Concreto aparente na decoração: despojado e versátil
Quem podia imaginar que um dia uma parede simples faria tanto sucesso? É, o concreto aparente na decoração é tendência na construção dos ambientes. Mas o uso foi bastante difundido desde o início do século XX, como uma inovação tecnológica de um sistema construtivo que podia combinar o uso de materiais simples.
O detalhe em tom de cinza pode ser usado em diversas possibilidades como colunas, lajes, forros, e até mesmo em paredes inteiras. Sozinho ou agregado a outros materiais como madeira, vidro e tijolo, dando vida e estilo ao espaço em que está inserido.
Sinônimo de versatilidade e simplicidade, o material foi “redescoberto” por quem quer criar projetos impositivos, com características marcantes. Além disso, o uso do concreto aparente expõe uma estrutura nua e crua, mas também dá uma sensação de despojamento ao ambiente.
Ele pode ser utilizado como sistema construtivo de uma edificação ou simplesmente como um detalhe na decoração. Além disso, ele se integra em qualquer tipo de ambiente, seja ele moderno, rústico ou contemporâneo.
O concreto aparente deixou de ser visto como coadjuvante e conquistou seu espaço dentro e fora dos lares. Vale deixá-lo à vista, sem maquiagem. Isso garante elegância ao projeto.
Se a opção é comprar um apartamento na planta, ele virá com as paredes e o chão em concreto aparente. É um padrão das construtoras para deixar cada morador pintar e decorar a sua casa do jeito que preferir.
Então, é o momento ideal para começar a preparar o ambiente com uma boa decoração. E ainda optar pela praticidade e beleza dos revestimentos, que reproduzem perfeitamente os concretos.
A Portobello lançou várias vertentes de porcelanato para reproduzir esse material, como as linhas:
- Le Corbusier - As cores são muito naturais e podem ser notavelmente combinadas entre si.
- Artsy - produto autoral, de personalidade arrojada, e que atende as demandas funcionais e conceituais dos projetos contemporâneos.
- Nord - A Linha Nord revisita o percurso essencial do minimalismo, do Oriente à Escandinávia, e apresenta uma nova superfície de concreto e um novo ladrilho com mini estampas gráficas.
- Silos - Silos faz uma releitura do estilo industrial, inspirando-se especialmente na fundação Armani Silos em Milão, concebida a partir de um armazém de alimentos da década de 50 e que faz do concreto bruto a sua essência.
- Concretíssyma - O concreto inspira a atmosfera urbana do porcelanato, enquanto os pigmentos em tons azeitonados trazem à tona o aconchego ao material.
- Broadway - Concreto em ritmo urbano. Uma linha versátil que veste o piso e a parede com a contemporaneidade do concreto.