Você sabia que uma área aos fundos da sua casa é perfeita para ser explorada? É nesse local que pode ser erguida – ou reinventada – uma edícula, fazendo você redescobrir o seu dia a dia em um cantinho especial.
Talvez você conheça essa edificação por um puxadinho ou meia-água, mas não importa de que maneira o chame, essa construção que reside aos fundos de uma casa.
A vida contemporânea deu novas utilidades a ela, que ganha cada vez mais utilidades no cotidiano e prova ser um espaço que faz a diferença. Então, descubra com o Archtrends as diversas possibilidades que essa área garante e projete o seu espaço pensando no que o seu estilo de vida pede!
O que é considerado uma edícula?
A palavra edícula significa "pequena casa". E, na prática, é isso mesmo: uma construção pequena no fundo de uma casa que ocupa um espaço que não estava sendo aproveitado. Pode ser composta por sala, banheiro, quarto e cozinha e ser utilizada como quarto de hóspedes ou dependência para empregados.
Além disso, a edícula pode ser um ambiente para complementar a casa principal como uma área gourmet ou ser um espaço de lazer para os moradores e visitantes.
Qual a diferença entre casa, edícula e área de lazer?
A casa é uma construção com um ou mais andares destinada à habitação e é formada por vários ambientes como quartos, sala, sala de estar, banheiros, suítes e cozinha. A principal diferença entre casa, edícula e área de lazer é o local que elas estão no terreno.
A casa é a principal construção e costuma ocupar um espaço maior de um terreno. Já a área de lazer é um espaço que pode agregar piscina, churrasqueira, sala de jogos, academia e qualquer espaço que promova um tempo de divertimento e relaxamento para os moradores. Esta área pode ser projetada em um lugar estratégico na lateral, na frente ou no fundo da casa.
Já a edícula também faz parte da casa e pode servir como uma pequena moradia ou área de lazer, mas é construída no fundo do terreno.
Modelos de edícula para inspirar seus projetos
O Archtrends reuniu algumas ideias criativas com dicas para você construir ou reformar a edícula da sua casa. Confira:
Edícula pequena
Uma edícula não precisa ser grande para ser funcional. Pode ser um espaço pequeno com acesso aos fundos da cozinha, onde você pode integrar uma mini lavanderia, e uma churrasqueira ou um ambiente aconchegante com móveis que vão te proporcionar conforto como sofá, rede e poltronas. Uma dica é explorar a luz natural no projeto ou pensar numa solução com luminárias e arandelas para deixar o ambiente bem iluminado.
Edícula rústica com tijolinhos
Os tijolinhos aparentes são sempre um charme do modelo rústico. Esse é um clássico entre a decoração das edículas brasileiras utilizadas para o lazer, principalmente as que tem uma churrasqueira e o tradicional forno a lenha. Se você gosta desse estilo pode investir na combinação dos tijolinhos com revestimentos que representam pedras e móveis de madeira e ferro.
Edícula para atividades físicas e meditação
Se você não tem tempo de ir à academia, ela vem até você. Trazer o seu cantinho de treinos ou meditação para dentro de casa é simples com uma edícula projetada, ou redecorada para isso. Pode parecer exagero, mas ter um canto para se exercitar sem precisar sair de casa, nem que seja limitado a uma metragem, faz toda a diferença porque o que vale mesmo é manter o corpo e a mente sãos!
Para uma edícula para esse propósito, invista em aparatos que sejam similares aos que você usa na academia. Bola de pilates, colchonete e barra com peso são apenas exemplos do que pode acrescentar. Você pode até tentar agradar todos os gostos fixando um saco de boxe e aproveitando um cantinho com luz natural, com plantas e almofadas para um espaço zen para a prática de yoga ou meditação.
Edícula com churrasqueira e área gourmet
Se você ama um churrasco em casa, com carnes diversas, cerveja gelada e momentos em família, a edícula pode ser a área para você realizar esses prazeres. A churrasqueira é a parte maior e principal desse projeto e o ideal é que toda a decoração da área gourmet a englobe de forma sofisticada com a combinação de revestimentos e objetos de decoração temáticos.
Um bom churrasqueiro precisa de uma bancada de porcelanato com cuba que pode estar disposta na frente ou na lateral da churrasqueira. Armários com prateleiras planejadas podem abrigar uma cervejeira ou uma adega de vinhos que irão garantir a temperatura ideal das bebidas para acompanhar o churrasco.
Edícula com espaço de garagem
A edícula pode estar conjugada com a garagem da casa. O ambiente, que consegue ser usado como uma para atividades físicas, pode muito bem dividir o espaço com o carro dos moradores da casa. A vantagem é que é só tirar o carro da garagem que a área útil aumenta para poder usar o local com maior conforto.
