04.08.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Isay Weinfield é um dos principais nomes da arquitetura

Isay Weinfeld participa do Archtrends Summit 2023

 minutos de leitura
calendar-blank-line
04.08.2023
Conheça a história e as obras incríveis de Isay Weinfeld, arquiteto de renome internacional e com trabalhos espalhados pelos grandes centros do Brasil
minutos de leitura

Autor de conceituados projetos, residenciais, comerciais e institucionais, em todo o mundo, o paulista Isay Weinfeld é um dos grandes arquitetos contemporâneos. Reconhecido nacional e internacionalmente, Isay busca sua inspiração em livros, músicas, teatro e cinema, acreditando na multidisciplinaridade como principal impulsionadora da criatividade.

Isay Weinfeld é um dos grandes nomes que participará do Archtrends Summit 2023, em um bate-papo com Pedro Andrade, respondendo, inclusive, a dúvidas da plateia.

Continue a leitura para saber mais sobre a trajetória desse profissional marcante e algumas de suas principais obras.

Quem é Isay Weinfeld?

Isay Weinfeld nasceu na cidade de São Paulo, em 1952. Ele se formou em Arquitetura pela Universidade Mackenzie.

Fã de uma arquitetura silenciosa, ele reconhece nos brasileiros Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer seus exemplos.

Ele cita ainda o alemão Mies Van Der Rohe, o mexicano Luis Barragán, os japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa e o português João Carrilho de Graça como grandes nomes.

Características como elegância no detalhamento e linhas retas acompanham o profissional. Ele faz questão de reforçar que o estilo é um elemento surpresa fundamental para o sucesso do seu trabalho.

Ao longo da sua carreira como arquiteto, Isay conquistou diversos prêmios individuais. Dentre eles, a medalha de Ouro pela IDEA Award (projeto da Livraria da Vila) e o Prêmio Top (categoria espaço comercial).

Atualmente, Isay mantém o W 305, escritório desenhado pelo próprio arquiteto, no bairro Vila Madalena, Zona Leste de São Paulo. Lá, ele desenvolve projetos de edificações, design de interiores, criação de mobiliário, cenografia e cinema.

Leia também:

Projetos comerciais idealizados por Isay Weinfeld

Você provavelmente já conhece algum dos principais projetos de Isay Weinfeld, mas não sabia que era ele o arquiteto por trás das obras. Quer ver só? Acompanhe a leitura para conferir.

Lojas Havaianas

projeto de isay weinfield para as havaianas
Projeto de Isay Weinfield para as lojas Havaianas transmite frescor e informalidade (Foto: Nelson Kon)

O trabalho desenvolvido para a Havaianas, no bairro Jardins, em São Paulo, rendeu a Isay Weinfeld diversos prêmios e é um de seus projetos mais celebrados.

Nesse projeto, a empresa buscou retratar toda brasilidade inerente à sua marca. Por exemplo, trazendo uma sensação de sol, brisa e mar em cada centímetro do ambiente.

Livraria da Vila

livraria da vila
Projeto da Livraria da Vila foca na valorização do produto e conforto do cliente (Foto: Leonardo Finotti)

A Livraria da Vila também é um dos projetos mais premiados do arquiteto. O espaço lembra muito os antigos “sebos”. Também apresenta uma característica comum nas obras de Isay Weinfeld: as linhas retas.

Além do espaço ser bastante elegante, ainda oferece aos seus visitantes um ambiente altamente propício e convidativo para uma boa leitura.

Projetos residenciais idealizados por Isay Weinfeld

Isay Weinfeld é conhecido por rejeitar obras com as quais não se identifica. Para ele, é necessário haver uma troca honesta entre arquiteto e cliente. Do contrário, nenhuma das partes sairá satisfeita.

Abaixo, veremos dois de seus projetos residenciais mais notáveis. Eles representam muito bem a forma de trabalho desse profissional brilhante.

Casa Cubo

casa cubo, projeto de isay weinfield
Casa Cubo é uma residência com instalações dignas de museu (Foto: Fernando Guerra)

Isay Weinfeld recebeu a missão de planejar um imóvel para um casal colecionador de artes. Nesse sentido, o arquiteto criou cômodos comuns como sala, cozinha e banheiro.

A grande diferença para ambientes residenciais comuns é que os espaços transmitem a ideia de exposições de arte com instalações dignas de museu.

Edifício 360º

edifício 360º de isay weinfield
Edifício 360º contempla 62 “casas suspensas com quintal” (Foto: Fernando Guerra)

Esse projeto é realmente incrível e tem uma proposta totalmente ousada para uma cidade como São Paulo, acostumada a prédios enormes, com apartamentos pequenos e funcionais.

O objetivo principal da obra, além de trazer funcionalidade para o ambiente, era fazer com que o morador se sentisse dentro de uma casa. A solução para isso foi construir “62 casas suspensas com quintal”.

Assim, a varanda – espaço comum em qualquer apartamento – deu lugar a um quintal iluminado e bastante amplo.

Fora isso, o condomínio oferece uma infraestrutura habitual e que faz parte dessas construções, como piscina, salão de jogos, entre outros.

