Fabio Novembre não é um designer. É um poeta, um estudioso da história da humanidade, um observador do comportamento humano.
Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:
Seu processo criativo não parte de um desenho, de um traço, de uma forma. Mas sim de uma ideia. Suas peças comunicam seus sentimentos, suas crenças, seus aprendizados, suas histórias . Porque o homem se difere do animal pelas marcas, sinais, testemunhos que deixam registrados pela sua existência na terra.
Seus mestres? Para Fabio o designer perfeito teria o carisma de Ettore Sottsass , a ironia de Vico Magistretti, a profundidade de Andrea Branzi e a leveza de Alessandro Mendini...
O que eles têm em comum com Fabio? Todos se formaram em arquitetura, mas depois escolheram se ocupar de projetos de pequena escala como o mobiliário e acessórios para a casa com o mesmo rigor e dedicação . Em suas palavras, um bom designer deve saber desenhar da colher a uma cidade. A preocupação nos detalhes deve ser a mesma. O método é o mesmo.
Seu segredo? Ser um curioso insaciável. A curiosidade é seu anjo da guarda, e o estudo seu escudo. Através da curiosidade e da pesquisa que suas ideias evoluem, e com elas, suas peças são criadas e ganham alma. Sim, porque as peças de Novembre nos contam histórias, nos fazem companhia.
A famosa NEMO chair que Novembre desenhou para a Driade nasce de uma frase de Oscar Wilde que muito marcou o designer: “O ser humano mente. Mas se estiver atrás de uma máscara, ele dirá a verdade”. As maxi cadeiras criadas por Fabio são espaços de recolhimento, de introspecção para que o usuário se sinta protegido e possa viver sua verdade.
Além do forte senso de humor e da profunda base histórica, Fabio alerta para a grande responsabilidade ambiental que o designer deve assumir ao criar um produto e difundir essa consciência ao público consumidor.
Sua nova coleção de cadeiras chamada Ice Cream foi criada em parceria com a Sammontana, maior indústria de sorvete italiano, marca popular que está em cada ângulo daquele país. São cadeiras feitas em plástico reciclado impressas por pequenos bureaus de impressoras 3D - uma cadeira sustentável seja do ponto de vista da matéria-prima como do processo produtivo de responsabilidade social que envolve e empoleira pequenos produtores.
Para o poeta Novembre, que já escreveu 3 livros, o processo criativo de um designer é como um grande mosaico, formado por centenas de milhares de pedacinhos que são suas experiências, suas memórias, as pessoas que participam ou apenas passam por suas vidas. Cada livro, cada filme, cada sonho, cada pedra em seu caminho agrega uma nova cor, uma nova ideia para o próximo projeto.
E veja abaixo o conceito do ambiente idealizado por Fabio Novembre na Mostra Unlimited 2ª edição: