Força Aérea Italiana colore o céu do país
No dia 2 de junho é comemorado os 74 anos do plebiscito que colocou fim à monarquia italiana, transformando o país em uma República. Na pandemia, a data teve um sentido diferente. Após passarem dias difíceis em um Lockdown em toda a Itália, os italianos começam a se reerguer de uma das suas maiores crises.
Uma iniciativa foi lançada pelo esquadrão acrobático da Força Aérea Italiana, Le Frecce Tricolori, que foi protagonista de um "abraço tricolor" em toda a Itália. A turnê durou 5 dias e sobrevoou 21 cidades de norte a sul do país. Entre as cidades envolvidas: Trento, Codogno, Milão, Turim, Aosta, Gênova, Florença, Perugia, Áquila, Palermo, Bari, Nápoles, Veneza, Bologna, Trieste e outras. Um gesto para celebrar a República Italiana, mas ao mesmo tempo uma homenagem às vítimas do Coronavírus, profissionais da linha de frente e todos os italianos que estão enfrentando um momento difícil. As acrobacias foram uma demonstração de solidariedade.
Confira imagens da fotógrafa brasileira radicada na Itália, Solange Souza, que percorreu e presenciou ao vivo todas as apresentações da Força Aérea Italiana.
A crise do coronavírus na Itália não terminou, todo o país ainda está enfrentando suas consequências e seus traumas. Os italianos se mostraram um povo muito unido e forte na luta contra o inimigo invisível, mesmo tomados por sentimentos de incerteza e insegurança a esperança prevalece. Esse espírito de unidade é o que fará o país renascer pouco a pouco.
Os rastros de fumaça com as três cores da bandeira italiana, verde, branco e vermelho, além de emocionar e proporcionar belíssimas imagens em alguns dos cenários mais famosos do mundo, marcaram o início de um recomeço, que não será nada fácil.
Os pilotos militares executaram manobras com seus nove jatos enaltecendo ainda mais as maravilhosas cidades italianas.
Para o presidente do país, Sergio Mattarella, o dia 2 de junho de 2020 teve um novo sentido, e os italianos encontraram a verdadeira face de uma República. A solidariedade, generosidade, paciência e respeito pelas regras, foram cruciais nos últimos meses. Ele ainda comparou o momento atual com os períodos de pós-guerra, onde os cidadãos devem valorizar a importância de reconstruir o país com base nos valores de união para enfrentar as extremas dificuldades.
Presenciar de perto essa homenagem foi emocionante, um verdadeiro abraço de esperança em meio aos tempos difíceis que estamos enfrentando, um ato encorajador para um novo começo. A Itália hoje está na fase 3, onde algumas fronteiras já foram abertas e podemos circular de uma região para outra. São diversos os planos para a retomada do turismo e as perspectivas para normalidade na nossa Bella Italia!