Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Entre a moda e o cinema com Jean Paul Gaultier

Exposição de Jean Paul Gaultier

Exposição de Jean Paul Gaultier na CaixaForum traz a relação entre o cinema e a moda (Foto: Bárbara Cassou)

O designer de moda Jean Paul Gaultier sempre inspirou-se no cinema para suas criações. Sua visão, curiosidade e entusiasmo são revelados na exposição no museu CaixaForum, em Barcelona. Trata-se de uma exibição de lindos e icônicos figurinos do cinema, assinados pelo próprio Gaultier e outros grandes estilistas. 

CaixaForum já abrigou exposições sobre Andy Warhol e Magritte. Seu edifício era uma antiga fábrica têxtil chamada Casaramona, projetado pelo arquiteto Josep Puig i Cadafalch. É um dos importantes edifícios da arquitetura modernista industrial catalã do início do século 20.

Confira os detalhes da exposição de Magritte na CaixaForum

A exposição de Jean Paul Gaultier é dedicada a sua amiga e diretora de cinema Tonie Marshall. O estilista a descobriu com 13 anos, quando viu o filme Falbalas na televisão. Este filme conta a história de um famoso modista parisiense, perfeccionista e apaixonado, que seduz e se inspira nas modelos para suas criações de moda. Este drama que ocorreu em torno de uma casa de alta costura foi uma autêntica revelação para Gaultier, que considerou o filme sua primeira escola de moda. 

A exposição traz cartazes de filmes, manequins com roupas e figurinos, além de uma ambientação que faz a mente imaginar cenários enquanto caminhamos pela sala do museu. 

Há peças criadas por Jean Paul Gaultier, e também por outros estilistas, como Yves Saint Laurent e Paco Rabanne. 

Manequins, figurinos, cenografia e cartazes de filme
Manequins, figurinos, cenografia e cartazes de filme se mesclam envolvendo os visitantes (Foto: Bárbara Cassou)

Uma das alas tem como título Pop e Metal. Muito presente em filmes históricos, o metal é um artefato para vestir guerreiros e guerreiras. Na exposição, podemos ver alguns exemplos de figurinos que vestiram grandes personagens da história. 

Mas essa ala representa, ainda, a época do Space Age, um movimento revolucionário dos anos 1960. Pierre Cardin e André Courrèges ganharam destaque por suas coleções futuristas, ambos experimentaram novos materiais e formas que dialogam com a ciência e com o cinema. Acompanhando este movimento vieram os filmes Blow-up e Laranja Mecânica.

Macacão metálico
Macacão metálico criado por Paco Rabanne (Foto: Bárbara Cassou)

Outra ala da exposição é dedicada especialmente aos desfiles. O momento do desfile é a celebração da moda, um espetáculo parecido com o cinema. Nos anos 1980, Jean Paul Gaultier e outros estilistas, como Thierry Mugler e Vivienne Westwood, transformaram os desfiles de moda em um espetáculo. A cenografia, a orquestra sonora e a atitude das modelos se somam para criar um espetáculo, um filme ao vivo. Gaultier enfatiza: “o design de moda é uma profissão cinematográfica, preparar um desfile é procurar modelos como quem procura intérprete para um papel”.

corsets
Começo da exposição tem corsets, uma grande inspiração para Jean Paul Gaultier (Foto: Bárbara Cassou)

O cinema e a moda vêm se relacionando com o passar dos anos. Pela visão de Jean Paul Gaultier, esta exposição faz o espectador viajar por estes âmbitos e identificar a aproximação dos seus contextos sociais. 

A exposição ficará de portas abertas até dia 23 de outubro de 2022, no museu CaixaForum, localizado no bairro Montjuic, com custo de 6€ de entrada. Para os amantes da moda e do cinema que estão de passeio por Barcelona, vale a pena conferir de perto! 

Sair da versão mobile