Bologna — a terra da cerâmica — também é conhecida como o lugar da “boa mesa”, sendo a cidade mais bem-conceituada da gastronomia italiana. Não teria local melhor para inaugurar o maior parque gastronômico do mundo, certo?
Assinado pelo arquiteto Thomas Bartoli, o projeto é fruto da ideia de poder compartilhar, em um só ambiente, a transformação do produto alimentício, desde o seu processo de produção até a venda e o consumo. Nasce então o FICO, de autoria da maior rede de supermercado italiana, Eataly.
O conceito principal do projeto, que gira em torno da operacionalidade, é identificado até mesmo na sua arquitetura. O uso do aço remete à parte industrial de produção e há materiais naturais e presença da natureza nos espaços internos, fazendo alusão ao meio agrícola.
O FICO é fragmentado no estilo tradicional dos supermercados Eataly, porém em uma escala muito maior e com diversas atrações extras. Uma área com cerca de 100 mil metros quadrados foi desmembrada da seguinte forma: 9.000m² de área para mercados, 47 restaurantes e bares, 22 hortas, seis estábulos para animais e, em média, 40 áreas de produção.
Em relação à arquitetura do local, o que nos fascina e inspira é a maneira como a distribuição dos diversos usos foi feita de forma diferenciada, porém harmônica. Cada restaurante tem sua característica, assim como os produtos das lojas são identificados de longe.
E como isso acontece? Um percurso interno conecta os espaços e pode ser feito de bicicleta ou até mesmo a pé. Ele guia o visitante por diferentes expositores com vários estilos arquitetônicos, que proporcionam a sensação de estar em uma viagem pela Itália e sua variada cultura gastronômica.
O projeto permitiu a implementação de um alto número de layouts diferenciados, possibilitando a adaptação conforme as necessidades de construção para o uso das empresas que possuem espaços de venda no FICO. Com isso, cada expositor destacou o seu produto e a sua marca de maneira notória, porém em coesão com o espaço como um todo.
O design da Fábrica FICO Eataly World visa padrões sustentáveis para o meio ambiente. A eletricidade é produzida pelo sistema fotovoltaico instalado no telhado e há unidades de refrigeração por levitação magnética.
Se você é um grande apreciador da biodiversidade gastronômica italiana, embarque nessa viagem ao redor do Eataly World!
Gostou da novidade? Compartilhe com a gente caso já conheça o projeto ou se o FICO vai entrar nos seus próximos destinos!