Empresa líder em revestimentos cerâmicos na América Latina, a Portobello também está comprometida em exercer a liderança na sustentabilidade. Com ações que já a colocam como exemplo de ESG - Environmental, Social and Governance, a companhia tem planos ainda mais ambiciosos em temas fundamentais da sustentabilidade, como promoção da diversidade e regeneração do meio ambiente.
O posicionamento foi reforçado na Semana da Sustentabilidade, evento voltado ao público interno, que aconteceu de 20 a 24 de junho, já consolidado como o mês do ambiente no Brasil e no mundo. Para desenvolver os três pilares do ESG, a Portobello trabalhou quatro pontos de evolução: mais engajamento, mais diversidade, mais gente e mais ecoeficiência. Foram quatro painéis de discussão em formato híbrido, dois workshops presenciais e uma palestra com transmissão ao vivo.
O painel de abertura da Semana de Sustentabilidade contou com Cesar Gomes Jr, presidente do Conselho de Administração do Portobello Grupo, e integrantes do Comitê de Sustentabilidade e da Alta Liderança, como Renato Ramos, secretário geral, Scheila Orlandi, coordenadora de sustentabilidade, Gabriela Gomes, franqueada Portobello Shop e integrante do Conselho de Sustentabilidade.
“Queremos ser exemplo de sustentabilidade”, afirmou o presidente. Como passos nesse caminho, ele citou a necessidade de autoconhecimento, diversidade, competitividade e comprometimento da liderança.
A abertura contou ainda com a participação do fundador da Portobello, Cesar Bastos Gomes. Em sua emocionante fala, ele destacou sua motivação como empreendedor: gerar emprego e renda, desenvolvendo a comunidade de Tijucas, Santa Catarina, onde fica localizada a primeira e principal unidade fabril da companhia. "Vocês não fizeram apenas ceramica, vocês fizeram a cidade de tijucas. Agradeço a todos vocês pelo trabalho que fizemos juntos”, afirmou.
A Semana da Sustentabilidade seguiu com o painel Características Sustentáveis do Produto Portobello, em que Chris Ferreira, diretora de inovação e branding e colunista do Archtrends, entrevistou profissionais de arquitetura e profissionais da indústria e logística Portobello sobre as melhores práticas de sustentabilidade. “Sustentabilidade é um patchwork de soluções grandes e pequenas”, afirmou Chris.
Roberto Basso, gerente de P&D, Mineração e Massa/Esmalte, explicou os três pilares de sustentabilidade na fábrica da Portobello: valorização da água, energia limpa e resíduo zero (saiba mais no nosso vídeo). Basso revelou que a taxa de resíduo da Portobello em 2021 foi de 0,05% e, ainda, que a empresa está trabalhando não apenas para chegar ao zero total, como pelo resíduo negativo. “Pode soar estranho, mas vamos conseguir ter um impacto regenerativo ao incorporar resíduos de outras indústrias à nossa massa cerâmica”, explicou.
Para os profissionais de arquitetura presentes, Chris perguntou sobre a crescente aceitação das reproduções de materiais naturais em porcelanato, fazendo um paralelo com a moda, mercado em que as peles de animais se tornaram antiquadas pela sustentabilidade. Patricia Furukawa, arquiteta de Balneário Camboriú, é entusiasta das reproduções em porcelanato pelo impacto ambiental: “Pensar no coletivo faz parte da arquitetura”.
Outro colunista do Archtrends que participou da Semana da Sustentabilidade foi André Carvalhal, escritor, consultor e especialista em design para sustentabilidade. Na palestra Protagonismo na Comunicação, ele falou sobre os desafios da comunicação, engajamento e cultura interna.
Além do ambiental, a Semana da Sustentabilidade também tratou do tema da diversidade no ambiente corporativo. Na abertura, Cesar Gomes Jr revelou o comprometimento da companhia em incluir mais mulheres em cargos de liderança, especialmente no conselho e diretoria. Já no painel Portobello +Diversidade, a convidada Astrid Fontenelle comandou uma roda de conversa com colaboradores de várias unidades e áreas do grupo. “A diversidade é necessária em uma empresa que quer crescer, pois uma pessoa jurídica é feita de pessoas físicas”, afirmou Astrid.
A Semana da Sustentabilidade contou, ainda, com o painel Governança e Compliance e com dois workshops do Programa de Voluntariado, realizados em Tijucas e Florianópolis.