Uma nova plataforma internacional de exposições faz o seu début no único projeto residencial assinado por Oscar Niemeyer, projetado nos anos 1960, na cidade de São Paulo. ABERTO/01, como foi chamada, reúne galerias de peso em mostra que segue até o dia 4 de dezembro no Alto de Pinheiros, na Zona Oeste da capital.
A ideia do projeto é levar exposições para lugares inusitados, fora do circuito tradicional, em diferentes países, e promover a apreciação do elo entre arte, arquitetura e design. Cada edição contará com um recorte curatorial definido por um comitê de curadores, colecionadores e galeristas.
Essa edição teve a curadoria de Filipe Assis e Kiki Mazzucchelli, cenografia da designer Claudia Moreira Salles e ambientação da Fundação Oscar Niemeyer. Participam as galerias Fortes D’Aloia & Gabriel, Luisa Strina, Mendes Wood DM, Nara Roesler, Sé, DAN Galeria, Paulo Kuczynski, Pinakotheke e Simões de Assis.
Entre os destaques, há Mulher nua sentada (1901), de Pablo Picasso, exibida pela primeira vez fora da Europa. Lá, é possível ver ainda o lançamento de um cavalete de Claudia Moreira Salles para a Etel.
Dezenas de obras foram espalhadas por cinco núcleos temáticos, em diferentes espaços da casa, que proporcionam uma relação entre os trabalhos e arquitetura do imóvel.
No núcleo Niemeyer, o escritório da casa se converte em uma área dedicada ao arquiteto e exibe desenhos do próprio, além do divã Marquesa Vermelha, criado exclusivamente para sua família. Há ainda trabalhos de Cildo Meireles e Abraham Palatnik, e inéditos de Maria Klabin, Mauro Restiffe e Panmela Castro.
No setor Abstração Geométrica, na sala de jantar, aparecem obras de artistas como Lygia Clark, Lygia Pape, Hélio Oiticica, Alfredo Volpi, Mira Schendel e Sérgio Camargo.
É no núcleo Nus onde você poderá ver Mulher nua sentada (1901), de Pablo Picasso, pintura exibida pela primeira vez fora da Europa. Para complementar, a sala abriga coleção de nus femininos de artistas como Cícero Dias, Di Cavalcanti, Ismael Nery, Tarsila do Amaral, Tunga, Gustav Klimt, Le Corbusier, Louise Bourgeois e Pierre-Auguste Renoir.
No núcleo Contemporâneo, há nomes como Fernanda Gomes, Julio Le Parc, Leonilson, Marina Perez Simão, Paulo Monteiro, Patricia Leite, Richard Serra, Solange Pessoa, Sonia Gomes, Tunga e Carlito Carvalhosa.
No Jardim, em área externa com paisagismo de Burle Marx, podemos ver trabalhos de Alexandre da Cunha, Antony Gormley, Amélia Toledo, Erika Verzutti, Kasper Bosmans, Kishio Suga, Lynda Benglis, Maria Martins, Michael Dean e Tomie Ohtake.
Serviço
Aberto 01
Casa Niemeyer - Rua Silvia Celeste de Campos, 607, Alto de Pinheiros, São Paulo
Período: até 4 de dezembro
Visitação: somente por agendamento, através do site www.aberto.art
Entrada: franca