Todo mundo sabe que Milão é um dos centros da moda na Europa. Passeando pelo Quadrilatero della Moda, você encontra todas as principais marcas de luxo: em Brera, você vê diversas boutiques tradicionais italianas e, na Corso Como, você se depara com as mais inusitadas lojas de moda. Cada bairro tem uma característica única e abriga diversos empreendimentos para todos os gostos e públicos.
Localizada no número 10 da rua Corso Como, em um dos edifícios de arquitetura clássica milanesa com fachada um pouco escondida, você encontra uma das mais famosas lojas de departamento da cidade: a 10 Corso Como.
Nessa loja, há diversas marcas de roupas, acessórios e perfumaria — uma curadoria de moda incrível com marcas renomadas como Balenciaga, Alaia, Celine, Givenchy, entre outras.
LEIA MAIS: Melissa une moda e arte para criar experiência diferente e memorável no varejo
E o que tem de diferente ali? A 10 Corso Como não é apenas mais uma loja de departamento em Milão, mas também abriga um café aconchegante, um hotel, uma galeria de arte e uma livraria.
Começando pela entrada do edifício, cheio de árvores e plantas, que faz você se desconectar das ruas cosmopolitas de Milão e entrar em um universo paralelo aconchegante no meio da capital italiana.
O design de interior da loja é amplo, moderno e iluminado. As araras e expositores são como móveis soltos, deixando o ambiente mais casual, mesclando as marcas e expondo looks conceituais.
O café fica logo ao lado das exposições de roupas e acessórios, quase sem divisão nenhuma, para que os clientes cansados das compras se sentem e tomem um macchiato enquanto decidem qual par de sapatos levar.
Já o segundo andar da loja é destinado principalmente aos amantes do design. Você encontra uma grande gama de livros de moda, arquitetura e design, além de peças de arte e mobiliários famosos, como das marcas Vitra e Memphis.
A loja, vendo seu êxito no mercado de moda e design, começou a produzir seus próprios produtos para venda. Você encontra canecas, almofadas, artigos para casa e até mesmo Moleskines assinados com a marca 10 Corso Como.
Esse fenômeno vem ocorrendo muito no varejo: lojas de departamento se tornam marcas de luxo e, além de venderem os produtos de outras empresas, começam a oferecer os seus próprios para atingir outros públicos e difundir cada vez mais sua presença no mercado.
E AINDA: AESOP inova com atmosfera de design exclusivo em lojas ao redor do mundo
A galeria de arte no segundo andar da loja se chama Carla Sozzani (editora de moda e criadora da 10 Corso Como) e sempre está alternando exposições de artistas contemporâneos.
A exposição atual é assinada por Kris Ruhs, que usa diferentes materiais, como cerâmica, ferro, papel, madeira, cobre, arame e corda. Sua exposição “Wave after wave” faz o reconhecimento de todo um passado de exploração e a jornada entre nosso intelectual e emocional.
A loja 10 Corso Como é uma parada obrigatória para os amantes do design e da moda que estão de passagem por Milão. Ver as últimas novidades da moda, sentar e tomar um café rodeado de plantas e árvores, dar uma espiada nos últimos lançamentos de livros de arquitetura e design e até mesmo descobrir uma nova exposição de um artista contemporâneo…
Esse é o destino certeiro para quem busca o último lançamento da marca Balenciaga, um livro com referências arquitetônicas, um objeto design de desejo, ou simplesmente para quem está de passagem e deseja relaxar, tomando um bom café no centro da capital cosmopolita italiana. E você, já passou por uma experiência assim? Deixe seu comentário!