Para um jovem morador, um casal com filhos, executivos, lojistas, seja qual for o desafio proposto pelo cliente, Thiago Mondini prima pela elegância e um discreto charme em seus projetos de interiores, sempre associados à identidade do usuário e as soluções arquitetônicas mais adequadas. O arquiteto de Blumenau, Santa Catarina, planeja os espaços considerando itens essenciais como conforto, bem-estar e qualidade do ambiente construído.
Por isso, a aposta certa na fluidez dos ambientes a partir de uma boa circulação, na valorização da iluminação natural e no equilíbrio entre diversos elementos compositivos como mobília, objetos e complementos. As cores e os acabamentos são determinantes no projeto, servindo como recursos para propostas mais ousadas.
A iluminação funcional é discreta e complementa o protagonismo de algumas luminárias. O detalhamento de forros e pisos atendem não somente ao desejo dos clientes como são soluções de projeto para corrigir eventuais desafios estruturais.
Desafio: filtrar desejos do casal
No projeto deste apartamento de 300m² para um casal jovem com duas filhas, o principal desafio foi filtrar os gostos aparentemente divergentes dos proprietários. Enquanto ele tinha preferência por painéis de madeira, cores intensas, referências clássicas e mármores desenhados, ela desejava ambientes claros, leves, sóbrios, com poucas cores e menos informação.
Mondini conseguiu unificar os gostos antagônicos de maneira muito equilibrada nesta reforma feita em etapas. A última intervenção durou três meses e ocorreu em um espaço de 100m². “O cliente queriaque a sala ficasse bastante espaçosa. Por isso, precisávamos disfarçar pilares mal posicionados. Também optamos por manter o gesso existente, o que resultou em uma obra mais limpa, aliás outra solicitação do dono do imóvel”, explica o arquiteto.
Uma questão importante que norteou o projeto foi a redução de informações nas paredes e pisos para que o espaço tivesse o mínimo de barreiras visuais.
Prático para o jovem morador
Um jovem morador, na faixa dos 30 anos, solteiro e que eventualmente recebe amigos e familiares, solicitou ao arquiteto que criasse um projeto prático com ênfase no uso de materiais. “Estruturei todos os ambientes a partir de eixos que definiram alinhamentos de mobiliário e de iluminação para garantir a organização perfeita dos elementos do projeto. É notória a base quase minimalista e uma composição embasada nos princípios tradicionais e atemporais”, ressalta Mondini.
O projeto equilibra as cores escuras, com destaque para o cinza, com as tonalidades da madeira. A iluminação é intimista, funcional, planejada para a criação de diferentes cenários, no entanto explora o design em peças de destaque. Conforto na mobília, principalmente no estofado em couro natural.
“O padrão repetitivo no gesso da sala surgiu a partir da existência de uma viga que interrompia a continuidade dos ambientes. Assim, a viga foi disfarçada e se criou um elemento de interesse”, explica.
Arquitetura traduz desejo dos clientes
Fundado em 2007 na cidade de Blumenau, Santa Catarina, o escritório Thiago Mondini Arquitetura tem como premissa realizar projetos personalizados. Atua em projetos arquitetônicos e de interiores residenciais, comerciais, corporativos, institucionais, de desenho urbano e de espaços públicos. As atividades abrangentes visam manter o escritório atento às diferentes escalas de projeto. “Entendemos o papel do profissional de arquitetura como um orientador capaz de ouvir o cliente e traduzir seus desejos práticos e estéticos em um resultado coerente com as práticas contemporâneas”, afirma o arquiteto.