Edícula em L
A edícula em L é uma opção funcional para aproveitar a largura e parte do comprimento do terreno. Em um projeto como esse é possível criar repartições e reunir diversas utilidades para o ambiente. Como uma lavanderia com armários e área de passar roupas, uma área gourmet com churrasqueira para receber os amigos e a família e até uma parte fechada que pode ser um quarto de hóspedes ou um escritório.
Edícula como vestiário e abrigo de piscina
Sair de uma piscina e passar por toda a casa com os pés molhados não é a melhor ideia para manter a limpeza do seu ambiente. Por esse e outros motivos, a edícula também pode funcionar como um vestiário e abrigo de piscinas. O espaço pode conter banheiros com chuveiros, vestiários, bancos, bancada com secador de cabelos e armários para guardar toalhas e roupas de banho.
Acoplar uma área gourmet ainda funciona perfeitamente nessa proposta de edícula como abrigo e vestiário de piscina. Apreciar bebidas, petiscos ou refeições logo após um banho de piscina relaxa a mente e o corpo, além de funcionar para momentos de reflexão, algo vital principalmente após um dia de trabalho.
Edícula como sala de leitura
Essa é uma solução perfeita para quem ama ler, mas tem seus livros esquecidos no armário em algum local da casa. Que tal criar uma área para se dedicar à leitura? A edícula funciona muito bem para essa atividade que demanda concentração e silêncio. Afastada da casa principal reduz todo o barulho de conversas, TVs, aparelhos de som e até dos pets.
Para transformar sua edícula em uma sala de leitura a dica é usar um design e decor com cores claras e investir na iluminação natural, para proporcionar um clima de concentração. Esses quesitos básicos vão preencher com muita qualidade o seu espaço e estimular ainda mais os momentos de leitura agradáveis. Portanto, embarque nessa verdadeira viagem literária!
Edícula como sala de jogos e brinquedos
Bilhar, pebolim, dardos, banco imobiliário, jogo da vida, dominó, damas ou o famigerado truco. Qual desses jogos você vai levar para dentro da sua edícula? Saiba que essa pequena casa pode ser um canto dedicado aos jogos em família, famosos por tirar as pessoas da frente das telas e levá-las a uma época nostálgica. Vale a pena acompanhar esse cenário clássico de um barzinho — a peça dá charme ao espaço e atmosfera às brincadeiras.
Esse espaço ainda é uma área perfeita para ser uma sala de brinquedos. Seja com um, dois ou mais pequenos em casa, dedicar um ambiente para a diversão deles é perfeito. Nessa proposta de edícula, você pode investir em paredes coloridas e até em uma delas aplicar tinta lousa, onde a criançada vai poder soltar a imaginação na hora de desenhar. Para dar todo o toque lúdico, use móveis planejados com prateleiras para dispor livros e brinquedos. Jogar videogame, ler e brincar com bonequinhos, casinhas e carrinhos, entre outros brinquedos, são boas pedidas.
Edícula como home office
Com o home office ganhando cada vez mais espaço, usar o quarto ou a sala para trabalhar não é mais uma opção tão viável, não é mesmo? Uma edícula é muito mais adequada para as suas atividades profissionais, pois separa o ambiente pessoal do profissional. O espaço alocado aos fundos oferece a concentração e o conforto que você precisa para ser produtivo. Acredite: um ambiente desfavorável pode prejudicar seu rendimento no trabalho.
Esse cantinho fica perfeito para trabalhar em casa! Invista em um projeto com cara de escritório com uma mesa espaçosa, armários para armazenar documentos, prateleiras para livro e claro, uma cadeira confortável.
Edícula sala de TV e som
Para curtir filmes e séries com a família em casa, nada melhor do que ter um cinema em casa! O espaço reservado e silencioso garante sessões de entretenimento para todos os moradores. Quem sabe você até não personaliza o espaço com um décor cheio de quadros com os seus personagens favoritos?
Para o sucesso do projeto, vale investir em isolamento acústico no local, poltronas grandes e confortáveis, e uma home theater com som de qualidade. Esse combo vai trazer a sensação do cinema para dentro da sua casa, com a vantagem de não ter que pagar ingressos para ver os clássicos da telona. Aí é só preparar a pipoca!
Edícula como oficina ou ateliê
Hollywood exportou ao mundo o American Way of Life por meio de seus filmes. E, em vários deles, sempre havia uma casinha de madeira aos fundos, que servia de oficina da família e estava sempre cheia de ferramentas. Lembrou de algum título com essa imagem? Se você gosta de criar, reformar móveis de casa ou fazer outros tipos de reparos, aposte nessa ideia. A edícula como oficina é perfeita para passar o tempo em um canto com um apelo criativo e terapêutico.
