A decoração preto e branco é uma solução clássica. Famosa por seu minimalismo, ela nunca sai de moda e tem o poder de deixar o ambiente ousado e cheio de personalidade.
Não importa a área de aplicação, seja na moda ou no design de interiores, a combinação dessas duas cores tende à elegância.
Embora as possibilidades de decoração preto e branco sejam praticamente infinitas, separamos algumas ideias e dicas que podem te ajudar a personalizar o seu projeto! Continue lendo.
Decoração preto e branco: conceito e história
Há uma máxima na decoração que dita "todo ambiente pode usar um toque de preto". Pode parecer estranha essa afirmação, se considerarmos um ambiente em tons pastel, por exemplo, mas pense um minuto. Incluir a cor preta no projeto adiciona um ponto focal que confere aparência sofisticada ao ambiente.
Usar preto em acessórios, luminárias, acabamentos, pintura ou em um móvel de destaque ajuda a ressaltar pontos específicos e refinar qualquer esquema de decoração. O preto, por si só, é impressionante!
Mas, para alcançar ainda mais elegância no décor, misturar o preto com o branco é uma boa opção. A decoração preto e branco dá uma aparência fresca, limpa e sofisticada aos ambientes.
Preto e branco são uma combinação harmônica de cores para qualquer estilo de decoração. Interiores contemporâneos geralmente combinam preto e branco com metais refinados.
O estilo de decoração francês possui uma forte influência dessa combinação de cores graças à estilista Coco Chanel, famosa por experimentar o preto e branco no vestuário feminino durante a década de 1930.
Mas e na decoração de interiores? Veja como o preto e branco podem deixar seu projeto muito mais charmoso!
Dicas para acertar na decoração em preto e branco
A decoração em preto e branco é contemporânea e pode ser aplicada, praticamente, em qualquer tipo de ambiente, resultando em uma atmosfera elegante. Mas é preciso usar o bom senso para não tender a uma das duas cores em detrimento da outra, causando desequilíbrio no design de interiores.
O porcelanato preto na medida certa, ao contrário do que muita gente pensa, não "fecha" ou "diminui" o ambiente. E os revestimento brancos, famosos por influenciarem na percepção de amplitude dos ambientes, podem tornar o lugar "sem graça", se utilizados de forma errada.
A composição de preto e branco pode ser combinada com tons vibrantes em pastilhas ou detalhes, como o vermelho, amarelo, laranja e turquesa. Em ambientes rústicos, o branco e o preto têm a função de destacar ainda mais os elementos de madeira.
Você certamente já ouviu a frase "preto combina com tudo" — e enquanto ela diz mais respeito às cores do vestuário, também pode ser aplicada na decoração de interiores.
A decoração preto e branco envolve o uso de tons adequados de mobília e formas simples, mas dá liberdade para experimentar com todas as tonalidades de cores neutras ou acentuar o design do ambiente com cores fortes e brilhantes.
Mesmo que as cores principais da decoração sejam concentradas no porcelanato preto e branco, é possível apostar na combinação tom sobre tom ou usar cores contrastantes nos detalhes do ambiente, para dar vida e um toque especial ao lugar. Nessa harmonização podem ser utilizados plantas, quadros, almofadas, tapetes, cortinas e outros objetos de decoração.
A decoração preto e branco no banheiro, por exemplo, pode se beneficiar da aplicação de porcelanato preto no piso e nas paredes para aumentar a sensação de altura do pé-direito, por conta da capacidade que as cores escuras têm de “abrir os olhos” quando utilizadas em conjunto com cores claras, como a do porcelanato branco.
Algumas dicas extras para a decoração preto e branco:
- Para que o ambiente não fique frio, utilize elementos aconchegantes na decoração: luzes amarelas, móveis, plantas ou materiais que remetem ao natural;
- Para não usar apenas preto e branco, adicione elementos em amarelo, rosa, caramelo, vermelho ou roxo para criar um visual marcante. Manter preto e branco proeminentes, no entanto, garante um efeito elegante;
- Espelhos são recursos decorativos interessantes para usar em conjunto com a cor preta para influenciar a percepção de amplitude do ambiente para maior;
- Para não deixar o ambiente monótono, é possível mesclar padrões lisos, texturas estampas na decoração, variando tons brancos e pretos.
Ilusão de ótica e espaço: preto e tons escuros
Em uma sala com revestimento escuro, por exemplo, os móveis claros e neutros são elementos fundamentais para trazer leveza ao ambiente. Além disso, as cores escuras também podem colaborar para aumentar a percepção visual e, quando bem utilizadas em um projeto, criam a ilusão de profundidade e ganho de espaço.
Essa ilusão de ótica pode ser especialmente útil em áreas externas pequenas. Para aumentar a percepção de tamanho no ambiente, usar revestimento em porcelanato preto na parede é uma boa saída.
Paredes pretas dentro de casa também são um recurso interessante. As cores escuras "afastam" o espectador, assim o preto pode aumentar visualmente o espaço, criando um bom contraste com o restante da decoração, valorizando o brilho e os pontos de luz no ambiente.
Esse clássico, decoração preto e branco, é um verdadeiro coringa, mas é também uma combinação de cores que requer planejamento visual e equilíbrio para um bom resultado final.
E você, tem algum projeto que explora as possibilidades da combinação preto e branco? Divulgue gratuitamente no Archtrends!