Instalações em jardins e pátios do FuoriSalone
Durante o FuoriSalone 2022, tivemos a oportunidade de visitar diversas instalações da cidade de Milão e nos surpreendemos com essa união fantástica do antigo com o contemporâneo.
A instalação The Art of Dreams, da Porsche, no Palazzo Clerici, foi uma delas. A artista floral Ruby Barber, do Studio Mary Lennox, e a fabricante de carros esportivos exibiram uma plataforma em que uma espécie de jardim flutuante de rosas criava um pequeno labirinto. A mostra combinou a fragilidade das flores com a promessa da tecnologia do século 21.
O jardim de rosas flutuava em uma plataforma espelhada, que se localizava bem ao centro do pátio do Palazzo. Além disso, a cada hora ocorria um show de drones, que transportavam rosas em meio a uma névoa de gelo seco, um espetáculo! Pelas manhãs, foram oferecidas aulas de ioga nessa instalação, no meio das rosas. Incrível essa ideia, não é mesmo?
Outro pátio histórico ocupado por uma instalação de arte foi o Palazzo Senato. A instalação imersiva foi feita de uma série de painéis empilhados combinados, que formavam um túnel caminhável sobre um espelho d’água. A obra, chamada de Divided Layers, foi criada pelo artista Daniel Arsham, para Kohler, um fabricante de louças e metais. A ideia era recriar uma cuba que pudéssemos atravessar. Essa instalação foi tão bem sucedida que acabou ganhando o prêmio FuoriSalone Award de 2022, como a instalação mais memorável do design week.
Cada painel faz referência a um único plano da argila impressa em 3D que se junta para formar a cuba. Dentro da instalação, há um espelho d'água que cria o efeito de duplicar e refletir a abertura do volume criado pelas camadas impressas em 3D. As camadas produzidas na instalação, mimetizam o ritmo das colunas dentro do pátio do Palazzo, contribuindo uma atmosfera que representa movimento e sinergia, o novo conversando com o antigo.
Por último, apresentamos a instalação da Timberland, Floating Forest, projetada pelo escritório de arquitetura Stefano Boeri. Já falamos um pouco sobre esse escritório por aqui - eles ficaram conhecidos por suas torres residenciais sustentáveis chamadas de Bosques Verticais. No FuoriSalone, eles trouxeram um mini bosque flutuante sob o canal Darsena del Naviglio.
Neste caso, a instalação interage com o entorno urbano da cidade, trazendo mais verde para o coração de Milão. Concebido como um ecossistema, trouxe mais de 610 plantas, que ficaram flutuando sobre essa plataforma espelhada e que refletia a água do canal. O projeto teve uma pegada consciente e sustentável - após a design week, essas plantas foram doadas a instituições que visam regenerar o Parque Vittabbia.