Aproveite essa área e convide a família para reformar móveis, seja mantendo a originalidade ou inovando com um colorido neles. Para deixar o espaço mais bonito e ajeitado, monte painéis para organizar as ferramentas. Não se esqueça de ter uma bancada e, claro, equipamentos de proteção individual. Assim, não vão faltar recursos para criar ou redecorar seus objetos em segurança.
Nesse mesmo espaço usado como oficina de trabalho você pode criar uma área especial para a costura, pintura e desenho, entre outros hobbies. Esse é um momento perfeito para se dedicar a alguma atividade que você ama fazer, sem a preocupação de etapas, prazos e aprovações. Portanto, crie o seu ateliê pensando nos bons momentos que você poderá passar ali dentro. O artista em você agradece.
Edícula como quarto de hóspedes
Se você sempre recebe visitas em casa, usar a edícula como quarto de hóspedes pode ser uma ótima alternativa para manter a sua intimidade e a dos seus visitantes. A ideia é que as pessoas que irão visitar a sua casa e passar alguns dias com você tenham um ambiente confortável na hora de descansar. No projeto invista em uma suíte espaçosa com uma cama de casal e colchões extras de solteiro. Uma decoração neutra com um espelho e um armário aberto para pendurar roupas darão a funcionalidade ideal ao lugar.
Edícula com lavanderia
A lavanderia na área externa da casa é algo bem comum nos projetos de casa aqui do Brasil. Dessa forma sua edícula pode ser adaptada para essa função e se tornar a lavanderia dos sonhos! Para isso invista em armários planejados e funcionais para guardar objetos de limpeza como aspirador, rodo, vassoura, com cabides para pendurar roupas para passar e cestos personalizados para guardar roupas para lavar e passar. Lembre-se de dar atenção ao acabamento da parede que ficará a máquina de lavar e bancada com pia, que deve contar com um revestimento próprio para área molhada.
Passo a passo: como construir uma edícula?
Antes de começar a construir uma edícula é preciso definir pontos importantes antes de começar a obra, para isso preparamos um passo-a-passo para te ajudar:
1. Desenho do projeto
Após escolher a funcionalidade que deseja na sua edícula, busque por um arquiteto para desenhar o projeto. Ele é o profissional com formação técnica para encaixar suas ideias, sugerir a estética dentro do espaço disponível.
Descubra a diferença entre arquiteto, engenheiro e designer de interiores em nosso conteúdo sobre o assunto.
2. Fundações da obra
A fundação é a parte mais importante da execução da obra, ela prepara o terreno para receber toda estrutura planejada. Nessa etapa é ideal a consulta de um engenheiro civil que irá planejar qual o melhor tipo de fundação para a sua edícula.
3. Montagem da estrutura
Diferentes estruturas podem ser utilizadas em uma edícula, sua escolha vai depender principalmente do estilo, do orçamento e do tempo de execução da obra. As madeiras podem atuar na função de sustentação e ainda podem ser aproveitadas como parte da decoração do local explorando a sua beleza. Outro material que é bastante utilizado são as estruturas metálicas que tem como principal vantagem a rapidez. As peças são produzidas na fábrica com as dimensões especificadas e chegam prontas para a montagem.
A estrutura em metal pode ser coberta por gesso, deixando o ambiente sem interferência do material na decoração.
4. Instalações hidráulicas e elétricas
Sua edícula terá cuba? Lavanderia? Piscina? Banheiro? Tudo deverá estar especificado no desenho do seu projeto na parte hidráulica e elétrica e executado em conjunto com a construção. Lembre-se de manter uma planta indicando essas instalações para que numa futura reforma não tenha dificuldade para identificar em qual local está cada cano ou fio.
5. Acabamentos
Passada a parte bruta da construção da sua edícula é hora de escolher os acabamentos! Essa parte envolve a escolha dos revestimentos, móveis, cores das parede, disposição dos eletrodomésticos. Opte por porcelanatos que sejam específicos para a área molhada para garantir a segurança dos moradores quando utilizarem os espaços. Além da parte funcional, os porcelanatos possuem uma infinidade de formatos, cores e estilos que representam materiais naturais como a madeira, pedra, mármore. Pode ser difícil de combinar tudo sem a orientação de um profissional, um designer de interiores é quem pode te ajudar a aplicar o conceito que você deseja para sua edícula.
Agora você já viu diversas opções de edículas no Archtrends Portobello, que tal começar a planejar o projeto da área externa ou dar uma nova cara para o cantinho existente aí na sua casa? Acompanhe nosso portal para ver mais dicas de soluções para diversos ambientes da sua casa.