Edifício Copan: um verdadeiro ícone da paisagem de São Paulo
O Edifício Copan é um verdadeiro ícone da cidade de São Paulo. Projetado por Oscar Niemeyer, está prestes a completar 70 anos.
Cheio de pastilhas, o prédio em formato de "S" reflete o estilo do arquiteto e contrasta com as linhas retas de outros edifícios da região. Como é extenso, o Copan pode ser visto mesmo de longe, ao passar pelas principais vias da cidade.
Maior estrutura de concreto armado do país, o Copan se tornou símbolo da arquitetura modernista brasileira. Sua construção foi em uma época de crescimento de São Paulo, em que se enxergava grande potencial, tanto urbanístico quanto turístico.
A verticalização da cidade teve início na década de 1930, mas se intensificou a partir dos anos 1950. O Copan virou um dos ícones desse processo de expansão e fortalecimento econômico da região.
O prédio, que é protegido pelo município de São Paulo pelo seu valor histórico, está prestes a passar por uma reforma em sua fachada. A intenção é manter as características e conservar essa verdadeira obra de arte.
Continue a leitura para saber mais sobre o Edifício Copan!
Edifício Copan é marco na história do crescimento de São Paulo
O Edifício Copan é um projeto do renomado arquiteto Oscar Niemeyer que contou com a colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos. Foi encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo em comemoração ao IV Centenário de São Paulo, na década de 1950.
A inspiração para essa construção foi o Rockfeller Center, em Nova York, nos Estados Unidos. Sendo assim, a intenção era criar um complexo que reunisse residências, comércios, atrações turísticas e atividades de lazer em um só lugar.
Apesar de o projeto ter sido concebido em 1952, passou por diversas modificações até o início das obras, em 1953, quando o alvará para a construção foi obtido. Em 1966, foi finalizado por Cerqueira Lemos.
Inicialmente, a ideia era ter dois edifícios: um residencial com 30 andares e um hotel com 600 apartamentos. Eles seriam interligados por uma marquise, dando espaço ainda a garagens, comércio e até espaços para cinema e teatro.
No entanto, apenas o projeto do prédio residencial seguiu em frente, o que levou a mudanças ao longo da construção. Alguns detalhes revelam a falta de continuidade, como áreas ociosas e linhas que terminam subitamente, sem uma explicação lógica.
Localizado na região Central, na Avenida Ipiranga, 200, o Edifício Copan é tão especial para a cidade que tem até CEP próprio, o 01066-900. Além disso, foi tema do livro Arca sem Noé — Histórias do Edifício Copan, de Regina Redha.
Estrutura robusta reúne residências, lojas e muito mais
O Edifício Copan é um verdadeiro centro urbanístico no coração de São Paulo. São 1.160 apartamentos residenciais e mais de 70 estabelecimentos comerciais. Tudo isso dividido em seis blocos.
O projeto previa a construção de 900 apartamentos. No entanto, dois blocos que teriam unidades com quatro quartos foram convertidos em kitnets e imóveis de apenas um quarto. No demais, as residências são de dois ou três dormitórios.
Quanto à área construída, é de 120 mil m². O prédio de 115 m de altura tem 32 andares, acessados por meio de 20 elevadores. Também há um pavimento no subsolo, com mais de 220 vagas de estacionamento.
Entre os estabelecimentos que compõem o Edifício Copan estão um cinema e uma igreja, além de lojas.
A estimativa é que, atualmente, vivam aproximadamente 5 mil pessoas no local, que ainda recebe muitos visitantes todos os dias.
Reforma do Edifício Copan deve começar em 2022
Após 10 anos de negociação com o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp), foi liberada a reforma do Edifício Copan. A previsão é de que a obra comece em 2022 e leve de um ano e meio a dois anos para a conclusão.
A proposta é corrigir problemas de manutenção da fachada, que tem infiltrações e pastilhas faltando. A substituição deverá ser por material similar. O projeto é do Instituto Pedra, que foi contratado pelo condomínio. Além disso, espera-se monitorar as fundações, que sofreram com afundamentos com o passar dos anos.
Uma obra de restauro chegou a ser autorizada em 2011, quando foi colocada uma tela de proteção na fachada para a retirada das pastilhas. No entanto, em 2015 a reforma foi embargada porque os materiais comprados pela administração do prédio não atendiam aos requisitos da prefeitura.
Apesar da autorização para a reforma do Edifício Copan, o síndico do prédio afirma não ter recursos para iniciar a obra e prevê a captação de um investimento milionário do setor privado. Em troca, poderia ser exibida publicidade na fachada, por exemplo.
Saiba como visitar o Edifício Copan
O Edifício Copan tem visitação liberada ao público. No entanto, estão suspensas devido às medidas de distanciamento social necessárias para conter o avanço da pandemia de Covid-19. Confira algumas informações importantes:
- Endereço: Avenida Ipiranga, 200, Bloco S (Sobreloja), Bela Vista, São Paulo (Metrô República);
- Entrada: gratuita;
- Telefone: (11) 3259-5917;
- Site oficial: www.copansp.com.br
Edifícios antigos, como o Copan, entram para a história das cidades. Com restaurações, reformas e cuidados constantes, é possível preservar as características originais, mas sem deixar de lado o toque de modernidade.
Quer conhecer mais projetos assim? Veja a reforma de um apartamento do século XVII em Lisboa!
Foto de destaque: Edifício Copan é projeto de Oscar Niemeyer e deve ter fachada reformada a partir de 2022 (Foto: Dornicke)
Nas minhas idas a São Paulo hospedo-me em um hotel bem próximo do Edifício Copan.
Frequento um restaurante no térreo de outro edifício bem em frente ao Copan.
Sento-me nas mesas ao ar livre desse edifício, peço um uísque e fico apreciando a majestade ousada dessa obra de Niemeyer