Little Island é um parque público sobre uma ilha artificial localizada no rio Hudson, no Pier 55, em Nova York. Esse espaço foi projetado como refúgio para a vida urbana dos nova-iorquinos e trata-se de um oásis verde suportado por colunas em formato de tulipas.
Responsável pelo projeto, o escritório Heatherwick Studio foi inicialmente convidado a criar um pavilhão para um novo píer em Manhattan. Mas a equipe de design viu uma oportunidade de repensar um modelo tradicional de píer e desenvolveu a Little Island.
Antes dessa transformação, o Pier 55 do Rio Hudson estava em mau estado. Teve a situação ainda agravada pelo furacão Sandy, em 2012.
Desde então, o necessário projeto de reforma passou por vários processos e diferentes propostas. Chegou a esbarrar em questões legais, corridas por licenças ambientais e outros conflitos de interesses, dificultando e atrasando a implementação do mesmo.
Em 2018, as primeiras tulipas de concreto começaram a ser levantadas sobre a água. Em 2021, ele foi inaugurado e aberto ao público.
O objetivo dessa curiosa estrutura é proporcionar aos visitantes a sensação de deixar a cidade para trás e entrar num mundo verde sobre a água. O próprio Central Park e seu poder de nos fazer esquecer que estamos em Nova York foi uma das inspirações.
Para contrastar com a paisagem urbana de Nova York, o estúdio Heatherwick quis oferecer uma topografia diferente, com superfície irregular, fora do comum. Um lugar que se moldasse sobre diferentes alturas, gerando uma variedade de espaços e usos.
A ideia de elevar o parque veio das estacas de madeira existentes na água, muito comum dos antigos píeres que se estendem pela costa de Manhattan.
A Little Island é sustentada por 132 estruturas em formato de tulipas que variam de altura entre 4,6 e 18,9 metros acima da linha da água, criando um “terreno irregular”. Esse desenho também foi pensado para proteger o parque de uma possível enchente.
Para poder fabricar as “tulipas de concreto pré moldado”, foram feitos moldes de espuma na fábrica da Fort Miller Company, que dedicou um terço da capacidade anual de fabricação a esse projeto.
A cidade de Nova York é conhecida por várias obras e edifícios arquitetônicos famosos, mas poucos deles se preocupam realmente com a experiência do visitante. Nesse cenário, Little Island se consolida como um um presente aos moradores e turistas que vivem ou visitam Manhattan.