Conhecidas mundialmente, as preciosas porcelanas Richard Ginori representam a excelência do artesanato Made in Italy. Com duas flagships na Itália - uma em Florença e a outra em Milão - a marca faz uma junção da história com traços contemporâneos.
Uma história secular que, graças à paixão do marquês Ginori, nasceu em 1705. Um projeto em constante evolução que foi transmitido de geração em geração até que, em 1896, Leopoldo Carlo Ginori Lisci transformou a manufatura na Sociedade de Cerâmica Richard Ginori.
Essa mudança marca um ponto de partida, especialmente do ponto de vista estilístico, iniciando colaborações com os maiores designers da época, como Giò Ponti, Aldo Rossi e Achille Castiglioni. Por mais de dois séculos, a manufatura continuou a produzir peças espetaculares de porcelana para a casa, refinando o design e as técnicas, sem nunca perder sua identidade histórica.
Nos dias atuais, a marca apropria-se de novas formas, elegantes e funcionais, um estilo fortemente clássico com detalhes que tendem para linhas contemporâneas. Uma utilização sábia das cores e decorações artesanais, que retratam principalmente cenas naturais e padrões geométricos.
Os elementos que formam o fundo das porcelanas Ginori estão presentes em diversas louças que decoram belíssimas mesas. Mas também encontram-se em outros produtos de decoração, como vasos, candelabros, cinzeiros, entre outros acessórios.
Em 2013 a marca de porcelanas foi comprada pelo grupo Kering, também responsável pela Maison Gucci. A direção artística foi assumida por Frida Giannini e para relançar a Richard Ginori, a grife fiorentina decidiu reabrir a história loja Casa Ginori em Florença, na Via de ‘Rondinelli.
A nova loja ocupa uma área de 500 metros quadrados, reproduzindo a atmosfera de uma casa elegante, dividida em vários ambientes, como uma sala de jantar, cozinha, sala de estar e um jardim de inverno reformado por artesãos fiorentinos.
Ao entrar na flagship, você é envolvido em uma atmosfera mágica, típica das casas nos palácios históricos de Florença. Os elementos arquitetônicos são marcados por pisos de cimento colado, pisos de azulejos de Versalhes, painéis de madeira cinza com detalhes em preto, muitas molduras, espelhos e cadeiras no estilo imperial.
Uma excelência do design italiano, a Manifattura Ginori é líder na produção e processamento de porcelana de alto nível. Gostaram do conteúdo? As porcelanas Ginori são a prova de que uma marca familiar e histórica pode sim adaptar-se a um estilo contemporâneo, evoluindo e acompanhando o crescimento do mercado.
Compartilhe sua opinião com a gente!