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Max Zambelli revela o segredo por trás das belas fotos do catálogo da Portobello

Em meio à busca constante por inspirações, o nome Max Zambelli sempre despertava os olhares mais atentos da Portobello. A paixão, que começou platônica, logo virou realidade. Há cerca de 10 anos, o fotógrafo italiano, mais precisamente de Milão, começou a emprestar a sua sensibilidade refinada aos registros de produtos para os catálogos da marca. Com a nova coleção In & Out/Movimento, lançada na Expo Revestir 2018, não é diferente.

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Max Zambelli fotografa catálogo da Portobello

As experiências formativas no universo da moda, com clientes entre Tóquio e Nova York, deixaram uma forte característica em sua carreira e, acima de tudo, reconhecimento internacional no mundo do design. “Meu trabalho é muito diferente quando há a possibilidade de mesclar a moda com a arquitetura, mas, claro, que depende muito da empresa para qual atuo. Nos últimos cinco anos, a moda tem pegado muitas referências da arquitetura e vice-versa, e essa mistura está muito interessante, porque agrega um conceito muito maior”, avalia Zambelli, que esteve no Brasil em fevereiro durante 10 dias intensos de trabalho.

Assista ao vídeo da coleção:

Portobello Coleção 2018 | InOut / Movimento

Um estúdio, próximo à fábrica da Portobello em Tijucas, Santa Catarina, se transformou em diferentes cenários com a ajuda de uma equipe de mais de 50 profissionais, entre arquitetos, produtores, assistentes de iluminação, técnica, montadores e muito mais. Segundo Luis Caliman, arquiteto do Marketing da Portobello, o trabalho de organização e planejamento das fotos começou com a listagem dos lançamentos em mãos e projetados, inicialmente, para 75 ambientes: “A partir disso, a gente pensou em como iria se estruturar dentro do espaço que a gente tinha disponível e qual a melhor forma de apresentar o produto e aplicá-lo numa espacialidade que ficasse interessante não só para as fotos, mas, obviamente, para realçar a qualidade do produto. Então, foi um trabalho meticuloso”.

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ANTES: bastidor do trabalho de Max no estúdio com todo equipamento à mostra
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DEPOIS: imagem do ambiente pronto, com destaque para o Chroma Black, para entrar no catálogo da nova coleção IN & Out/Movimento

Caliman comenta ainda sobre as sugestões que vieram do próprio Max nas sessões de fotografia: “Ele intervém bastante e acaba colocando o dedo dele de fato, tanto na produção quanto na parte da arquitetura do espaço. E nós estamos totalmente abertos a isso, aliás, podemos e devemos dar essa liberdade ao fotógrafo. É um trabalho em conjunto que une a foto artística à parte técnica”.

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O mascote da Portobello, o cãozinho Bello, é fotografado no ambiente com destaque para o Venissa
Banheiro ganha revestimento Steel Blue e Twist Off Road
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Novo produto Superquadra é ambientado nesta sala

Eduardo Scoz, Coordenador de Produto da Portobello, concorda que as intervenções de Max Zambelli são muito bem-vindas. “Ele realmente é genial e transforma o que a gente faz em algo melhor. Esse melhor é desprendido das amarras comerciais que a gente tem. Um produto que é pensado para uma área comercial, ele sugere em um banheiro. Ele faz a coisa acontecer e a entrega é espetacular”, elogia. Para o profissional, o segredo de uma linda foto está em pensar no produto em primeiro lugar, “estudá-lo” com quem o desenvolveu e, claro, trazer à tona a emoção que ele desperta. “A sua casa, por exemplo, pode durar uma vida e é o local onde vai viver a sua família, os seus filhos, faz parte da sua memória. Por isso, um piso não é só um piso. Ele é muito importante porque é a primeira coisa que você vai colocar na sua casa, antes de móveis, quadros, acessórios. É o contorno para receber todo o resto”, finaliza Max comprovando, de fato, que o design pode transformar ambientes e emocionar pessoas.

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Max atua na edição das fotos
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