Saiu no portal da revista Casa e Jardim uma reportagem com várias fotos de ambientes usando a decoração em preto e branco. Famosa por ser clássica e austera, ela nunca sai de moda e tem o poder de deixar o ambiente muito elegante, ousado e cheio de personalidade.
Neutra, sóbria e versátil, essa combinação de cores nas roupas, móveis, revestimentos e objetos de decoração ainda pode funcionar como elemento-chave em quase todos os estilos, sem pesar na composição.
Preto e branco para vestir
A combinação está e sempre esteve em alta também nas grifes de roupas. Sinônimo de elegância, o look preto e-branco está diretamente associado à francesa Coco Chanel, que experimentou a combinação no vestuário feminino, por volta da década de 1930, e virou case de sucesso.
Mais fácil de combinar, a junção das duas tonalidades pode ser adaptada de acordo com a ocasião. No entanto, vale lembrar que, para usar preto e branco, deve haver contraste entre pele, olhos e cabelo.
Além disso, usar preto na parte de cima e branco na parte de baixo, ou vice-versa, podem deixar o corpo com impressão de achatado e quase sempre engordam. Por fim, quem não quer ressaltar o quadril deve evitar as cores brancas na parte de baixo da composição.
Preto e branco na decoração
A decoração em preto e branco nunca sai de moda e pode ser usada em todo o tipo de ambiente, para obter resultados clássicos e elegantes. Mas é preciso usar o bom senso para não deixar o ambiente preto ou branco demais.
O porcelanato preto na medida certa, ao contrário do que muita gente pensa, não fecha ou diminui o ambiente. E os revestimento brancos, famosos por ampliarem ambientes, podem também deixá-lo sem graça e sem vida quando usados da forma errada.
A mistura de preto com branco também fica ótima com tons vibrantes em pastilhas ou detalhes, como o vermelho, amarelo, laranja e turquesa, para criar um espaço elegante e energizado. Em ambientes rústicos, os dois têm a função de destacar ainda mais os elementos de madeira.
Mesmo que as cores principais da sua decoração fiquem por conta do porcelanato preto e branco, aposte nos tons sobre tons ou até mesmo cores contrastantes nos detalhes para dar vida e um toque especial ao lugar. Para isso, você pode usar plantas, quadros, almofadas, tapetes, cortinas e outros objetos de decoração para cumprir esta função.
No banheiro, aplicar porcelanato preto no piso nas paredes pode servir para aumentar a sensação de altura do pé direito, por conta da capacidade que as cores escuras têm de “abrir os olhos”, quando usadas em conjunto com cores claras, como o porcelanato branco.
Use as cores escuras para criar a ilusão de espaço
Ao projetar uma sala de revestimento escuro, os móveis claros e neutros, como o sofá branco, bege e cinza, são elementos fundamentais para trazer leveza ao ambiente. Além disso, as cores escuras também podem colaborar para aumentar a percepção visual e, quando bem utilizadas em um projeto, criam a ilusão de profundidade e ganho de espaço.
Para que o ambiente não fique frio com o revestimento preto e branco, use elementos aconchegantes na decoração. Luzes amarelas, móveis, plantas, materiais que remetem ao natural, quadros com temas que você goste. Usar um ou mais destes elementos farão toda a diferença para que você se sinta super confortável no ambiente que criou.
E então, preparado para explorar todas as possibilidades da combinação preto com branco?