Etnia: mais que uma loja, um atelier de óculos no centro de Barcelona
Etnia está longe de ser uma loja de óculos casual — é um mix entre oficina, atelier e biblioteca para expor óculos de sol e de grau no centro de Barcelona. Mais um projeto assinado pelo renomado arquiteto Lazaro Rosa-Violán, autor de obras como o Barcelona Edition Hotel.
Etnia é uma marca que nasceu há 20 anos, através de uma história de família, pelo fundador David Pellicer, um menino catalão que passou sua infância rodeado pelos óculos de sol, que seus avós fabricavam. Ele decidiu levar essa história de tradição e abriu a marca na sua cidade natal, Barcelona. Além de trabalhar com a mais alta qualidade de lentes, Etnia se destaca por fazer parceria com artistas prestigiados, como Basquiat, Yves Klein, Araki e McCurry.
Sua Flagship Store está localizada na cidade onde tudo começou: Barcelona. Mas também comercializa seus produtos em Hong Kong, Miami e Vancouver. O bairro El Born, no centro de Barcelona, foi o cenário e ponto de partida escolhido para implementar a loja principal, por ser um local que mescla tradição com modernidade, encontro de diferentes culturas, lojas, museus, escritórios e espaços gastronômicos — é a janela da arquitetura modernista e mediterrânea característica da cidade.
A loja possui 7 andares que transmitem os valores da marca e oferece aos clientes uma experiência 360 graus do universo Etnia, tudo isso em uma área de 8,6 mil m². Os dois primeiros andares são destinados à loja em si. Outros dois são reservados para showroom e vendas exclusivas para clientes oftalmologistas, imprensas e embaixadores da marca.
Também há espaços dedicados às oficinas e às salas de reunião, mas o destaque principal vai para o terraço do edifício, onde há um bar exclusivo e privado com vista para os vitrais da Catedral Santa Maria del Mar, famosa catedral no coração do bairro El Born.
Cada cantinho foi projetado 100% com o DNA da marca, que propõe a combinação perfeita entre o estilo moderno com Art Déco, obras de arte contemporânea com artigos vintage (método muito usado nos projetos de Lázaro). Ele utiliza desde lâmpadas usadas para iluminar cenários de teatros antigos até bancadas de trabalho de joalheiros para criar um ambiente com cara de atelier e “backstage”.
Os expositores também abrigam livros de arte e fotografia para refletir a relação que a marca tem com o mundo da arte. Móveis feitos em madeira de carvalho, piso de lajotas cerâmicas, ladrilhos coloridos e colunas de ferro também trazem um ar industrial para a decoração.
Etnia Barcelona é um espaço que reflete os códigos e valores da marca oferecendo uma experiência inovadora à sua clientela. Transmite um "look&feel" criativo, mas, ao mesmo tempo, manufatureiro, e proporciona a sensação de estar em uma oficina ou uma galeria de arte, está longe de ser uma loja tradicional.
Gostou do conteúdo? Deixei um comentário abaixo!