Inside Dalí: surrealismo fascinante sobre a Divina Comédia
Inside Dalí é uma exposição envolvente que fica na fronteira entre a imaginação e a realidade. O visitante atravessa um universo imaginário repleto de sonhos e redescobre a vida de um dos maiores pintores do século XX, o principal intérprete do surrealismo, o espanhol Salvador Dalí.
Salvador Dalí (1904-1989) foi um pintor espanhol que se destacou por suas composições desconexas e insólitas. Com seu famoso bigode sinuoso e com disposição para escandalizar, foi um grande representante da estética surrealista, sempre tendo destaque pelas suas imagens de qualidade plástica.
Na exposição Inside Dalí, em Florença, Itália, ao combinar a experiência tecnológica digital com uma instalação que oferece aos visitantes a oportunidade de admirar as obras originais do mestre catalão, o público tem a oportunidade de confrontar algumas evidências físicas da arte de Dalí.
Produzida com o apoio da Fundação Gala Salvador Dalí, Inside Dalí é uma mostra de arte digital em que o coração da exposição é, de fato, um espaço envolvente, no qual o visitante entra em contato direto com a pintura de Dalí por mais de 35 minutos, um momento muito emocionante que fascina os visitantes do mundo todo.
Em comemoração ao 700º aniversário de morte de Dante Alighieri, Inside Dalí hospeda exclusivamente as xilogravuras originais da Edição Salani da Divina Comédia, criadas em 1950, e extraídas das aquarelas originais de Salvador Dalí.
O Instituto Poligráfico do Estado, sob a égide do governo italiano, encarregou Dalí de produzir uma série de ilustrações da Divina Comédia. O pintor trabalhou nos quadros por quase nove anos, dando vida a 100 aquarelas que, em 1960, foram exibidas no Musée Galliera em Paris.
Infelizmente, a obra, tal como foi inicialmente concebida, nunca viu a luz do dia, devido a uma polêmica suscitada por alguns setores da opinião pública italiana contra o fato de tal projeto ter sido confiado a um artista estrangeiro.
Em 1962, porém, foi o editor fiorentino Mario Salani quem reviveu a ideia, desenhando uma edição da Divina Comédia em seis livros, dois para cada cântico, em sinergia com a editora Arti e Scienza de Roma, acompanhada das obras de Dalí.
Para transpor as aquarelas em xilogravuras, foram utilizadas 3.000 madeiras, com até 35 cores para cada uma delas e agora elas vêm divulgadas de uma nova e diferente forma, no âmbito digital dentro da exposição localizada em Florença, Inside Dalí.
Não teria melhor forma para homenagear Danti Alighieri, o famoso poeta, escritor e político fiorentino.
A trajetória de Dalí no poema de Dante entrelaça um diálogo íntimo e pessoal com a obra do poeta, que é abordado com um olhar que poderia ser definido como psicanalítico.
Inferno, purgatório e paraíso tornam-se campos de teste para a hipótese de leis de perspectiva estranhas à racionalidade humana. O espaço e o tempo se expandem para aderir a uma dimensão interior que não é possível conhecer com as ferramentas da lógica comum.
Gostaram do post? Compartilhe com a gente a sua opinião!
Para conferir uma outra incrível exposição digital surrealista já apresentada em Florença, confira: Inside Magritte
Foto de destaque: (Imagem cortesia: @insidedali)