Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Louis Vuitton, da Place Vendôme, reforça conceito da marca com mix arquitetônico

Localizada em uma das esquinas da Place Vendôme em Paris, hotspot das grandes marcas de luxo na capital francesa, a Louis Vuitton agora conta com mais uma flagship store.

A segunda maior loja da marca (vindo logo depois da localizada na Champs-Elyseés) tem 3.500 metros quadrados totais, sendo 1.500 dedicados somente às vendas. O neoclássico edifício parisiense foi projetado por Jules Hardouin-Mansart — o mesmo arquiteto que idealizou o Palácio de Versailles.

Esquina da loja vista ao entardecer (Foto: reprodução site Peter Marino Architect)

A reforma manteve meticulosamente cada detalhe da fachada do século XVII desse patrimônio histórico francês. Depois de quatro anos, finalmente houve a inauguração no fim de 2017, com um toque de modernidade no seu interior assinado por Peter Marino.

A junção desses dois arquitetos com estilos diferentes ressalta ainda mais o conceito da marca: o mix entre tradição e modernidade.

Uma grande decoração de um sol dourado se expande com raios pela fachada inteira. O seu interior aproveita a luz natural e usa materiais e texturas claras para criar um ambiente iluminado e agradável. 

Decoração do sol dourado na fachada da loja (Foto: reprodução site Fashion United)

Na Louis Vuitton Place Vendôme, você encontra toda a gama de criações da marca, tanto para o público masculino quanto para o feminino.

O térreo é dedicado aos produtos principais: artigos de couro, acessórios, perfumes, joias e relógios. No segundo andar estão dispostos os itens de viagem com grande foco em customização, guias de viagem e vários objetos relacionados à casa.

Andar térreo onde estão expostos os artigos de couro e acessórios da marca (Foto: reprodução site Peter Marino)
Espaço destinado a artigos de viagem e customização (Foto: reprodução site Louis Vuitton)

Abriga também um ateliê de alta joalheria escondido, para os clientes VIP descobrirem a mais nova coleção ou até mesmo encomendarem uma joia personalizada. E há um espaço estilo showroom com artigos para casa.

Espaço destinado a artigos para casa (Foto: reprodução site Peter Marino Architect)

Por todo o interior da flagship, você encontra obras de arte contemporâneas de 22 artistas diferentes (conceito muito visto hoje em dia no retail design: mixar moda com arte dentro das lojas). 

Alguns deles são: Paul Nabulumo Namarinjmak, Serge Alain Nitegeka, Stephen Sprouse, Laurent Grasso, Yan Pei Ming e Annie Morris.

Esculturas da artista Annie Morris no pátio interno da loja (Foto: reprodução site Peter Marino Architect)

A Louis Vuitton tem seu conceito claro: uma marca que mantém a tradição, a qualidade e sua origem, mas que está sempre inovando e se modernizando.

Paris também tem muito disso. É a junção entre o antigo e o moderno. É ressaltar a história, preservando cada canto da sua arquitetura neoclássica. Mas, no fim, toda a inovação da moda, design e arte contemporânea gira em torno dela.

A flagship da Place Vendôme veio para ser um ícone do luxo mesclando essa tradição com modernidade em uma das praças mais famosas da capital francesa.

Gostou de conhecer a nova loja da Louis Vuitton? Deixe seu comentário!

Sair da versão mobile