As 4 faces do edifício têm a mesma aparência. Portanto, não há diferenças entre a fachada principal e as demais.

Colaboração: Isay Weinfeld e Portobello

A mostra organizada pela revista Interni na Universidade de Milão, no Fuorisalone da Semana de Design de 2022, teve participação especial da Portobello com Isay.

colaboração isay weinfield e portobello
Estrutura com painéis de revestimentos Portobello ocupou um espaço na mostra Design Re-Generation, em Milão (Foto: Amanda Sequin)

A marca patrocinou o pavilhão arquitetônico de Isay Weinfeld na exposição Design Re-Generation. O espaço recebeu o nome de Supercalifragilisticexpialidocious, uma clara homenagem ao filme Mary Poppins.

Para se inspirar e criar um ambiente único, o arquiteto selecionou algumas obras curadas da sua lista de referências que lhe despertam memórias afetivas, sensoriais e criativas.

Dentre algumas destas referências, podemos citar a música de João Gilberto, Desde que o Samba é Samba, o projeto arquitetônico de Le Corbusier, Villa Savoye, e o filme Melancolia, de Lars von Trier.

Vale ressaltar que a Portobello teve muitos de seus revestimentos expostos em diversos painéis no pavilhão, “completando e contextualizando a peça exposta, seja pela cor, pela textura ou pelo brilho”, de acordo com Isay.

Isay Weinfeld
Atualmente, Isay Weinfeld é um dos grandes parceiros da Portobello (Foto: Portobello)

Isay também está em processo de cocriação com a Portobello, participando da Inovação Aberta. Podemos esperar alguns spoilers sobre o que vem aí no Archtrends Summit 2023!

Principais premiações e trajetória artística de Isay Weinfeld

Ao longo da carreira, o arquiteto deu vida a inúmeros projetos. Isso rendeu a Isay Weinfeld reconhecimento profissional e prêmios importantes.

Conforme já mencionamos, a loja da grife Havaianas (SP), por exemplo, recebeu prêmios significativos.

Um deles foi na categoria comercial da segunda edição do World Architecture Festival, em 2009. O outro foi o troféu de Ouro no Prêmio IDEA de design, nos Estados Unidos.

Já o projeto da Livraria da Vila, também de São Paulo, conquistou a Menção Honrosa pelo Prêmio Licc (Londres), Medalha de Ouro pela IDEA Awards e Prêmio Top – categoria espaço comercial -, no XXI Mercado Design de São Paulo.

Cinema

fogo e paixão de isay weinfield
Cena de Fogo e Paixão, dirigido por Isay Weinfield e Marcio Kogan (Foto: Reprodução)

Além dos prêmios conquistados por suas obras e de toda sua carreira de sucesso como arquiteto, antes de ingressar na faculdade de arquitetura, Isay Weinfeld iniciou sua vida profissional como cineasta.

Produziu e dirigiu, em parceria com o arquiteto e amigo pessoal Marcio Kogan, 14 filmes de curta-metragem e um longa.

Em 1984, o curta Idos com o Vento conquistou o prêmio de melhor filme do Festival de Gramado e do Festival de Huelva, na Espanha. O longa Fogo e Paixão foi lançado em 1988.

Críticos de arquitetura e cinema de São Paulo costumam comparar: a arquitetura sempre foi cinematográfica e o cinema sempre arquitetônico.

Isay Weinfeld é palestrante no Archtrends Summit 2023

Isay Weinfeld é um dos convidados para compartilhar o que está dentro de sua Arquitetura no Archtrends Summit 2023.

O fórum de criatividade da Portobello é voltado para profissionais de arquitetura e design, além de estudantes, e acontece desde 2018. Este ano, o evento tem a curadoria da POLI.DESIGN, fundada pelo Politecnico di Milano.

Neste ano, o tema é: O que está dentro importa. Portanto, as conversas vão girar em torno da busca por expressões que representem cada um. Por ambientes únicos, com elementos de identidade para construir uma história.

Para entender esses bastidores que revelam a alma do projeto, Isay Weinfeld é um dos convidados do evento. Em um bate-papo com Pedro Andrade, o arquiteto vai responder a perguntas do público, em um momento único de troca.

Além de Isay Weinfeld, o Archtrends Summit 2023 recebe outros convidados de peso. Entre eles, estão Eduardo Lyra, André Carvalhal, Gabriela de Matos, Paulo Tavares, Matteo Ingaramo, Ailton Krenak e Tom Dixon.

O evento acontece no dia 5 de setembro, no Teatro Santander, em São Paulo. Essa é a primeira vez que haverá venda de ingressos, que variam entre R$ 150 e R$ 300. 

As palestras, claro, são o ponto alto do Archtrends Summit. Mas o evento é também uma grande oportunidade para fazer networking e trocar conhecimento.

Quer participar desse importante fórum de arquitetura e design? Garanta já o seu ingresso para o Archtrends Summit 2023!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Isay Weinfeld participa do Archtrends Summit ...

Isay Weinfeld participa do Archtrends Summit 2023

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Assisti ao documentário no HBO do arquiteto Isay e gostei muito, sou Adm de empresas, mas apaixonada pela arquitetura e os projetos dele são extraordinários. Parabéns

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies