mas do mundo inteiro.
Sem dúvidas, a gastronomia tem um peso importante.
A comida de Madri é fantástica e os moradores locais confirmam isso: 94% dos entrevistados pela Time Out aprovam o cenário gastronômico da capital espanhola.
6. Cidade do México, México
A Cidade do México foi eleita em 2023 a melhor cidade do mundo no quesito cultural. Afinal, há um museu em cada esquina.
E a tendência é esse cenário se aquecer cada vez mais com a chegada de novas galerias e exposições internacionais aguardadas.
A revolução gastronômica também chama atenção. Há uma diversidade ampla de restaurantes e cozinhas especializadas.
Seus bairros charmosos, comida boa e acolhimento fazem a Cidade do México estar entre as melhores cidades para se viver em 2024.
Os números da pesquisa comprovam: 100% dos moradores consideram a cidade bonita, 96% dizem ser felizes lá e 94% afirma que é fácil fazer amigos.
7. Liverpool, Reino Unido
Outra cidade no Reino Unido que conquistou espaço entre as melhores cidades para se viver em 2024 foi Liverpool.
Famosa pelo futebol e pelos Beatles, a cidade oferece diversão na certa.
Além das casas noturnas, Liverpool oferece uma infinidade de programas para quem aprecia gastronomia e arte.
Para 2024 estão previstos muitos eventos musicais na cidade.
Na pesquisa realizada pela Time Out, Liverpool obteve 89% de pontuação em termos de acessibilidade do seu cenário cultural. Assim, ocupou o lugar de cidade mais barata da lista para arte e cultura.
8. Tóquio, Japão
Não é de se surpreender que Tóquio esteja entre as melhores cidades para se viver em 2024. E isso se confirma pelos números: 94% dos moradores locais entrevistados disseram que são felizes vivendo por lá.
Quando o assunto é eficiência, a cidade se destaca ainda mais.
Além de ter uma rede de transporte público ampla e sempre pontual, possui uma paisagem urbana extremamente limpa e bem desenhada.
Seu dinamismo faz Tóquio nunca permanecer igual. Há sempre algo novo para se descobrir na cidade.
Lá é possível encontrar alguns dos melhores restaurantes do mundo, bares, shoppings, centros de anime, galerias de arte e muito mais.
São tantas inovações que fica até difícil acompanhar. Mas é justamente isso que faz Tóquio ser uma cidade vibrante como nenhuma outra.
9. Roma, Itália
Considerada uma das cidades mais bonitas do mundo, Roma atrai pessoas de todos os cantos do planeta interessadas em conhecer sua história antiga.
Com mais de 2.000 anos, a cidade possui várias camadas, desde o subsolo, passando pelas casas antigas romanas e as vistas panorâmicas do Castelo Sant\'Angelo.
Não há como não se encantar com a arquitetura do majestoso Coliseu, da Fonte de Trevi, do Panteão, entre outras construções famosas que nos transportam para o passado.
Isso sem falar na culinária tradicional e estilo de vida descontraído do povo italiano.
Ainda é possível observar os moradores comprando produtos frescos em praças de paralelepípedos, as freiras se reunindo para tomar café e excursões escolares de crianças que visitam os museus da cidade.
E a pontuação obtida pela pesquisa foi alta: 98% aprovam a gastronomia da cidade e disseram achar Roma bonita.
10. Porto, Portugal
Quem conhece o Porto jamais se esquece. Além de ter uma paisagem única, marcada pelo Rio Douro e pelas construções coloridas revestidas de azulejos, é um lugar onde se come bem e se bebe melhor.
Na capital do vinho, o copo nunca fica vazio.
É possível se hospedar em hotéis vinícolas, visitar as cavas de Gaia e até a World of Wine, uma espécie de Disneylândia do vinho.
Ao visitar o mercado do Porto, onde se encontra uma diversidade de produtos, também é possível apreciar a arquitetura da histórica Estação de São Bento, projetado pelo conceituado arquiteto Souto de Moura.
A cidade ficou entre as top 10 no ranking da Time Out, com 98% dos habitantes afirmando ser uma cidade bonita e surpreendente 82% dizendo ser fácil encontrar o amor no Porto.
Cada uma das melhores cidades para se viver em 2024 possui suas particularidades que as tornam muito especiais.
E, claro, difícil de escolher qual delas vale a pena conhecer numa próxima oportunidade.
Já parou para pensar na importância das cidades do futuro para a humanidade e para o planeta? Descubra como serão os novos espaços urban
Acho que a capital austríaca não está pecando em não sediar grandes eventos esportivos, é porque ela dá mais importância ao que realmente importa.
Ué o Rio não está nas 10?
A Globo disse que é a cidade maravilhosa