Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

10 designers para ficar de olho

O mercado de design está sempre mudando. Ele acompanha o comportamento, a economia e as necessidades da sociedade. Os materiais são repensados. A paleta de cor vive em expansão. As histórias por trás da criação se multiplicam e, assim como os traços, novos nomes emergem. Pensando nisso, listei profissionais e marcas que se destacaram recentemente em feiras e exposições. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Entre eles, há a bem sucedida parceria entre a ceramista mineira Nydia Rocha e o designer e arquiteto mato-grossense Gabriel De La Cruz. Eles se conheceram em 2018 e, neste ano, lançaram na SP-Arte a coleção de luminárias pendentes Tênue. As peças são delicadas e têm forma que lembra uma folha de papel de elegante dobradura.  

Há também o importante Projeto Noel, com reedição de obras do muralista Noel Marinho (1927-2018), capitaneado por Patricia Marinho, sua filha, e a sócia Manuèle Colas. A dupla busca divulgar e amplificar o legado dele. 

A seguir, confira dez nomes para ficar de olho: 

  1. am.o atelier (@am.o_atelier)
Banquinho Inácio foi lançado na Made deste ano
Banquinho Inácio foi lançado na Made deste ano (Foto: Divulgação)
Poltrona Mina foi apresentada em Milão
Poltrona Mina foi apresentada em Milão (Foto: Divulgação)

A am.o atelier é criação do designer e diretor de filmes paulistano Amilcar Oliveira como forma de tributo à tradição na fabricação de móveis. O objetivo é resgatar técnicas da marcenaria herdadas de seu pai e avô. 

Formado em Rádio e TV, Oliveira fez cursos de marcenaria e, durante a pandemia, desenvolveu a poltrona Quadrada, sua primeira peça. Entre suas últimas criações, lançadas neste ano, aparecem a poltrona Mima, apresentada em Milão, e o banquinho Inácio, exibido na Made. 

  1. Assimply (@assimply_)
Assimply cria mobiliário com materiais reciclados
Assimply cria mobiliário com materiais reciclados (Foto: Divulgação)
Coleção NU foi apresentada neste ano na Made
Coleção NU foi apresentada neste ano na Made (Foto: Divulgação)

Criado em 2021 pelo brasileiro Victor Huggo Xavier e o dinamarquês Søren Hallberg, o estúdio Assimply usa materiais reciclados como vidro, plástico e resíduos cerâmicos e de pedra para criar mobiliário e peças de decoração em granilite.

Segundo o casal, o que move o estúdio é a criação a partir do que já existe, de forma experimental. Para isso, Victor e Søren coletam resíduos em indústrias parceiras que descartariam o remanescente de suas produções. 

Eles passaram pela Semana de Design de Milão em 2023 e, mais recentemente, na Made, em São Paulo, onde lançaram uma coleção de mesas e objetos batizada de NU. Neste ano, a dupla também venceu o prêmio de Talento em ascensão no Elle Deco Brasil Design Awards, o EDIDA BRASIL. 

  1. Casa da Abelha (@casa.da.abelha)
Banco, cadeira e poltrona Itiquira: lançamento na Made
Banco, cadeira e poltrona Itiquira: lançamento na Made (Foto: Pedro Ocanhas / Divulgação)
Banco Itiquira, da Casa da Abelha
Banco Itiquira, da Casa da Abelha (Foto: Pedro Ocanhas / Divulgação)

Fundadora da marca Casa da Abelha, Mariana Bueno é arquiteta e designer de móveis e objetos. Com base em Minas Gerais, ela conta que sua jornada no design começou de forma natural, influenciada pela experiência na faculdade de arquitetura e por memórias da fábrica de móveis de seu pai. 

Sua primeira coleção, a Lu, foi lançada em 2020, com mesinhas laterais, bandeja, castiçais e cabideiro feitos em aço e de traço minimalista. Com o tempo, Mariana partiu para a madeira e na Made deste ano expôs a linha de cadeiras Itiquira, com formas cônicas nos pés e encosto. 

