Acredito que eu seja uma das maiores fãs da semana de design de Milão. Acompanho o evento presencialmente, de corpo e alma, desde 2003 e não houve um ano sequer que eu não tenha saído transformada pelo alto nível de instalações, lançamentos e experiências que as marcas participantes oferecem. E 2024 não foi diferente. Pelo contrário, a feira e os eventos paralelos do chamado Fuorisalone conseguiram superar minhas expectativas, que, como vocês podem imaginar, já eram bem altas.
Para conseguir ver tudo o que gostaria foi fundamental me organizar com antecedência. Devo dizer que nem sempre consigo fazer isso. Mas este ano, ao preparar o roteiro de eventos de Milão, já fui identificando o que era de fato imperdível, organizando a agenda de acordo com os bairros para otimizar os deslocamentos.
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
Vou contar aqui os melhores momentos dos meus dias mais quentes: os dois primeiros, domingo, 14, e segunda, 15 de abril, dedicados aos endereços que mais prometiam segundo meu roteiro, e o último, sexta, 19 de abril, reservado para ver endereços mais afastados que eu não havia conseguido visitar durante a semana.
Alcova
Domingo acordei bem cedo para aproveitar o press preview de Alcova, que, na sua quinta edição, comprovou ser um dos eventos mais visitados do Fuorisalone. Focada em design experimental, técnicas eco social friendly e jovens talentos de diversas origens e culturas, a mostra Alcova ocupou duas villas na cidadezinha de Varedo, a 40 minutos de trem partindo da estação Cadorna. Apesar da distância e da fila para acessar as locações, o tempo despendido foi devidamente recompensado.
Em Villa Bagatti Valsecchi, uma edificação do século 19, pirei com o trabalho dos designers Simone Post, Elvis Wesley, Adrianus Kundert, que, em colaboração com o Textielmuseum, criam tapeçarias e máscaras através do upcycling de tecidos descartados. Lá, o espanhol Álvaro Catalán de Ocón, fundador da Petlamp, apresentou seu novo trabalho, executado junto The BAba Tree Company, das comunidades Gurunsi, em Gana: os artesãos criam tapetes em palha local tramada com pet reciclado, inspirados na vista área de suas aldeias, cujas casas em formato arredondado se organizam de forma circular. Também adorei a instalação Printed Nature, do designer Harry Thaler em colaboração com econitWood™️, que desenvolveram peças de mobiliário produzido em impressora 3D utilizando reciclagem de serragem da indústria da madeira.
Já a ocupação de Alcova em Villa Borsani foi um espetáculo à parte. Só a casa modernista assinada pelo arquiteto Osvaldo Borsani, projeto racionalista de 1945, com pé direito generoso, janelas e pisos primorosos, escada central escultórica e jardim exuberante, já valia a visita.
Especial o trabalho da colombiana Lucía Echavarria. Magnetic Midnight Maison mescla mais de 80 técnicas de artesanato do seu país através da colaboração de uma ampla rede de artesãos. Objects of Common Interest, estúdio da dupla grega Eleni Petaloti e Leonidas Trampoukis, que ano passado ocupou o grande vão da Nilufar Depot e lhe rendeu o prêmio Edida 2024 na categoria Designer do Ano, ocupou a última sala de Villa Borsani com uma instalação colorida e multissensorial. E, ao sair da casa, poética a vista do jardim com as esculturas orgânicas do alemão Cengiz Hartmann, provocando aquele suspiro que torna a visita inesquecível.
Galleria Rossana Orlandi
Domingo acabou na Galleria Rossana Orlandi, lugar mágico de Milão, ponto de encontro de tantos amigos: designers, arquitetos, jornalistas, fotógrafos… Simplesmente amei a instalação Korean Craft Show, que ocupava duas grandes áreas da galeria, com peças feitas à mão em vidro, bambu, madeira e até um grande painel figurativo realizado com chá verde.
Brera
Segunda, o dia mais longo da história, foi alucinante. Mas igualmente fantástico. Foco total no coração de Brera. Comecei pelas instalações das maisons de moda Hermès e Loewe, sempre se fazendo notar no Fuorisalone. Depois, segui para os showrooms já consagrados de Agape, Alpi, Boffi, Salvatori e do novíssimo Time&Style, marca japonesa especializada em trabalho manual de madeira, com sede em Hokkaido, que acaba de abrir em pleno Largo Treves. Destaque para os biombos em madeira claríssima, encaixes perfeitos, dobradiça em tecido e patterns com simbologia nipônica ancestral.
Depois de passar na cinematográfica instalação Attracted to Light, da DimoreMilano, segui para a nova empreitada de seus criativos, Britt Moran e Emiliano Salci. Eles criaram uma espetacular nova coleção para sua brand new InterniVenosta. Móveis em madeira, aço escovado, detalhes em couro, vidro e palha. Além de extremamente bem executados, foram instalados em uma histórica oficina de esculturas em gesso, com trilha sonora en français, mixada por Salci, que brinca de DJ nas horas livres.
Nilufar Depot
Sexta, meu último dia na semana de design de Milão, começou na Nilufar Depot, galpão da galeria localizado em Via Lancetti, um tanto afastado do centro. Além das peças de design vintage mixadas com mobiliário contemporâneo do acervo de Nina Yashar, fundadora da marca, que ocupam as salas laterais dos três andares do galpão, a galeria apresentou o magnífico trabalho do estúdio italiano Analogia Project, em marchetaria de mármore. Destaque para a mesa de jantar Stria em mármore verde e bege.
Dimore Centrale
Depois segui para Dimore Centrale, endereço sede do estúdio homônimo. Este ano, a dupla Britt e Emiliano convidou outras marcas criteriosamente selecionadas para apresentarem suas criações na mostra intitulada Occupazione. Lá vi as históricas Altai e Bonacina, como também descobri nomes que não conhecia, como Chapo Création, criada na França dos anos 1950, que apresentou sua collab com o renomado estilista Yves Salomon, na criação do revestimento de cadeiras, poltronas, luminárias e uma linda day bed.
Antes de chegar em Linate, para pegar o avião de volta para o Brasil, passei na nova locação ao lado do aeroporto ocupada pelos criativos da Baranzate Ateliers. Dois galpões logísticos enormes serviram de palco para mais de trinta estúdios belgas apresentarem seus trabalhos autorais, disruptivos e multimídia. Dentre eles, Lionel Jadot, o fundador do Zaventem Ateliers, da Antuérpia, recém nomeado designer do ano da Maison&Objet, Laurids Gallée, designer vencedor do Edida 2024 na categoria Novos Talentos, e ArnoDeClercq, que apresentou uma coleção incrível de mobiliários esculturais em madeira maciça.
Bom, aqui estão alguns dos eventos que eu mais amei este ano em Milão. Mas esta é uma pequena amostra. Se vocês quiserem saber tudo que eu vi no detalhe, venham assistir minha palestra Best of Milão 2024! Vou divulgar datas e locais no meu Instagram. Acompanhem em @taissabuescu.