Projeto novo e ainda sem referências? Saiba que há diversos filmes para arquitetos para assistir e se inspirar. Do drama à comédia e da ficção ao documentário, vai ser fácil ter novas ideias e ainda se entreter na hora do descanso.
Do mundo real para as telas e das telas para sua casa, os filmes para arquitetos retratam histórias reais e ficcionais. Ambas têm o poder de dar vazão às novas perspectivas, não apenas cinematográficas, mas, principalmente, arquitetônicas e de design.
Neste artigo, confira quatro filmes para arquitetos se inspirarem e se entreterem com obras mundiais!
Filmes para arquitetos se inspirarem muito
Você vai conhecer filmes para arquitetos imperdíveis que abordam desde projetos ousados às ficções, que contam em um roteiro bem amarrado como a arquitetura impacta a vida das pessoas.
1. Koolhaas HouseLife (2008)
Koolhaas HouseLife é um documentário imersivo na Maison Bordeaux, uma casa de 500m² com arquitetura assinada por Rem Koolhaas. O arquiteto foi premiado pelo projeto com o Pritzker, considerado o “Nobel da Arquitetura”.
No filme, cada canto da casa é explorado a partir da perspectiva da doméstica Sra. Guadalupe. Entre dificuldades e facilidades ergonômicas proporcionadas pelo projeto, a empregada deve trabalhar na casa e manter tudo ajeitado diariamente.
Um dos filmes para arquitetos perfeitos para se ter a perspectiva, principalmente, de quem vive no lugar e como o espaço molda o cotidiano dos moradores nos projetos. Ao todo, a produção do filme ficou por uma semana na Maison explorando os espaços e mostrando suas excentricidades.
2. The Human Scale (2012)
O filme dinamarquês traz uma perspectiva baseada em dados sobre como as pessoas se relacionam com as cidades e vice-versa. A partir de uma pesquisa detalhista feita durante 40 anos pelo arquiteto Jan Gehl, ícone do urbanismo, que evidencia o aumento exponencial das populações em grandes centros.
Em português, A Escala Humana mostra que cerca de 50% da população mundial vive em centros urbanos e em menos de meio século esse número vai chegar a 80%. Diante desse crescimento acelerado, a obra questiona o papel que espaços públicos e privados devem ter na vida das pessoas.
Quais são os impactos na organização cotidiana a partir da arquitetura desenhada “às pressas” para suportar tamanho aumento de densidade demográfica? O filme destaca essa pergunta por meio de entrevistas e ainda com uma fotografia arrasadora sobre grandes centros mostrando tanto a organização como a desorganização.
3. O Som ao Redor (2013)
Com direção de Kleber Mendonça Filho, que entre outras obras dirigiu Bacurau e Aquarius, O Som ao Redor é um filme que trata sobre segurança em casa e também nos espaços que rodeiam moradores de um bairro de classe média. Tudo a partir da arquitetura e da vida de populares.
A arquitetura é muito focada pela fotografia da obra, que mostra por meio de diversas figuras da trama a vida cotidiana. Além disso, a história conta a chegada de milicianos em um bairro de Recife, que “propõe” fazer a segurança da rua.
Entre o mistério sobre a chegada do grupo, assaltos pelo bairro, o Som ao Redor trabalha a vida permeada pela arquitetura e pessoas.
4. Life as a House (2001)
Life as a House ou, em português, Tempo de Recomeçar é uma obra que aborda arquitetura, valores familiares, existência e a brevidade da vida. Tudo isso a partir de uma história simples que pode refletir com bastante proximidade a vida de centenas de pessoas.
O roteiro começa quando o arquiteto George Monroe descobre que está com câncer terminal e lhe resta pouco tempo de vida. A partir desse instante, ele decide mudar tudo o que estava acontecendo em sua rotina.
A busca do protagonista é reconquistar o relacionamento com o seu filho e fazer as pazes com sua ex-mulher. Tudo isso é feito a partir de um desejo que o toma, de construir uma casa à mão, e deixá-la como herança ao garoto.
Mas, assim como todas as obras reservam surpresas, não vai ser tão simples erguer uma casa e recomeçar a vida de repente. Tempo de Recomeçar é um dos grandes filmes par arquitetos para repensar a arquitetura como um valor, forma de relacionamento e obra de vida.
Se você vai maratonar estes quatro filmes para arquitetos ou assistir cada um em dias diferentes, não há diferença. O que importa é que você coloque estas obras em sua agenda e reserve um tempo para descobrir, além de filmes inspiradores para seus projetos, obras memoráveis.
Leia também nosso post sobre a importância do urbanismo em grandes cidades!