A escada em U é um dos tipos de escada que podem ser usados em construções com mais de um andar. Por ter um patamar de descanso, um degrau mais largo que divide os lances de escada, oferece mais conforto para quem a utiliza.
Isso sem falar no visual, que agrega valor à decoração de qualquer ambiente.
Se quiser impressionar os seus clientes, vale a pena se preparar muito bem, conhecer as características da escada em U e como calcular suas dimensões.
Quer saber como usá-la em seus projetos? Então continue lendo!
O que é escada em U e por que usá-la?
A escada em U leva esse nome por conta do formato que lembra a letra U quando vista de cima. É formada por dois lances que mudam de direção em 180° e um patamar entre eles.
Essas características fazem com que o modelo seja bastante usado em projetos residenciais. Afinal, tornam a subida menos cansativa.
Existem duas maneiras de dispor a escada em U: fixa em uma parede ou usada como uma espécie de divisória de ambientes integrados.
Seja qual for a opção, garante funcionalidade e agrega valor à decoração.
Porém, se você está procurando por uma escada que ocupe menos espaço, a escada em U pode não ser a melhor escolha.
Em ambientes menores, talvez seja mais interessante apostar, por exemplo, na escada reta ou em L. Assim como a escada em U, esses modelos podem ser usados em diversos tipos de projeto.
Como fazer o cálculo da escada em U?
Uma das principais dúvidas em relação à escada em U é como calcular as medidas para garantir a instalação correta, conforto e segurança para quem vai usá-la.
Pense que, além de servir para passagem de pessoas, a escada pode ser usada para transportar mobiliário e outros objetos grandes entre os pisos da casa.
Quando se trata da largura da escada, a recomendação é de no mínimo 80 cm para projetos residenciais. Mas, quanto mais larga, mais confortável e segura ela se torna para os usuários.
Já os degraus devem ter uma profundidade de 28 m a 32 cm e altura (também chamada de “espelho”) entre 16 e 18 cm.
A quantidade de degraus do primeiro e do segundo lance varia de acordo com a altura entre os dois níveis da construção. Mas, geralmente, cada lance possui entre 7 e 8 degraus.
Outra coisa que precisa ser levada em conta ao determinar o número de degraus é a inclinação, que costuma variar entre 29° e 35°.
Não podemos deixar de falar também sobre a altura do corrimão. O ideal é que tenha pelos menos 90 cm para oferecer mais segurança.
A partir disso, você consegue ter uma ideia de como fazer o cálculo da escada em U.
Saiba que existem regras estabelecidas pela norma brasileira em relação às medidas das escadas. É importante segui-las na hora de elaborar o seu projeto.
Leia mais:
- Decoração de sala com escada: dicas e ideias para guiar seu projeto
- Escada interna: tire suas dúvidas e confira modelos de projetos
- Guia das escadas externas: tipos, revestimentos e especificações
Quanto custa uma escada em U?
Para saber quanto vai custar construir uma escada em U, você precisa levar em conta não só as dimensões como também o design, os materiais que serão usados e a mão de obra.
Em relação aos materiais, existem várias possibilidades: madeira, concreto, vidro, porcelanato e metais. E cada material tem um preço diferente.
A escolha não deve estar baseada só no valor, mas sobretudo na funcionalidade, praticidade e estilo de decoração do ambiente.
O porcelanato costuma estar entre os preferidos, já que se trata de um material resistente e disponível em diversas cores, formatos e texturas.
Você precisa considerar também a sua mão de obra para desenhar o projeto, levando em conta a complexidade do design, já que a escada em U pode ter degraus comuns ou vazados, vigas laterais ou central e até ser do modelo flutuante ou suspenso.
E, claro, o custo inclui também a mão de obra especializada para construção.
3 projetos com escada em U para você se inspirar
Confira a seguir alguns projetos que selecionamos no Archtrends para você usar como referência e fonte de inspiração:
1. Escada #casa176
É fato que a escada em U ocupa mais espaço em comparação a outros tipos de escada.
Diante disso, uma ótima ideia é dar utilidade ao espaço embaixo dela.
No projeto da foto acima, o cantinho foi transformado em um home office prático e funcional.
2. Residência S|G
Nos projetos contemporâneos, as escadas com estilo minimalista vêm ganhando cada vez mais espaço.
O modelo de escada com viga central ajuda a trazer leveza para o ambiente. Ao mesmo tempo, exige degraus mais reforçados.
3. Residência F|S
A arquiteta responsável pelo projeto acima optou por valorizar a simplicidade deste modelo de escada em U.
Além do revestimento claro, o guarda-corpo de vidro aparece de forma discreta e ainda garante a segurança dos usuários.
Agora que você já sabe como calcular e teve acesso a diversas referências de projetos, já pode começar a incorporar a escada em U em seus trabalhos?
Use todo seu potencial e conte com a nossa ajuda para impressionar cada vez mais os seus clientes!
Quer saber como usar os espaços nas escadas? Confira nossas dicas para aproveitar esse cantinho com praticidade!