  1. Igor Sabá, do Estúdio Sabá (@estudiosaba) e SÁ RIVÁ (@estudiosariva)
Poltrona Úba, lançada em 2018 e exposta na semana de design de Milão
Poltrona Úba, lançada em 2018 e exposta na semana de design de Milão (Foto: Divulgação)
Mesa Ara, da Sá Rivá, marca de Igor Sabá com Assis Saraiva
Mesa Ara, da Sá Rivá, marca de Igor Sabá com Assis Saraiva (Foto: Divulgação)

Foi em 2018 quando o designer e artista plástico cearense Igor Sabá lançou a poltrona Úba. A peça fazia parte de linha com referências à cultura vaqueira, palha de milho e ao aspecto da carnaúba. A estrutura metálica da poltrona, como é possível ver na foto acima, lembra uma folha da palmeira.

Desde então, Sabá participou de mostras como a Coccoloba, na última Milão Design Week, a SP-Arte e a Made. Mais recentemente, lançou o espelho Lagoa.

Além disso, no início deste ano se uniu ao colega arquiteto e designer conterrâneo Assis Saraiva na formação da marca de design Sá Rivá. Além de parceria com a Breton, a dupla também cria peças próprias, como a mesa Ara, de madeira e aço. 

  1. Igor Lima (@estudioigorlima)
Aparador Rocca, de Igor Lima, remete às lembranças de infância no município de Presidente Figueiredo
Aparador Rocca, de Igor Lima, remete às lembranças de infância no município de Presidente Figueiredo (Foto: Divulgação)
Banquinho Capivara, de Igor Lima
Banquinho Capivara, de Igor Lima (Foto: Divulgação)

A natureza que cercou o designer manauense Igor Lima em sua trajetória é sua maior inspiração. Seja por meio de memórias, cheiros, cultura e a sua paixão pela marcenaria. Ele explica que adotou uma filosofia em sua produção que valoriza a simplicidade e complexidade, além de sustentabilidade. Em 2022, abriu o Estúdio Igor Lima com homenagens às formas orgânicas da natureza. 

Entre os destaques, há o aparador Rocca, inspirado no município de Presidente Figueiredo e é como uma homenagem à natureza e às lembranças de sua infância. Os traços fazem referência às rochas amazônicas. O móvel foi executado por artesãos locais.

Com sua marca, Lima participou de exposições como Made, DW São Paulo, Revestir, além das internacionais Berlin Design Week 2023 e a Milan Design Week 2024.

  1. Isa Silva (@isaisaacsilva)
Detalhes da coleção Sete Ervas, de Isa Silva para a Tok Stok
Detalhes da coleção Sete Ervas, de Isa Silva para a Tok Stok (Foto: Divulgação)
Linha de Isa Silva com Tok Stok possui 38 objetos com inspiração botânica
Linha de Isa Silva com Tok Stok possui 38 objetos com inspiração botânica (Foto: Divulgação)

Acredite No Seu Axé. Essa é a principal mensagem da coleção da designer Isa Silva, lançada pela Tok Stok. A linha, batizada de Sete Ervas, tem inspiração em raízes afro-brasileiras e indígenas, e destaca a potência da brasilidade e o poder do sensorial. 

A coleção tem 38 produtos, como copos, bandejas, manta, prato, espelho, sacolas e almofadas com desenhos botânicos, em materiais como algodão, cerâmica e madeira.

Natural de Barreiras, na Bahia, Isa começou sua carreira na moda. É formada em Design e Gestão de Moda e comanda a marca de roupas Isaac Silva, por onde também transmite essa importante mensagem: Acredite no seu Axé. 

  1. Marina Dubal (@marinadubal.design)
Kayapó, de Marina Dubal para Líder, homenageia a cultura indígena
Kayapó, de Marina Dubal para Líder, homenageia a cultura indígena (Foto: Divulgação)
Cadeira Arco, de Marina Dubal para a Líder
Cadeira Arco, de Marina Dubal para a Líder (Foto: Divulgação)

Com trabalho que transita entre arquitetura, interiores e design, Marina Dubal fundou, em 2008, a Dubal Arquitetura e Design, com base em Belo Horizonte. Ela trabalha com projetos de diferentes portes e também tem presença no design de produtos.  Em 2019, desenvolveu duas peças para a coleção ELA para a Líder, o carrinho Bia e sofá Aria, com lançamento na DW São Paulo.

