A 61ª edição do evento de design mais importante do mundo, o Salone del Mobile.Milano, ou Salão do Móvel de Milão, ocorrerá entre os dias 18 e 23 de abril no Fiera Milano, em Rho, com grande investimento em sustentabilidade, novo layout expositivo e retorno da Euroluce - bienal dedicada à iluminação, que ficou quatro anos fora da programação.
Esse braço “luminoso” do Salone, inclusive, é colocado como destaque pela organização, que promete uma visão revolucionária da exposição, com novo formato, que se apresenta como uma “cidade ideal”. Essas novidades contam com assinatura e projetos dos escritórios Formafantasma e Lombardini22.
A Euroluce contará ainda com experiências interdisciplinares e conteúdo cultural, que trafegam pela arquitetura e arte, de curadoria do arquiteto italiano Beppe Finessi, ao lado de jovens curadores e convidados.
Leia também:
- Vai para o Salone del Mobile? Preparamos dicas para você aproveitar ainda mais Milão
- Confira destaques de Milão 2022
- Como não amar Milão? Por Taissa Buescu
Sob gestão da presidente Maria Porro, o Salone também anunciou novas diretrizes de sustentabilidade para a edição de 2023. Em nota, informou que responsabilidade ambiental, financeira e social são prioridades.
Entre essas ações, aparecem rastreamento de fornecedores de materiais reciclados ou recicláveis, e parcerias com instituições de preocupação genuína com o planeta. Foram recomendadas soluções de circularidade aos expositores (no ano passado, foram mais de 420), além de adoção de medidas, produtos e equipamentos que garantam segurança e acessibilidade para funcionários e público.
Nesta edição, também estão previstas a exposição International Furnishing Accessories e o S.Project, um espaço transversal para produtos, soluções decorativas e técnicas de design de interiores. Entra no roteiro o já tradicional SaloneSatellite, pensado para profissionais e estudantes com idade abaixo dos 35 anos.
Portobello contará com time de experts
Como em edições passadas, a equipe da Portobello estará presente desenvolvendo pesquisas e contará com a participação e o olhar de mais seis profissionais classificados na campanha do Portobello+arquitetura.
“Tenho uma grande expectativa em participar do Salone 2023. Como sabemos, é a principal feira de móveis e decoração do mundo, e serve de tendência para diversas áreas, não só da arquitetura”, disse o arquiteto Rodrigo Colissi Alves, cliente da Portobello Shop Capão da Canoa.
“Estou muito empolgado para ver as tendências no Salão de Milão, e com expectativa. É sempre bom adquirir experiências para trazer inspirações para novas criações”, disse Irlan Vieira de Oliveira, frequentador da Portobello Shop Manaus.
“É sempre uma surpresa e muito bom respirar aquela atmosfera de design e novidade. Ver cores novas, formas novas, lançamentos e reedições. O Salone tem esse clima de design que gera desejo e aumenta nosso acervo de imagens e referências para tudo”, disse o também arquiteto José Ribeiro de Araujo Neto, frequentador da Portobello Shop Teresina.
“Gosto de colecionar histórias, experiências e inspirações. Terei a oportunidade de vivenciar esses três momentos na feira de Milão”, disse Tathiane Gabriela Peixoto Silva, cliente da Portobello Shop Goianésia.
Entre as apostas dos profissionais para os lançamentos, há repercussão da pandemia nas criações dos designers. "Pessoas estão investindo em móveis confortáveis, naturais e com design. Iluminação, tecnologia e conforto são muito importantes para o bem-estar”, disse Adriana Zago Zimmermann, cliente da Portobello Shop Santo André. Ela também acredita no fortalecimento de materiais com cores neutras e alguns detalhes vibrantes.
"Acredito que Salone Del Mobile será um momento de grande expansão de tudo que aflorou no ano anterior: funcionalidade, espaços orgânicos, praticidade, novos equipamentos de materiais versáteis e cores diversificadas, com maior aprimoramento", disse a arquiteta Rone M. Franciosi Parizzi, cliente da Portobello Shop Sorriso. "Também a iminente preocupação com a energia do planeta deverá oferecer opções de usos".
Será possível acompanhar a cobertura completa da Semana de Design de Milão no Archtrends.