24.08.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Humberto e Fernando Campana sentados sobre o Banco Dois Irmãos, uma das obras mais memoráveis dos designers (Crédito: Bob Wolfenson)

Irmãos Campana e a arte da transformação no Archtrends Summit 2022

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.08.2022
Os Irmãos Campana levam o design brasileiro para o mundo e colecionam prêmios e trabalhos singulares
minutos de leitura

É difícil falar de design brasileiro das últimas décadas sem citar os Irmãos Campana. A dupla paulista renovou a produção nacional, com design autoral e colecionável, nos limites da arte. reconhecido em todo o mundo. Tudo isso utilizando uma lógica de produção de impacto social.

O uso da arte como ferramenta de transformação dos indivíduos e da sociedade será o tema do painel de Humberto Campana no Archtrends Summit 2022, que acontece no próximo dia 8 de setembro.

Conheça mais sobre a história dos irmãos que transformaram o design brasileiro e sobre o Archtrends Summit 2022, que neste ano aborda o aspecto coletivo da nossa existência.

Humberto Campana (sentado) estará em painel para falar sobre a arte da transformação (Foto: Bob Wolfenson)

Trajetória e DNA nacional dos irmãos Campana

Cofundado em 1984 pelos irmãos Fernando (1961) e Humberto (1953) Campana, o estúdio Campana é considerado pioneiro do design disruptivo, conquistando reconhecimento internacional por seu design de mobiliário e peças intrigantes, estabelecendo uma linguagem singular e inovadora.

Profundamente enraizado na cultura e nas tradições brasileiras, carrega em sua essência valores universais, como a liberdade e a dignidade humana, criando sua identidade por meio de experiências de vida. Ao incorporar a ideia de transformação e reinvenção, seu processo criativo eleva os materiais do cotidiano à nobreza. Características brasileiras - como a abundância de cores, misturas e caos criativo - trazem o triunfo das soluções simples, poeticamente.

Sofá Bom boca dos Irmãos Campana, para a Louis Vuitton, na semana de design de Milão (Foto: Taissa Buescu)

Sediado em São Paulo, o estúdio Campana está constantemente investigando novas possibilidades dentro do design: da confecção de móveis à arquitetura, paisagismo, moda, cenografia e muito mais. Unir disciplinas e incentivar a troca de conhecimentos entre comunidades e artistas são fontes vitais de inspiração, de um repertório que se renova e de um pensamento livre. 

A parceria com várias marcas e indústrias permite a combinação do melhor das técnicas manuais, das práticas de produção sustentável e tecnologias de ponta. Um destaque é a parceria com Paola Lenti, que também participará do Archtrends Summit. A nova colação Metamorfosi se origina na recuperação criativa dos retalhos de tecido da designer italiana.

Em 2002, Campana começou a produzir sua linha de edições limitadas e peças únicas, feitas à mão no ateliê de São Paulo. Essas edições especiais são representadas por galerias internacionais e nacionais, incluindo Friedman Benda em Nova York, Carpenters Workshop Gallery em Londres e São Francisco, Galleria Giustini/Stagetti em Roma, além de Luciana Brito Galeria e Firma Casa em São Paulo.

Reconhecimento internacional

As peças Campana fazem parte de coleções permanentes de renomadas instituições culturais como o Centre Pompidou e o Musée Des Arts Décoratifs, em Paris, MoMa, em Nova York, Design Museum de Londres, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Vitra Design Museum, em Weil am Rhein.

Os irmãos Campana estão atualmente listados como um dos arquitetos icônicos do mundo na Interni (2018). Em 2015 e 2014, a Wallpaper os classificou, respectivamente, entre os 100 mais importantes e os 200 maiores profissionais de design. Em 2013, foram listados pela revista Forbes entre as 100 personalidades brasileiras mais influentes.

A icônica Cadeira Vermelha, com 500 metros de cordas trançadas, em exposição na David Castillo Gallery, em Miami (Foto: Myriamr87/Wikimedia Commons)

Archtrends Summit 2022: Me Is We

Humberto Campana vai marcar presença na 5ª edição do Archtrends Summit, em talk com a curadora de design e colunista do Archtrends Taissa Buescu. 

O ciclo de palestras sobre arquitetura e design deste ano tem como tema Me is We: Nossa natureza é coletiva, uma pauta importante para o contexto atual e também para o universo da arquitetura, visto que arquitetos são responsáveis por promoverem diálogos e debates constantes para a construção de novos tempos.

O evento promete reunir mais de 600 profissionais do setor convidados pela Portobello, mas também pode ser acompanhado online por pessoas de todo o Brasil através do link de transmissão. Para garantir a sua participação, é só fazer sua inscrição gratuitamente aqui.

Confira agora a programação completa do evento e conheça os outros participantes do Archtrends Summit 2022!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Irmãos Campana e a arte da transformação n...

Irmãos Campana e a arte da transformação no Archtrends Summit 2022

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies