Um showroom de materiais hidráulicos nada comum, já imaginou?
O escritório de arquitetura Holloway Li assinou o projeto de um showroom baseado em experiência e espaço de coworking em Clerkenwell, área central de Londres. O estúdio inspirou-se nas formas e materiais da Revolução Industrial, concebendo um espaço para a marca de materiais hidráulicos Coalbrook.
Coalbrook leva o nome da cidade de Coalbrookdale, local da primeira ponte de ferro do mundo e berço da Revolução Industrial na Inglaterra.
A marca inglesa foi lançada com intuito de trazer um conhecimento e experiência na indústria de artigos para banheiro, com design e qualidade. Leva peças modernas e elegantes, mas acessíveis para qualquer projeto arquitetônico no quesito materiais hidráulicos.
Vendo o conceito da marca em que estava se projetando, o estúdio de arquitetura Holloway Li trouxe para o projeto elementos industriais visíveis. Inspirou-se nas chaminés que se elevavam sobre os horizontes das cidades inglesas. No calor das fornalhas e casas de máquinas e a áspera textura cinza das pedreiras.
Holloway Li entrou a fundo nessa narrativa, mesclando historicismo, decoração e processos digitais. Trabalhou em colaboração com uma rede de mestres artesãos para trazer a materialidade destes cenários à realidade.
Também evitou de entrar no conceito comum de showroom e partiu para uma loja com experiência e storytelling, ainda que os produtos vendidos ali fossem metais e materiais hidráulicos.
O estúdio de arquitetura pesquisou a história das formas e processos industriais para criar essa narrativa para a marca. O espaço foi projetado em torno de uma série de "moldes" industriais, usados para exibir os produtos.
O térreo parece ser parte de uma paisagem de chaminés industriais. Módulos nas vitrines remetem à parede de um banheiro vitoriano, porém são feitos em painéis de resina laranja e âmbar.
O porão é um espaço escuro com uma atmosfera de casa de máquinas subterrânea. Aqui, o estúdio o ocupou projetando duas grandes "caldeiras" e painéis de parede moldados em ferro fundido.
Todo o interior do espaço foi concebido devido à colaboração com outras empresas locais e artesãos altamente especializados na Inglaterra.
Os moldes de resina, por exemplo, foram resultado de uma colaboração com uma empresa que normalmente faz interiores moldados para ônibus de Londres.
A Holloway Li modelou a forma tradicional de um banheiro vitoriano digitalmente, que foi então fundido em resina âmbar e vermelha.
O estúdio foi fundado pela dupla criativa de arquitetos de interiores Alex Holloway e Na Li. Eles atuam com o estúdio abrangendo uma diversidade de espaços dentro do varejo, hospitalidade e residências na Inglaterra.
No projeto para o showroom da Coalbrook os arquitetos exploraram formas e atmosferas que têm lugar na memória cultural coletiva. As formas industriais são marcadas por uma era passada, mas presente até hoje na mente das pessoas.
Hollaway Li interpretou a marca e criou um showroom fora do comum, traçado a uma narrativa e levando a Coalbrook de volta ao coração industrial da Grã-Bretanha.
Ao fazer isso, eles reinventaram a tipologia do showroom básico, criando um espaço memorável para experimentar a história da marca e ver os produtos com outros olhos.
Sentiu-se inspirado (a) por esse estilo arquitetônico? Confira também o nosso texto de como aplicar o estilo industrial na arquitetura.