Neste ano, em nova assinatura para a marca de mobiliário, criou a cadeira Arco e a Kayapó para a coleção Essência da Forma, também lançada na DW.

A cadeira Kayapó é uma homenagem à cultura indígena. Ela é formada por um tripé com formas geométricas que fazem alusão às flechas, lanças e geometria das pinturas Kayapó. Já a aconchegante Arco tem estrutura que visa favorecer a circulação em ambientes. 

  1. Noel Marinho (@noel_marinho)
Aparador Guache Laca, lançamento de 2024
Aparador Guache Laca, lançamento de 2024 (Foto: Divulgação)
Projeto de filha de Noel Marinho reedita trabalhos com azulejos
Projeto de filha de Noel Marinho reedita trabalhos com azulejos (Foto: Divulgação)

O trabalho do arquiteto e muralista Noel Marinho (1927 – 2018) surpreende ainda. Ele aparece em reedições feitas por sua filha, a arquiteta Patricia Marinho, sócia do escritório do pai desde 1985.

Esse trabalho de manter viva a memória de Noel começou em 2012, quando Patrícia começou a organizar e catalogar os desenhos arquivados há anos, incentivando o pai a dar continuidade às suas criações.

Em sociedade com Manuèle Colas, desde 2015, ela leva adiante o Projeto Noel com o objetivo de divulgar, promover e executar as composições de azulejos elaboradas durante várias décadas.

Em 2023, lançaram uma coleção de bandejas de madeira com diversas matrizes de azulejos, em edições limitadas. Neste ano, apareceram luminárias, espelho, cômodas e o aparador Guache Laca, inspirado em pintura feita por Noel nos anos 1960. 

  1. Nydia Rocha (@nydiarocha_atelier) e Gabriel De La Cruz (@studio.delacruz)
Detalhes das luminárias de Nydia Rocha + De La Cruz, na SP-Arte
Detalhes das luminárias de Nydia Rocha + De La Cruz, na SP-Arte (Foto: Wesley Diego Elmes)
Linha Tênue, de Nydia Rocha + De La Cruz, na SP-Arte
Linha Tênue, de Nydia Rocha + De La Cruz, na SP-Arte (Foto: Wesley Diego Elmes)

A colaboração entre a ceramista mineira Nydia Rocha e o designer e arquiteto mato-grossense Gabriel De La Cruz resultou em bela instalação de luminárias na última SP-Arte. Eles apresentaram a coleção de pendentes batizada de Tênue.

Apesar da sintonia, a proximidade da dupla é recente. Eles se conheceram em 2018 durante uma Oficina de Orientação de Projetos comandada pelo designer Gerson de Oliveira, da Ovo. 

Juntos, fizeram parte do Coletivo 462 – projeto também de Oliveira -, e expuseram seus trabalhos na Made de 2018 e 2019. Nydia e Gabriel seguem com carreira independente, mas pretendem fazer novas criações juntos. 

  1. Studio Segatti (@studiosegatti)
Linha Templo, lançamento de 2024 do Studio Segatti
Linha Templo, lançamento de 2024 do Studio Segatti (Foto: Divulgação) 
Linha Templo faz referência ao Torii
Linha Templo faz referência ao Torii (Foto: Divulgação)

Uma mesa que lembra um templo. Essa é uma forma de descrever a linha do Studio Segatti, lançada na Made neste ano, com perfume oriental e assinatura do designer industrial Murilo Segatti. 

A inspiração é o Torii, portão japonês tradicionalmente feito de madeira, que simboliza o ponto de conexão entre os mundos terreno e sagrado. 

Fundado em 2023, o escritório de design com base em Goiás foca em criar e experimentar novos formatos. Tem como objetivo cativar o olhar com sua estética contemporânea, enraizada no design brasileiro. 

Ele tem em seu portfólio também a coleção Jabu, inspirada em jabuticabeiras. Essa conta com banquinho, mesas de cabeceira e laterais com pequenas esferas posicionadas em suas superfícies, lembrando o fruto.

Sair da versão mobile