Desde o hall deste apartamento, o porcelanato pontua a proposta de interiores, aliado aos quesitos voltados ao bem-estar e à elegância. Além da área de entrada, o vestíbulo, o lavabo e gourmeteria (foto acima) exibem o Dansk Cement Graphite 120x120 natural. Trata-se de um “produto muito diferenciado pelo toque do acabamento e pela sofisticação, proporcionando aos ambientes uma atmosfera sóbria e refinada”, conforme a arquiteta Graziella Yllana Hecher, sócia de Rodolfo De Conto Hecher no escritório Hecher Yllana Arquitetos. Para a cozinha e a lavanderia deste apartamento na capital gaúcha, o casal especificou Pietra Lombarda Grigio.
– Os dois foram selecionados em composição com os demais acabamentos neutros em tons cinza, grafite e preto. E, em especial, propondo um contraponto sólido e frio, com a madeira no piso e forro – diz Graziella, ao ressaltar que “o Pietra Lombarda veste literalmente um ambiente”. O revestimento já havia sido usado pelos arquitetos em alguns projetos, nos tons off white e grigio, em interiores e exteriores e “o resultado foi sempre fascinante”.
Para a arquiteta, o maior diferencial deste projeto é a área social, ampla e muito bem distribuída e integrada. A proposta resulta em um convite ao convívio. Contudo, não foi uma tarefa simples chegar a esse resultado. Um dos grandes problemas era não reduzir o pé-direito a ponto de “ficar baixo e achatar os ambientes”. Essa harmonia na altura consistiu em um grande desafio para os profissionais. Mas tudo foi resolvido com excelência, com a essencial ajuda da tecnologia para climatização e iluminação, claro, e com a aplicação de “revestimentos de forro em madeira, fazendo a composição equilibrada e essencial com porcelanato e pedra natural”. Vale ressaltar que tanto a área íntima quanto a social têm a mesma tipologia em materiais como revestimentos de piso, mobiliário e tratamento luminotécnico.
Quando os arquitetos iniciaram o projeto, a obra do apartamento, em prédio novo localizado nos altos do bairro Bela Vista, “com um visual belíssimo”, já estava na fase final, mas não foram necessárias muitas alterações na planta porque “o imóvel já oferecia a maioria dos requisitos desejados pelos clientes”, conforme Graziella.
– A flexibilidade de uso dos ambientes foi explorada com ambientes fluidos, mobiliários soltos de design e sob medida na periferia dos ambientes – ressalta a arquiteta, que faz questão de destacar a cristaleira central, “elemento de interesse do projeto, com a alocação e a forma em aquário que proporciona uma leve divisão entre os ambientes de vestíbulo e jantar, não compartimentando os espaços”, com brises móveis no fundo da cristaleira, criando um toque de beleza e de privacidade.
Proposta “minimalista e prática”, o apartamento exibe tudo novo: peças de mobiliário, objetos e obras de arte foram selecionados especialmente para a residência, como as pinturas do living e jantar, assinadas pelo artista visual Marcelo Hubner. Os tapetes, contemporâneos e em tons neutros, complementam o layout dos ambientes, assim como as cortinas e persianas, especificadas com objetivo de graduar a intensidade solar, mas sem perder a vista externa em nenhum horário do dia.
Quem desfruta do resultado é a família de quatro integrantes, um casal e dois meninos, o primogênito, de 15 anos, e o caçula, de 10 anos. Graziella conta que “a família buscava um lar confortável, com espaços sociais sofisticados, gabinete privativo, áreas de serviços equipadas e área íntima extremamente confortável e discreta”. A arquiteta ressalta a existência de uma varanda, que acrescenta à proposta ambiente externo para estar e refeições.
– O projeto caracteriza o perfil do nosso escritório, exclusivo; cada projeto desenvolvido para cada cliente – diz.
Graziella conta que o escritório trabalha como atelier de arquitetura e execução de projetos há 15 anos no mercado de alto padrão:
– Somos uma dupla de arquitetos e estagiários que contribuem no desenvolvimento dos projetos técnicos. Trabalhamos de forma completa, desde a escolha do local ou imóvel com o cliente, o lançamento e desenvolvimento do projeto, e a execução e ambientação. São trabalhos complexos desenvolvidos durante esses anos, únicos e eternos! Somos apaixonados pela arte de viver que a arquitetura proporciona, cada cliente, cada família, ambiente, casa. É fascinante, além de eternamente desafiador, fazendo do próximo projeto sempre o melhor – conclui a arquiteta.