La Chambre: uma loja de colchões criativa, inovadora e com personalidade
O designer Mickaël Gouret, idealizador do projeto, nos mostra que uma loja de colchões não precisa (e não deve!) ser monótona, reformando e transformando a La Chambre em Paris.
Localizada no Boulevard Saint-Germain, a alguns passos do famoso Café de Flore, a La Chambre vende camas de alta qualidade, respeitando o ambiente e também o bolso do consumidor, a um preço justo.
O designer, observando que as camas e os lençóis ofereciam ao espaço um look&feel minimalista do degradê bege ao branco, decidiu adicionar largos toques de cor azul para contrastar e criar um conceito de céu e sonhos, completamente em linha com a categoria do produto a venda.
O primeiro objetivo do projeto era a funcionalidade: abrindo a ampla vitrine para dar visibilidade ao showroom, acentuando a leitura horizontal do espaço, simplificando a leitura do consumidor e organizando melhor o visual merchandising.
Nichos em formato de arcos azuis são os principais elementos do conceito do projeto. Foram criados revestindo ambas laterais do espaço, organizando o visual merchandising da loja e criando um dinamismo para o ambiente que pode chegar a ser monótono somente com a exposição de camas.
Para iluminar e chegar ainda mais perto do conceito "céu e sonhos", lâmpadas em formado redondos foram colocadas dentro de nichos no teto, como se fossem nuvens, e também dentro da cada arco criando um ponto focal.
O caixa da loja também fica dentro de um arco azul, ganhando uma bancada do mesmo tom. O uso de espelho no final da loja nos traz a sensação de amplitude e que os nichos azuis se repetem infinitamente, ampliando o espaço limitado da loja.
É interessante também observar que o arquiteto usa o mesmo revestimento do piso para revestir os racks expositores na base dos nichos azuis, concebendo uma continuidade e o aproveitamento de materiais.
Mickaël Gouret opta por revestir a escadaria que faz acesso ao segundo andar inteiramente de vermelho (paredes e escada) quebrando o design sereno da loja de colchões na gama bege, branca e azul.
Já o segundo andar da loja é mais técnico e possui uma exposição mais simplificada dos produtos. A loja La Chambre nos dá uma visão mais criativa para uma simples loja de colchões.
Independente da categoria e do produto e do tamanho do espaço, é possível inovar e trazer criatividade para os espaços comerciais. Assim, o designer Mickaël Gouret consegue trazer um pouco da essência dos "sonhos" para a experiência de compra de colchões.
Foto de destaque: Vista principal para quem entra no showroom La Chambre (Foto: Nicolas Matéus / Cortesia Mickaël Gouret)