Jaime Lerner foi um dos grandes mestres brasileiros da arquitetura e urbanismo. Seu trabalho foi destaque não apenas no Brasil como também no mundo inteiro.
Foi governador do Paraná e prefeito de Curitiba, onde fez uma revolução urbana por meio de projetos que fizeram a cidade se tornar referência nacional e internacional em planejamento urbano.
Deixou um legado tão valioso que foi premiado inúmeras vezes. Também foi eleito o segundo urbanista mais influente de todos os tempos pela Planetizen, revista norte-americana de planejamento urbano.
Continue lendo para saber mais sobre a história de vida, os projetos e as ideias que o arquiteto e urbanista deixou para o mundo!
Conheça a trajetória de Jaime Lerner
Jaime Lerner nasceu em 1937, em Curitiba, onde não apenas fez toda a sua formação como também trabalhou durante a vida inteira.
Estudou até o secundário em escolas públicas e se formou em Engenharia Civil em 1961 e, depois, em Arquitetura em 1964 na Universidade Federal do Paraná.
Apenas um ano mais tarde, participou da fundação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), órgão responsável por elaborar o Plano Diretor da cidade.
Foi casado com Fani Lerner, que morreu em 2009 por conta de um câncer. Teve com ela duas filhas, Andrea e Ilana.
Lerner também ocupou o posto de presidente da União Internacional dos Arquitetos entre 2002 e 2005 e fundou o Instituto Jaime Lerner e a Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), uma empresa de arquitetura e urbanismo que dá vida a projetos de vários tipos.
Além de ter recebido inúmeros prêmios e ser reconhecido como um dos urbanistas mais influentes do mundo, fez parte da lista dos pensadores mais inovadores do planeta da revista Time, em 2010.
Nos seus últimos anos de vida, desenvolveu projetos para o setor público e privado de várias cidades brasileiras e também no exterior.
Foi em Curitiba que Lerner faleceu, em 2021, aos 83 anos, de complicações de uma doença renal crônica. Por conta de sua importância, o Estado do Paraná ficou em luto oficial por três dias.
Revolução urbanista em Curitiba
Jaime Lerner teve sua vida marcada pelos projetos que desenvolveu em Curitiba, onde foi prefeito três vezes. Por meio de projetos urbanísticos, de transporte, de meio ambiente e diversos programas sociais, ele transformou a cidade.
O conceito de ônibus articulado com paradas em estações de tubo, que facilitam o embarque e desembarque, foi criado por ele. Está é até hoje considerada uma das ações de planejamento urbano de maior sucesso do país.
Não apenas se tornou pauta no mundo acadêmico como também rendeu convites para Lerner dar aulas em universidades nos Estados Unidos e no Japão.
O primeiro calçadão do Brasil foi feito na capital paranaense, durante a gestão de Lerner. Na época, vários questionamentos foram feitos em relação à obra. Mas, pouco tempo depois, o calçadão se tornou um dos cartões postais da cidade.
Ainda, Lerner foi responsável por criar alguns dos mais importantes espaços públicos por lá, como o Parque São Lourenço e o Parque Barigui. Isso sem falar no Teatro Paiol e na sede da Prefeitura Municipal de Curitiba.
No início dos anos 1990, fez Curitiba passar por um processo de modernização a partir da construção do Jardim Botânico, da Rua 24 horas e da Ópera de Arame.
Esses são apenas alguns exemplos que mostram como Lerner conseguiu fazer a cidade se tornar um modelo para o resto do mundo.
Por meio do seu desejo de mudar a realidade, o arquiteto e urbanista soube aproveitar os pouco recursos que tinha e ter a simplicidade como referência para construção de uma cidade moderna e funcional.
Simplicidade como marca essencial do mobiliário de Lerner
Apesar de ter ficado conhecido sobretudo pelo trabalho de urbanista, Lerner também desenvolveu belas peças de mobiliário.
Suas criações são baseadas num minimalismo quase extremado, ou seja, a simplicidade sempre fala mais alto.
Para as peças de metal, usava apenas uma chapa dobrada, sem acrescentar nenhuma outra peça. Assim produziu cadeiras e poltronas com design contemporâneo e inovador.
Também trabalhou com madeira e outros materiais, conferindo movimento e leveza para homenagear as expressões da natureza.
Jaime Lerner nos ensinou a pensar as cidades com o coração
Sem dúvidas, um dos diferenciais de Lerner era o modo como enxergava os espaços urbanos. O que ele propunha por meio de seus projetos demonstrava o tamanho do afeto que ele tinha pelas cidades.
Além disso, sempre valorizou o simples.
Para ele, o imperfeito fazia parte do processo de gerar resultados práticos para a sociedade. Afinal, tinha pressa de fazer a mudança acontecer.
Deixando o ego de lado e reduzindo a burocracia, Lerner colocava em prática o “fazer logo” para melhorar o bem-estar da população, o clima e a sustentabilidade das cidades.
Isso explica por que ele recebeu tantos prêmios e reconhecimentos, não apenas no campo da arquitetura e urbanismo. Seu pensamento com certeza seguirá vivo por muito tempo.
Com olhar otimista em relação às cidades, colocou em prática conceitos aplicados nos vários cantos do mundo. Foi capaz de materializar sonhos coletivos ao valorizar os espaços públicos, priorizar o transporte coletivo e os pedestres, fomentar a sustentabilidade e a sociodiversidade.
Apesar de ter nos deixado, Jaime Lerner deixa seu legado de um dos mais influentes urbanistas do nosso tempo presente em tantos lugares por onde passou como arquiteto, urbanista, político e cidadão.
Imagem: Jaimer Lerner foi arquiteto e urbanista, prefeito de Curitiba e governador do Paraná (Foto: International Transport Forum/Flickr)