Um buraco na parede que revela um ambiente personalíssimo. Essa proposta de instalação, uma das mais badaladas do Fuorisalone, foi usada pela Dimorestudio para revelar quatro espaços decorados. A exposição foi batizada de Silence e faz parte da comemoração do 20º aniversário da empresa. A mostra segue até o dia 22 de abril no Dimorecentrale, um ponto para ações conceituais e criativas da marca. Taissa Buescu, curadora de design e enviada especial do Archtrends à Semana de Design de Milão, esteve lá.
Leia também:
- Cassina comemora 50 anos de mestres do design
- Apartamento vira showroom em prédio histórico de Milão
- Em Milão, até clube de tênis é ocupado por design
Em Silence, os quatro ambientes fechados foram armados dentro de um grande pátio industrial. De lá, o público pode observar os interiores dessas “caixas”, a partir de buracos reais na parede, como voyeurs.
O primeiro ambiente se chama Ambulatorio a Chicago, e tem estética dos anos 1950.
A sala seguinte chama-se Salle à manger a Marrakech, e foi inspirada em sala de jantar na casa de Yves Saint Laurent no Marrocos.
Em seguida, Il rifugio di un collezionista ad Amburgo, espaço inspirado por uma foto da fotógrafa Candida Höfer e obras do artista Carl André.
A última sala chama-se Pied-à-terre con vista Napoli e tem um clima fresco de casa de verão, com um terraço com vista para o Golfo. As cores são de verão, caracterizadas por tons de azul, em referência ao mar. O espaço foi inspirado no Hotel Parco dei Principi de Gio Ponti, em Sorrento.
A última atmosfera da mesma exposição - essa aberta para transeuntes -, é Stanza del vento in Pennsylvania e foi inspirada na obra dos arquitetos da Bauhaus, Marcel Breuer e Mies Van der Rohe. As paredes totalmente cinzas são o cenário para as novas e inéditas propostas do Dimoremilano: a escrivaninha Michelle, a mesa Louvre, a mesa baixa Open the box e o biombo Jean.
Outro ponto alto da Dimore, segundo Taissa, são os vídeos com entrevistas com Bitt Mora e Emiliano Salci, fundadores da marca. O primeiro é americano e o segundo, italiano. "Eles são complementares, Emiliano espalhafatoso e Britt elegante, uma mistura muito boa", conta Taissa.