O verão é a estação perfeita pra quem curte ficar na praia, na piscina ou nas cachoeiras. Mas, e para alguns de nós meros mortais, que temos que trabalhar?
Precisamos de um local arejado e fresquinho para repor as energias.
Que tal se esse ambiente for a sua casa?
Afinal, mesmo depois de um dia de praia, voltamos para o lar doce lar. E para deixar a sua casa aconchegante e agradável nesses dias tão quentes, selecionamos dicas importantíssimas para uma casa refrescante:
Cobertura ou telhados e paredes externas em branco diminuem a temperatura do interior das construções, assim como azulejos e pedras
Atualmente há, inclusive, tintas isolantes térmicas para pintura externa e interna. Telhados que refletem a luz (por serem brancos, pintados de cores claras ou de alumínio polido, por exemplo) podem refletir até 90% da energia do sol, diminuindo assim, o que deixam passar para o interior da casa. Isolamento térmico, com forros ventilados e telhados vivos (com plantas) também reduzem o calor interno.
Na construção é necessário observar a posição da casa em relação ao Sol
Paredes que recebem o sol diretamente ficam quentes e levam o calor para dentro de casa – se for possível acrescentar coberturas na área externa, não deixando o Sol bater diretamente nas paredes é uma boa ideia. Consulte – sempre – um arquiteto ou engenheiro, inclusive para construção de área de lazer, piscina, churrasqueiras.
Mantenha as cortinas fechadas nos horários mais quentes
Assim você diminui a entrada do calor. E no verão, use cortinas em tecidos leves, claros e vazados (para ventilar melhor). Os vidros refletivos, duplos ou filtros para janelas que atenuam o calor são um ótimo investimento. E se possível, abra as janelas à noite para que o ar mais fresco entre na sua casa e feche-as bem cedinho para manter este ar frio dentro de casa o máximo possível.
Plantas dentro de casa sempre ajudam (não esqueça de molhá-las bastante, nos horários mais frios – manhã e/ou noite)
Se você tem ventilador e umidificador de ar, teste usá-los juntos
O vapor frio do umidificador vai ser espalhado pelo ventilador. Outra dica é o uso de recipientes com boca grande (como bacias) com água para umidificar os ambientes.
Lâmpadas incandescentes são fonte de calor
Troque-as por fluorescentes ou de LED.
E então, gostaram das dicas?
Se preparem para curtir o verão com mais frescor!